A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nucleo Espirita “A Caminho da Luz”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nucleo Espirita “A Caminho da Luz”"— Transcrição da apresentação:

1 Nucleo Espirita “A Caminho da Luz”
O Perispirito Nucleo Espirita “A Caminho da Luz” 16 e 23 de Abril de 2011 Lais Ruozzi

2 Objetivo: Educar, Informar e Despertar Interesse
Roteiro : Definicao Natureza Propriedades Objetivo: Educar, Informar e Despertar Interesse

3 “A natureza do ser humano e essencialmente espiritual
“A natureza do ser humano e essencialmente espiritual. Como encontramo-nos encarnados durante algum tempo de nossa escala evolutiva, vivemos simultaneamente em dois planos existenciais, pois que , quando estamos encarnados interagimos com o mundo espiritual, e quando estamos desencarnados, ligamo-nos continuamente com o mundo material. Compreende-se entao que na verdade o existir e um interexistir, e para esse interexistir, a Providencia Divina nos deu o valioso instrumento chamado Perispirito. Perispirito e por excelencia, o elo interexistencial.” (Zalmino Zimmermann)

4 Definicao Do grego peri = em torno e do latim spiritus = alma
O Perispirito Nucleo Espirita A Caminho da Luz Definicao Do grego peri = em torno e do latim spiritus = alma Antes de Karkec alguns estudiosos ja tentavam definir esse corpo espiritual, contudo, a palavra Perispirito foi criada e empregada pela primeira vez por Allan Kardec no Livro dos Espiritos e endossada pelos espiritos. “... envolve o espirito uma substancia vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nos; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.” “... envolvendo o germen de um fruto ha o perisperma; do mesmo modo, uma substancia que, por comparacao, se pode chamar Perispirito, serve de envoltorio ao Espirito propriamente dito.”

5 Definicao Outros nomes: psicossoma, corpo espiritual.
Alma e perispirito constituem um todo indissoluvel. Conforme esclarece Kardec, alma e perispirito “ constituem o ser chamado Espirito” . Como instrui Kardec e confirma Leon Denis: A alma designa o principio inteligente e o Espirito designa o ser semimaterial formado desse principio e do corpo fluidico.

6 Definicao Como nao conseguimos conceber o principio inteligente isolado da materia, nem o perispirito sem ser animado pelo principio inteligente, as palavras alma e Espirito sao no uso indiferentemente empregadas uma pela outra. Filosoficamente, contudo, e essencial fazer-se a diferenca. Apos Kardec outros estudiosos e gupos religiosos tambem estudaram o Perispirito, que recebe diferentes nomes no curso do tempo: Mano-maya-kosha (India) Baodhas (persas) Kha ou bai (entre os sacerdotes egipcios) Kama-rupa (budismo) Khi (tradicao chinesa), etc.

7 Natureza O perispirito, para os espiritos ligados a crosta terrestre, e o resultado da aglutinacao da energia cosmica matriz (fluido cosmico) adequada a natureza do nosso planeta, sobre um campo originado da propria extensao energetica da alma (forca espiritual). Uma vez feita essa agregacao a estrutura de ordem fisica (materia quintessenciada ou semimaterial), tem categoria eletromagnetica, formando o “corpo da alma”. Essa estrutura sutil vibra noutra faixa em um sistema de permuta visceralmente renovado, pois suas celulas distribuem-se mais ou menos a feicao das celulas do corpo material e comportam-se no espaco segundo a sua condicao especifica, e apresenta estados morfologicos conforme o estado mental a que se ajusta. O perispirito e ligado celula a celula (citoplasma celular).

8 Natureza Kardec assinala que o conhecimento da natureza perispiritual ainda aguarda investigacao maior, porem, a sua consituicao intima nao e identica em todos os Espiritos encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaco que a circunda. Sua natureza varia de acordo com a evolucao moral da alma e tambem com as condicoes da regiao ou do planeta que estagia. Emmanuel diz que a agregacao da materia quintessenciada sustentada pelas linhas de forca que emanam da alma apresenta-se formada por substancias quimicas que transcendem a serie genetica conhecida por nos ate hoje.

9 Natureza Conclusao: tal como a luz, a materia vibra, e quanto maior a frequencia de vibracao, menos densa ou sutil sera. Tem-se entao, que o Perispirito tem materia menos densa que a do corpo e assim se apresenta porque, necessariamente, vibra numa frequencia mais elevada que a do corpo fisico.

10

11 Propriedades Os Espiritos atuam sbre os fluidos espirituais com o pensamento e a vontade, que sao o mesmo que as maos para o homem. Algums vezes, a transformacao perispiritual e resultado de uma intencao, doutras sao produto de um pensamento inconsciente. Basta que o Espirito pense uma coisa para que esta se produza.

