A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo

2 Introdução No dia 24/04/10, nós alunos da 6ª série E, do Colégio Santa Cruz, fomos a região do Lagamar, onde aconteceria o estudo do meio. Nosso tema principal era “ Por que Preservar?”, e junto aos nossos professores e guias, conhecemos lugares históricos e entre eles, a Igreja de Cananeia e a Igreja de Iguape. Acho que o objetivo principal de visitarmos essas duas igrejas foi para refletirmos e pensarmos o por quê daquelas duas construções permanecerem lá. O objetivo principal deste trabalho é todos nós reconhecermos a importância das igrejas para as duas cidades e o verdadeiro motivo da preservação.

3 Basílica do Bom Jesus de Iguape
A primeira igreja construída na cidade de Iguape (em 1647) era de Nossa Senhora das Neves. A imagem do Bom Jesus foi encontrada e muitas pessoas ficaram devotas desta. Porém, a Igreja não obtinha espaço suficiente para a quantidade de pessoas que a visitavam. Por isso, houve uma necessidade de construir uma Igreja mais favorável. Sua construção demorou 100 anos, e mesmo assim, foi inaugurada inacabada em 1786. Foi construída à óleo de baleia, pedra e argamassa. Os órgãos de tombamento responsáveis pela Basílica é o CONDEPHAAT e o IPHAN Significado de Basílica: 1 Edifício grande, oblongo, com nave larga, separada das naves laterais por fileiras de colunas, geralmente com uma abside semicircular em uma das extremidades, usado na antiga Roma como corte de justiça e lugar de assembléias públicas. 2 Igreja cristã com essa forma, dos princípios do cristianismo.

4 Arquitetura - Fachada: É pintada de branco, sob duas torres altas com um sino em cada uma. Seu estilo arquitetônico é neoclássico. No meio da fachada há um relógio e ao alto duas Cruz. Suas portas e janelas são pouco arredondadas. Interior: Muito grande e espaçosa, alta com diversas salas, como por exemplo a Sala dos Ex-votos. Em seu teto, muitas imagens Sacras, várias janelas e objetos cristãos. Detalhes: Enfeites de vela, flores e estátuas.

5 Entrevista com um morador local
- Paulo Henrique,16 anos, morador de Iguape. Vai às sextas e aos sábados na Igreja, toca no coral e reza. Paulo Henrique não é batizado e nem casado, mas pretende se casar na Basílica. Acredita somente em algumas das historias dos Cristãos. Ele acha que a Igreja é um lugar para se sentir bem, e considera a Basílica uma construção muito importante para a cidade. Altar Croqui

6 Matriz de São João Batista
Cananéia Antes de sua construção, o local era um cemitério. Depois, foi demolido para a construção de uma Capela, e depois com a necessidade da época, construíram a Igreja (1660), que antigamente, também tinha a função de forte, ou seja, era um espaço tanto de oração quanto de proteção. É uma das Igrejas mais antigas do Brasil. O órgão de tombamento responsável pela Matriz é o IPHAN Significado de Matriz: Igreja (católica) principal de uma localidade.

7 Arquitetura -Fachada: Bem simples, com pintura branca e detalhes em azul. Sua arquitetura é da época Colonial. Interior: Portas e janelas estreitas, teto de madeira e chão feito de ardósia. Há também objetos de artes sacras. Detalhes: Como era um forte, possui janelas seteiras e portas estreitas. Altar

8 Entrevista com um morador local
Croqui - Danilo, 16 anos, morador de Cananeia. Ele foi batizado, mas apenas a parte da mãe é católica. Ele vai todos os sábados e domingos há Igreja e faz parte do coral e da Pastoral da Juventude ( que possui 20 pessoas entre 12 e 20) . Ele diz que a Igreja é movimentada. Esculturas

9 Conclusão Juntando todas as informações, conseguimos reconhecer um pouco mais do cotidiano daquelas pessoas, com a religiosidade e a importância da Igreja para estes, o que nos da a resposta para a pergunta do início: “Por que preservar?” Além de serem construídas muito antigamente, preservam a história e a cultura daquele lugar tão simples, por isso são patrimônios da humanidade, pois contam a riqueza, que um dia existiu naquela região. Também por este motivo não são demolidas para a construção de edifícios modernos, como por exemplo os shoopings, das quais transformariam totalmente a vida do povo caiçara para uma vida mais consumista e econômica. Outra questão levantada em classe é, por que preservam a igreja e não uma senzala? Pensando nisso reparamos que uma senzala mostraria a história importante dos escravos, mas a igreja é um “utensílio” diário para muitos moradores e assim a igreja não é demolida. Representam também a fé que, mesmo com o passar dos anos, continuou predominante tanto em Cananeia quanto em Iguape.

10 Fontes Grupo 2: Croquis: Texto e Imagens: Entrevistas:
Bárbara Fava Caio Ricciardi Gabriel Ferreira Laura Azevedo Croquis: Iguape: Laura Azevedo Cananeia: Bárbara Fava Texto e Imagens: Por autoria do grupo 2 Entrevistas: Cananeia: Danilo Iguape: Paulo Henrique Significados de “Matriz” e “Basílica”: Dicionário Michaelis Online.


Carregar ppt "Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google