A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades Biomas e Ecossistemas Brasileiros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades Biomas e Ecossistemas Brasileiros"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades Biomas e Ecossistemas Brasileiros
2 trimestre/2011

2 1. (Unesp-adaptada) O quadro apresenta, na linha principal, diferentes ecossistemas e, nas linhas numeradas de 1 a 5, estruturas adaptativas presentes em diferentes espécies vegetais. A linha que relaciona corretamente as estruturas adaptativas ao ecossistema onde as mesmas são mais frequentemente encontradas nas plantas é a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 2. (Fatec) "Nos estuários brasileiros desenvolve-se um ecossistema que apresenta plantas típicas com raízes escora e com pneumatóforos, características que lhes permitem melhor fixação no solo lodoso e obtenção de O2 deste ambiente." O texto se refere a a) cerrado. b) caatinga. c) mangue. d) floresta atlântica. e) floresta de araucária.

3 3. (Ufmg) Observe este mapa, em que estão demarcados alguns dos tipos de biomas do Brasil:
Cada um dos biomas demarcados apresenta vegetação característica, relacionada com o ambiente onde é encontrada. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a vegetação característica de grande parte dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás consiste em: a) árvores muito espaçadas; ervas com caules subterrâneos, raízes superficiais e folhas estreitas. b) árvores baixas, espaçadas e com raízes profundas; arbustos com raízes armazenadoras e folhas grandes e duras. c) árvores em número reduzido, com caules lenhosos e grossos; arbustos suculentos, com folhas reduzidas. d) árvores com troncos finos e pouco ramificados; e outras com raízes suporte e folhas grandes, de pontas afiladas. e) árvores de grande porte, distribuídas em diversos estratos vegetais.

4 4. (Unesp) Leia os textos 1, 2 e 3 seguintes, que descrevem características de três biomas/ecossistemas diferentes. 1. Vegetação composta por árvores de pequeno porte e arbustos esparsos, tortuosos, de casca grossa, e por plantas herbáceas, com predominância de gramíneas. Fauna representada por alguns animais como o lobo guará, a ema, o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira. 2. Vegetação densa, predominantemente composta por árvores de grande porte, medindo até 40 m de altura, com presença marcante de pteridófitas no sub-bosque. Fauna representada por alguns animais como o mono-carvoeiro, a jaguatirica, os micos-leões-dourados e da-cara-preta, e a jacutinga. 3. Vegetação composta por árvores baixas e esparsamente distribuídas, arbustos tortuosos com muitos espinhos e presença marcante de cactáceas. Fauna representada por pequenos roedores como o preá e o mocó e aves como as avoantes. A alternativa que apresenta corretamente o nome dos biomas/ecossistemas descritos pelas características apresentadas em 1, 2 e 3, é: a) Cerrado, 2; Manguezais, 3; Caatinga, 1. b) Cerrado, 1; Mata Atlântica, 2; Caatinga, 3. c) Caatinga, 1; Mata Atlântica, 2; Cerrado, 3. d) Caatinga, 1; Manguezais, 2; Cerrado, 3. e) Pantanal, 1; Mata Atlântica, 2; Caatinga, 3.

5 5. Cite e explique os principais problemas ambientais causados pelo homem em cada um dos biomas e ecossistemas brasileiros. 6. Quais são as principais adaptações relacionadas à seca e quais os biomas brasileiros que possuem plantas com tais adaptações. 7. Explique o que são as queimadas naturais e a sua importância para o cerrado. 8. Liste algumas das adaptações presentes nas florestas tropicais úmidas brasileiras e relacione-as com as características destes biomas.

6 9. Numere a coluna inferior (A, B, C, D, E) de acordo com a superior (1, 2, 3, 4, 5, 6).
1. Floresta tropical. 2. Caatinga. 3. Cerrado. 4. Campos Sulinos ou Pampas. 5. Pantanal. 6. Mata das araucárias. A. Ocorre no RS, as gramíneas são a vegetação dominante. B. Localizado(a) no Brasil central, com clima quente e períodos alternados de chuva e seca, apresenta árvores esparsas, arbustos e gramíneas. C. Possui árvores de grande porte e grande número de trepadeiras e epífitas. D. Ocupa a região oeste de MT e MS, ficando alagado(a) nos meses das chuvas; apresenta espécies vegetais típicas do cerrado intercaladas com vegetação aquática e trechos de mata não alagados. E. Estende-se pelos estados do Nordeste, em uma zona quente, com solo portador de nutrientes, apesar de haver secas prolongadas. A sequência correta para A, B, C, D, E é a) 6, 3, 5, 1, 2. b) 3, 1, 5, 2, 4. c) 4, 2, 6, 1, 5. d) 4, 3, 1, 5, 2. e) 1, 2, 5, 3, 4.

7 10. (Enem) No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira. LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil 4(39), ago (adaptado). A situação exposta no texto e suas implicações a) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho. b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para redução do efeito estufa. c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat. d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição. e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

8 GABARITO: 1-E/ 2-C/ 3-B/ 4-B/ 9-D/ 10-C 5- Ver coluna de “principais problemas” de todos os biomas e ecossistemas da tabela de Biomas dada e corrigida em aula. 6- Caatinga: cactos com folhas na forma reduzida de espinhos, árvore barriguda e cactos com tecidos de acúmulo de água, árvores que perdem as folhas na época seca (caducifolias); Cerrado: raízes profundas para a busca de água e nutrientes, árvores que perdem as folhas na época seca e árvores com folhas duras. Todas são plantas xerófilas ou xerófitas. 7- As queimadas naturais são decorrentes das altas temperaturas e do ambiente muito seco. Elas ocorrem em ciclos de 2-3 anos e são importantes para a renovação da vegetação do cerrado. As plantas florescem e se reproduzem logo após o período de queimadas. 8- As florestas tropicais úmidas brasileiras são a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. As plantas presentes nestes biomas possuem raízes superficiais devido ao fato de o solo ser pobre em nutrientes, arenoso e de possuir uma serrapilheira em constante processo de decomposição (grandes quantidade de decompositores por ser uma ambiente quente e úmido o ano todo). Possui uma mata densa e estratificada, que faz com que pouca luz penetre no interior da floresta. Plantas latifoliadas e uma grande quantidade de epífitas são comuns como adaptações ao ambiente de menor incidência de luz no interior da floresta.


Carregar ppt "Atividades Biomas e Ecossistemas Brasileiros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google