12 Sensibilidade Magnetica
Propriedades Plasticidade Densidade Ponderabilidade Luminosidade Penetrabilidade Visibilidade Corporeidade Tangibilidade Sensibilidade Global Sensibilidade Magnetica Expansibilidade Bicorporeidade Unicidade Perenidade Mutabilidade Capacidade Refletora Odor Temperatura

13 Propriedades Plasticidade: o Perispirito molda-se com extremo poder ideoplastico Rejuvenescimento Espiritos Ovoides Zoantropia Adaptacao perispiritual Fenomeno dos Ageneres Fotografia Reencarnacao

14 Propriedades Densidade, Ponderabilidade e Luminosidade :
O perispirito e materia, e embora quintessenciada, possui certa densidade. Nos Espiritos Moralmente adiantados e mais sutil e nos inferiores e mais densa. E variavel conforme a evolucao do Espirito, e esta diretamente relacionada ao peso e a luminosidade. Mais do que isso, varia de acordo com a “Nossa Posicao Mental” < densidade = < peso e > luminosidade

15 Propriedades Penetrabilidade:
A natureza eterea do perispirito permite ao Espirito, se presentes as condicoes mentais necessarias, atravessar qualquer barreira fisica. Visibilidade: O perispirito e por si, completamente invisivel aos olhos fisicos, mas nao o e para os Espiritos. Os menos adiantados percebem o corpo espiritual e os superiores tem a capacidade de analisar mais intimamente, observando as desarmonias e as necessidades de cada um.

16 Propriedades Corporeidade:
O corpo perispiritico, resultante de um campo que a alma projeta, surge como um estrutura quase que material a instrumentar o Espirito. O corpo material retrata inteiramente o perispirito. Tangibilidade: Com suporte de ectoplasma que lhe de expressao fisica, o Espirito pode tornar-se tangivel, no todo ou em partes.

17 Propriedades Sensibilidade Global:
Propriedade ligada a percepcao. Uma vez desencarnado e livre de canais nervosos materiais, o perispirito amplia sua sensibilidade extraordinariamente, realizando-a com todo o seu ser. Sensibilidade Magnetica: Sendo um campo de forca, o Espirito registra atraves do perispirito num campo de energia estatica, a influencia que trocam e influem no corpo fisico. Por isso todos captamos e trocamos energias mutuamente. Exemplo : passe.

18 Propriedades Expansibilidade:
O perispirito e intrinsecamente indivisivel, porem pode expandir-se aumentando sua sensibilidade e percepcao. Kardec afirma que esse grau de expansibilidade se torna mais e mais aguda, podendo evoluir para o desdobramento. E a base dos principios mediunicos (perispirito a perispirito) Bicorporeidade: Como afirma Kardec, no nosso nivel de conhecimento e processo de dificil compreensao. Sua explicacao completa depende de futuros avancos, porem e um processo natural. Trata-se do desdobramento em condicoes especiais que o perispirito se torna visivel em outro local com variavel densidade (duplicacao corporea e bilocacao)

19 Propriedades Unicidade:
Como reflexo da alma, o perispirito e unico e nao ha perispiritos iguais. Com a evolucao, diminuem-se as diferencas e cresce a harmonia entre os espiritos, mas a individualidade e preservada. Perenidade: O perispirito tem a marca da perenidade. Afirma Gabriel Delane:”A alma se encontra unida a substancia perispiritica que coisa nenhuma pode destruir...nem os milhoes de graus dos sois ardentes, nem os frios do espaco infinito, somente a vontade o pode modificar.”

20 Propriedades Mutabilidade:
O perispirito nao se modifica com relacao a substancia, mas o faz com relacao a forma e estrutura. Nos diz Andre Luiz:” desde as formas de perispiritos dos seres mais primitivos, ate o homem e o anjo, uma longa escala e percorrida. Quanto mais progride, mais delicada e sua forma.” Capacidade Refletora: E capaz de refletir por possuir tecidos rarefeitos. Assim, representamos como um farol nossas “ formas pensamento.”

21 Propriedades Odor: Ao refletir-se na aura, caracteriza-se tambem por odor particular captado pelos espiritos e tambem nos trabalhos mediunicos. Temperatura: No desenvolvimento da atividade mediunica, mediuns experimentam uma especie de gelido torpor com a aproximacao de alma sofredora, ou calida sensacao de bem estar, na aproximacao de espirito superior, sugerindo que o Perispirito possui temperatura propria, de acordo com seu grau de adiantamento.


Carregar ppt "Nucleo Espirita “A Caminho da Luz”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google