A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Reprodutor Feminino. Gónadas São os Ovários Produzem as gâmetas femininos (óvulo) Vias Genitais São canais por onde os gâmetas se Deslocam e que,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Reprodutor Feminino. Gónadas São os Ovários Produzem as gâmetas femininos (óvulo) Vias Genitais São canais por onde os gâmetas se Deslocam e que,"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Reprodutor Feminino

2 Gónadas São os Ovários Produzem as gâmetas femininos (óvulo) Vias Genitais São canais por onde os gâmetas se Deslocam e que, caso exista fecundação, o ovo ou zigoto percorre até se implantar no útero. Útero Vagina Trompas de Falópio Órgão Sexual Externo Vulva

3 Ciclo Ovárico O ciclo ovárico, que dura em média 28 dias, pode ser dividido em três fases: fase folicular, ovulação e fase luteinica. Na fase folicular ocorre o desenvolvimento de folículos primários, atingindo um deles a fase de folículo maduro. A meio do ciclo ocorre a ovulação, ou seja, a libertação do gâmeta feminino do ovário. Na fase luteínica forma-se, desenvolve-se e regride o corpo amarelo, que resulta do que resta da estretura folicular que permanece no ovário após a libertação do gâmeta.

4 Ciclo Uterino O ciclo uterino, que dura em média 28 dias, pode ser dividido em três fases: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora. A fase menstrual marca o início do ciclo e dura cerca de 5 dias. Durante esta fase ocorre a desagregação do endométrio, originada pela dilatação e rebentamento dos vasos sanguíneos nele existentes. A porção do endométrio destruída é expelida para o exterior juntamente com um fluxo sanguíneo que resulta do rebentamento dos vasos sanguíneos - menstruação. A fase proliferativa, que dura cerca de 9 dias, é caracterizada pela reparação do endométrio que quase desapareceu na última menstruação. Nesta fase formam-se numerosas glândulas e começam a ser reconstituídos os vasos sanguíneos. Na fase secretora, que dura em média 14 dias, o endométrio continua a desenvolver-se até atingir a sua espessura máxima de cerca de 5 mm. As glândulas e a rede de vasos sanguíneos atingem igualmente o máximo de desenvolvimento. Deste modo, o útero está pronto para receber e alojar nesta camada «fofa e esponjosa» um embrião. Caso não tenha ocorrido uma fecundação, esta camada degenera, iniciando-se assim um novo ciclo com a fase menstrual.

5 Hormonas e ciclos sexuais femininos Existe uma estreita relação entre o ciclo ovárico e o ciclo uterino. O ovário actua sobre o útero através das hormonas ováricas – estrogénios e progesterona – que lança no sangue. Estas actuam no útero comandando as transformações do endométrio.

6 Hormonas Sexuais O funcionamento do sistema reprodutor é controlado a partir do cérebro através de duas hormonas – a LH e a FSH – produzidas pela hipófise. No homem, a hormona LH estimula as células de Leydig a produzirem testosterona e a FSH controla a produção dos espermatozóides pelos tubos seminíferos. Na mulher, as fases do ciclo ovárico são determinadas por três combinações diferentes da concentração sanguínea das hormonas LH e FSH.


Carregar ppt "Sistema Reprodutor Feminino. Gónadas São os Ovários Produzem as gâmetas femininos (óvulo) Vias Genitais São canais por onde os gâmetas se Deslocam e que,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google