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Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS
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Modelo de gestão “moderno”
A maior parte das técnicas e ferramentas foi criada por pessoas nascidas no século XIX (depois da Guerra Civil Americana) Traz disciplina mas coloca em risco a adaptabilidade Aumento de produtividade foi acompanhado por um aumento na burocratização Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar
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Volatilidade do séc. XXI
Liderança do mercado troca de mãos com frequência Vantagens competitivas estão se desgastando cada vez mais rápido Desregulamentação e novas tecnologias diminuem as barreiras de entrada A Web transfere o poder de barganha para os consumidores, que estão mais bem informados
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Inovação em Gestão Ao contrário da inovação operacional, que visa os processos de negócios (logística, manufatura, marketing, etc), a inovação em gestão visa aos processos de gestão – as fórmulas e rotinas que determinam como o trabalho de gestão é realizado diariamente. Processos típicos: - Orçamento de capital - Gerenciamento de projetos - Contratação de pessoal - Comunicação interna - Avaliação e remuneração de funcionários Inovação em gestão Criação de Valor Inovação estratégica Inovação de produto Inovação operacional
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Inovação em Gestão Nem todas as inovações geram vantagens – algumas são incrementais Produz vantagem competitiva quando: - Desafia uma ortodoxia antiquada (quanto mais anticonvencional, mais tempo os concorrentes levarão para reagir) - É sistêmica, abrangendo uma gama de processos e métodos - É parte de um programa contínuo em que o progresso aumenta com o tempo
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Cases famosos de Inovações Disruptivas
GE: aperfeiçoou o laboratório de pesquisa industrial, que permitiu a produção de um maior número de invenções DuPonto: desenvolveu novas técnicas de orçamento de capital, que permitiu melhores decisões sobre os projetos que deveriam receber investimento P&G: pioneira na gestão de marca Toyota: envolvimento dos funcionários na busca pela eficiência e qualidade (solucionadores de problemas, inovadores e agentes de mudança) Visa: primeira empresa virtual do mundo
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CASE WHOLEFOODS
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Histórico Wholefoods Início dos anos 80 – Grandes mudanças nos EUA
- Preocupação crescente com pesticidas e produtos químicos na cadeia alimentar - Desejo de viver de maneira mais ecologicamente sustentável Hoje a Wholefoods opera 194 lojas e tem uma venda de US$6 bilhões anuais 30 mil parceiros Varejista mais lucrativo por metro quadrado
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Objetivo Oferecer uma alternativa abrangente de alimentos naturais para os compradores convencionais Melhorar a saúde e o bem-estar de todos no planeta por meio de alimentos de qualidade superior e melhor alimentação
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Principios diferenciados de gestão:
Modelo de Gestão Paradoxos (ou trade-offs irreconciliáveis para outras empresas): Autonomia x Disciplina Confiança x Responsabilidade Colaboração x Competição interna Principios diferenciados de gestão: Amor, comunidade, autonomia, fé na igualdade de direitos, transparência, missão
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