A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O buraco do Ozono E.B.23 Manuel de Figueiredo. O Buraco do Ozono Cada vez mais se ouve falar sobre o buraco na camada de ozono e das consequências disto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O buraco do Ozono E.B.23 Manuel de Figueiredo. O Buraco do Ozono Cada vez mais se ouve falar sobre o buraco na camada de ozono e das consequências disto."— Transcrição da apresentação:

1 O buraco do Ozono E.B.23 Manuel de Figueiredo

2 O Buraco do Ozono Cada vez mais se ouve falar sobre o buraco na camada de ozono e das consequências disto para o meio-ambiente. O ozono é venenoso, forte, é uma conexão reactiva de três oxigenações. A fórmula química é O3. O ozono foi formado por moléculas oxigénicas, e estas foram separadas pela radiação ultravioleta do Sol. As oxigenações individuais estão interligadas com elas próprias e com as moléculas oxigénicas (O+O2=O3). Existem dois tipos de ozono: o ozono atmosférico, nas alturas, e o ozono troposférico à superfície da terra.

3 A camada do ozono ou esfera de ozono é a camada da atmosfera com uma grande concentração de ozono. Encontramos esta esfera entre aproximadamente 15 e 45 km de altura. A totalidade da camada de ozono é aproximadamente de 15 km. A camada de ozono tem uma função biológica importante. O ozono tem a característica de absorver a radiação ultravioleta do Sol. Esta radiação UV é causa dos escaldões, infecções na córnea e cancro da pele. Também estraga o ecossistema dos oceanos na terra. Sem presença da camada de ozono, a origem da vida na terra não teria sido possível. Em 1974 foi provado que os CFC podem ter um papel importante na demolição da camada de ozono. CFC são gases industriais que são compostos de cloro, flúor e brómio. Eles transformam-se numa matéria fria nos frigoríficos e todo o tipo de sprays. Os CFCs estragam a camada de ozono de uma forma assustadora.

4 Tudo é pouco para ter cuidado com a camada de ozono! O Buraco de Ozono está a Aumentar

5 O buraco na camada de ozono foi descoberto em Quando foi descoberto e publicitado, as pessoas viram que era preciso fazer qualquer coisa sobre o buraco.Mas porque é que o buraco está só para cima da Antárctida? Durante a noite polar a temperatura na estratosfera desce, às vezes até – 100ºC. As temperaturas muito baixas reforçam o processo de decomposição das moléculas do ozono. No princípio do inverno (Setembro - Outubro) vai de mal para pior. Na atmosfera por cima da Antárctida forma-se uma divisa muito fria no ar, todos os anos, que forma nuvens de gelo e mantém os CFCs. O sol também está presente e a combinação da luz do sol, de nuvens de gelo e de CFCs forma uma mistura que estraga o ozono. Quando a camada de ozono é danificada, tem resultados dramáticos para a vida na terra. O metabolismo das plantas tem vindo a ser danificado e por isso a fotossíntese irá proceder mais devagar. A radiação UV destrói os microrganismos, que são uma parte importante da cadeia alimentar. Quando a qualidade do plâncton no oceano da Antárctida decresce, isto também tem consequências dramáticas para os mamíferos, como os lobos do mar ou as baleias. Quanto ao ser humano, as pessoas que se expõem muito ao Sol são as primeiras vítimas. Muito tempo de exposição ao Sol leva ao cancro na pele.

6 O planeta Terra qualquer dia começa a derreter! Temos de ter cuidado!

7 Trabalho elaborado por: Andreia Miliciano nº 4 Fonte de informação:


Carregar ppt "O buraco do Ozono E.B.23 Manuel de Figueiredo. O Buraco do Ozono Cada vez mais se ouve falar sobre o buraco na camada de ozono e das consequências disto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google