A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: COMÉRCIO EXTERIOR PROFESSOR: FERNANDO SEABRA

2 4. Os Fluxos Comerciais Brasileiros

3 A Balança Comercial Brasileira

4 A Taxa de Câmbio e o Comércio Exterior

5 IDE e IPE Razões para o IDE (IDE ou exportação)?
O IPE é menos benéfico do que o IDE? Por que?

6 Tipos de Acordos Preferenciais de Comércio
Área de Livre Comércio: um acordo de comércio preferencial (em geral tarifa zero) entre os países membros. Exemplos: NAFTA, ALCA, Acordos EUA-Chile, EUA-Jordânia); União Aduaneira: Área de Livre Comércio + uma tarifa externa comum (TEC). Exemplos são o Mercosul e o Caricom. Mercado Comum: União Aduaneira + livre circulação de pessoas e capital. Exemplo: Comunidade Econômica Européia (CEE). União Econômica: Mercado Comum + mesma política monetária (moeda única) e fiscal. O primeiro e único exemplo deste nível de integração é a União Européia dos 16 países que adotam o Euro (a Eslováquia aderiu ao Euro em 1º jan 2009).

7 5. Comércio Exterior e Estratégias de Desenvolvimento
Instituições Internacionais Multilaterais Banco Mundial – Financia investimento em infra-estrutura e projetos de desenvolvimento; Fundo Monetário Internacional – Empresta recursos para países com problemas de liquidez; GATT/OMC – Estimula e regula o comércio internacional. GATT: OMC: 1995-em diante. OMC tem objetivos mais abrangentes: comércio e desenvolvimento (Rodada de Doha: 9ª. Rodada Multilateral, com objetivos de associar comércio e desenvolvimento)

8 Comércio Exterior e Estratégias de Desenvolvimento
Promoção de exportações versus Substituição de Importações; Comércio e redução da pobreza: mais comércio é mais renda (e recursos para o desenvolvimento); menos subsídios e incentivos à exportação e mais recursos para setores que gerem emprego e renda (as vantagens comparativas devem então indicar setores exportadores); políticas públicas de apoio aos projetos exportadores com evidência de competitividade ZPEs e SGP


Carregar ppt "CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google