A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos,"— Transcrição da apresentação:

1 HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos, sendo a "aromaticidade" melhor definida como uma "dificuldade" das ligações duplas de um composto reagirem em reações típicas de alcenos, devido a uma deslocalização destas na molécula.

2 CARACTÉRISTICAS Existem poucos hidrocarbonetos que possuem aromaticidade além do benzeno e compostos relacionados (anéis fundidos). A aromaticidade também ocorre em outras cadeias cíclicas. O furano, por exemplo,é um composto aromático em que o anel é formado por 4 átomos de carbono e um de oxigênio. Quando apresentam um só grupamento, o nome desse precede o nome da cadeia principal (ver benzeno). Quando apresentar mais de um grupamento a numeração deve começar por um dos carbonos ramificados e prosseguir de tal forma que os grupamentos estejam nos carbonos de menor número possível. Uma nomenclatura típica é: orto, meta e para (posições 1,2/1,3/1,4 respectivamente). Esses compostos apresentam uma nomenclatura particular, que não segue as regras utilizadas na nomenclatura dos outros hidrocarbonetos. Além disso, não existe uma fórmula geral para todos os aromáticos.

3 Tipos de Hidrocarbonetos
Saturados: Neste caso, as moléculas contêm quantidade de átomos de hidrogênio suficiente para saturar os átomos de carbono. Parafínicos (cadeias retilíneas com ligações simples) Naftênicos (cadeias fechadas com ligações simples) Insaturados: Neste caso, as moléculas não contêm quantidade de átomos de hidrogênio suficientes para saturar os átomos de carbono. Aromáticos (cadeia fechada, apresentando ligações duplas e simples alternadas, ou seja, núcleo benzênico) Diolefinas (cadeias retilíneas com duas ligações duplas) Acetilênicos (cadeias retilíneas com ligação tripla)

4 CLASSIFICAÇÃO usualmente, segundo a base, os petróleos podem ser parafínicos, aromáticos, naftênicos ou mistos. Os petróleos brasileiros têm sido, predominantemente, de base parafínica.

5 BUTANO O butano é um derivado do petróleo. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável. É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo. É o nosso gás de cozinha. Atualmente este é fornecido via tubulação e em botijões. COMBUSTÃO DO BUTANO 2 C4H O2 → 8 CO H2O

6 ESTRUTURA(BUTANO) Sua fórmula é C4H10, é um hidrocarboneto com carbonos primários e secundários de ligação sp³, de cadeia aberta (acíclica ou alifática). O termo butano é também usado como um coletivo do n-butano junto com seu único isômero, isobutano (também chamado metilpropano), CH(CH3)3. Sua molécula é apolar (por ser um hidrocarboneto), portanto, não é solúvel em água - outras misturas de hidrocarbonetos obtidas a partir do petróleo, como a gasolina, o querosene ou o diesel, são igualmente homogêneas e insolúveis em água -.

7 CURIOSIDADES O butano (gás de cozinha), é inodoro, por isso, por segurança e para que possamos perceber sua presença, é colocado junto ao gás uma substância com um cheiro específico: é aí que as pessoas atribuem o famoso "cheiro de gás". Este gás produz asfixia por expulsar o oxigênio do ambiente. Outra característica interessante do butano é o fato de, ao contrário da maioria dos gases, sua densidade ser aproximadamente o dobro da densidade do ar atmosférico. Por esse motivo, o butano tende a se depositar no fundo dos recipientes onde está contido.

8

9 AO AMBIENTE Os hidrocarbonetos são moléculas exclusivamente compostas por hidrogénio e carbono. Exemplos de hidrocarbonetos são o metano, o butano, o propano, o benzeno, a parafina e os alcatrões. O petróleo bruto é uma grande mistura de diferentes hidrocarbonetos, que na refinação são transformados, dando origem a vários subprodutos. Entre os hidrocarbonetos mais voláteis, que são também os mais tóxicos, encontra-se a gasolina, o querosene e o gasóleo para automóveis. Estes são os hidrocarbonetos que se evaporam e dispersam mais rapidamente. O diesel para navios o fuelóleo leve e a maior parte dos crudes são moderadamente pesados, evaporando-se com menos facilidade. São também bastante tóxicos. Os crudes pesados e os óleos pesados de lubrificação são mais pesados e não se dispersam facilmente, sendo contudo, menos tóxicos. A dispersão do fuelóleo pesado e do asfalto é muito lenta e estes funcionam como uma grande barreira física. No entanto, estes produtos são pouco tóxicos em comparação com os anteriores.

10 exemplos A maioria dos combustíveis de uso diário consiste em misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo:

11 Gasolina

12 querosene

13 O que o gás de cozinha tem em comum com o gás do isqueiro ?
É porque ambos possuem o mesmo gás ( butano )

14 benzeno


Carregar ppt "HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google