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O contributo da Biblioteca Escolar no desenvolvimento da leitura e da literacia Vasco de Sousa.

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1 O contributo da Biblioteca Escolar no desenvolvimento da leitura e da literacia
Vasco de Sousa

2 O que são as Bibliotecas Escolares?
As bibliotecas escolares são recursos básicos do sistema educativo, sendo-lhes reconhecido um papel central nos domínios da leitura e da literacia, da aquisição de competências de informação e do aprofundamento da cultura, em geral;

3 Para que serve a Biblioteca Escolar?
Cada biblioteca deve constituir-se como um centro de recursos educativos multimédia de livre acesso, destinado à consulta e à produção de documentos em diferentes suportes.

4 O que constituem as Bibliotecas Escolares?
As bibliotecas escolares constituem núcleos fundamentais da organização pedagógica das escolas e instrumentos essenciais do desenvolvimento curricular, afectos às actividades de ensino e actividades curriculares não lectivas, e também à ocupação dos tempos livres e de lazer

5 O desenvolvimento de uma Biblioteca Escolar
O desenvolvimento da biblioteca de uma escola deve ser entendido como um processo endógeno, se bem que estimulado e sustentado do exterior, e como uma inovação organizacional capaz de induzir mudanças na própria escola, sendo, nesta medida, indissociável do seu projecto pedagógico

6 Como cumprir os seus objectivos?
Para cumprir os seus objectivos, as bibliotecas devem dispor de um conjunto de condições: espaço e equipamento adaptados à diversidade das suas funções, fundo documental ajustado aos interesses e necessidades da comunidade escolar, uma equipa de professores e técnicos com formação adequada e uma dotação orçamental própria.

7 Com a Biblioteca Escolar pretende-se:
Apoiar e promover os objectivos educativos definidos no Projecto Curricular de Escola e no Projecto Educativo. Criar e manter nos alunos, e na comunidade educativa, o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida.

8 Proporcionar oportunidades de
utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimentos, a compreensão, o desenvolvimento da imaginação e o lazer. Apoiar os alunos na aprendizagem e na prática de competências de avaliação e utilização de informação, independentemente da natureza e do suporte, tendo em conta as formas de comunicação no seio da comunidade.

9 Providenciar acesso aos recursos locais,
regionais, nacionais e globais e às oportunidades que confrontem os alunos com ideias, experiências e opiniões diversificadas. Organizar actividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para as questões de ordem cultural e social. Trabalhar com alunos, professores, órgão de gestão, Centro de Formação, pais/encarregados de educação, de modo a cumprir a missão da escola.

10 Defender e incutir a ideia de que
a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais para a construção de uma cidadania efectiva e responsável, e para a participação na democracia. Promover a leitura, os recursos e serviços da Biblioteca Escolar junto da comunidade escolar, e fora dela.

11 Acções de dinamização possíveis:
Boletim informativo da BE; Concursos vários dedicados a temáticas diversas: S. Martinho, Natal, Carnaval, Páscoa, Verão, etc.; Sugestões de leitura; Jornal de Parede ou impresso; Hora do Conto; Teatro do mês; Clube de leitura; Feira do Livros; Sessões com autores de literatura infantil; Jogos de leitura. Tertúlias de conversa;

12 Financiamento Para se promover o auto-financiamento
da Biblioteca Escolar podem-se utilizar diversas estratégias a saber: Patrocínios de livrarias locais; Solicitação de ofertas à Comunidade Escolar; Promoção de Feiras e Mostras de Livros; Financiamentos de diversas entidades à luz da Lei do Mecenato;

13 Actuação junto das turmas
Ao docente coordenador da Biblioteca Escolar compete a realização de acções de sensibilização junto dos seus colegas, no sentido de as actividades realizadas na BE poderem complementar as unidades didácticas que estão a ser ministradas. A função de ajudar os alunos na pesquisa de elementos para a organização de posters, textos, imagens, cartazes ou até documentos mas elaborados, também faz parte das atribuições curriculares da BE. Por outro lado, compete também à BE, enquanto estrutura existente e cooperante na comunidade educativa, proporcionar um espaço de partilha de saberes e de troca de opiniões acerca das matérias em estudo.

14 Coordenador: VASCO DE SOUSA
BIBLIOTECA ESCOLAR Centro de Recursos Educativos Guia do Utilizador Escola EB 1 Coordenador: VASCO DE SOUSA

15 O QUE É UMA BIBLIOTECA? Colecção de livros possuídos por um particular ou destinados à leitura do público; Colecção de obras literárias de um povo; Estantes, sala ou edifício onde se encontram os livros arrumados.

16 Qual a origem da palavra Biblioteca?
Do Grego bibliothéke – Depósito de livros Pelo Latim bibliotheca - biblioteca

17 Porquê Centro de Recursos Educativos?
Porque na Biblioteca Escolar, além dos livros existe outro tipo de material didáctico e pedagógico, como por exemplo: Computadores; Jogos didácticos; CD – rom’s; Mapas; Retroprojector; Projector de slides; Máquina fotográfica digital. Este tipo de material pode ser utilizado pelos professores e alunos na elaboração de trabalhos para as aulas.

18 Centro de Recursos Educativos
BIBLIOTECA ESCOLAR Centro de Recursos Educativos

19 A BIBLIOTECA ESCOLAR As bibliotecas não se fazem; crescem.
Augustine Birrell

20 BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis. Manifesto da Biblioteca Escolar - UNESCO

21 São objectivos da biblioteca:
Promover o gosto pela leitura; Desenvolver o gosto pelo livro e pela leitura; Promover a criação de competências de pesquisa e investigação; Disponibilizar um diversificado conjunto de documentos em vários suportes; Constituir um centro de informação válido com capacidade de resposta adequada ao público alvo; Proporcionar a utilização de variados recursos ao serviço da pesquisa, entretenimento, formação e estrutura curricular

22 Os Alunos precisam de aprender a aprender.

23 INSTALAÇÕES E ESTRUTURA

24 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO A biblioteca é constituída por uma sala, com cerca de 160 m2. Este espaço está sub-dividido por várias zonas funcionais.

25 PLANTA DA BIBLIOTECA 6 7 8 5 9 4 9 3 10 2 1 Legenda:
1 - Zona de Atendimento 2 – Zona de Acolhimento 3 – Leitura de Livros do PNL 4 – Zona DVD/Vídeo 5 – Zona Áudio 6 – Zona DVD/Vídeo (Grandes grupos)‏ 7 – Trabalho de Grupo / Projecção 8 – Zona Multimédia 9 – Zona de Consulta de Documentação 10 – Zona de leitura Informal 5 9 4 9 3 10 2 1

26 ZONAS FUNCIONAIS Zona de Acolhimento
Zona de Consulta de Documentação Impressa Zona de Áudio e Vídeo Zona de Leitura Informal Zona de Atendimento Zona de Consulta Multimédia e Internet

27 Zona de Acolhimento Serve para depositar os objectos pessoais (pastas, mochilas, casacos) enquanto o utente permanece na biblioteca.

28 Zona de Consulta de Documentação Impressa
Esta zona comporta o arquivo de toda a documentação impressa, organizada de acordo com a tabela CDU (clica no botão para veres a tabela), presta-se à pesquisa e consulta de documentos livro, ao estudo individual e trabalho em grupo.

29 Como procurar os documentos?
Os documentos estão arrumados por assuntos. Cada assunto/tema tem uma cor e um número genérico. É a tabela da CDU (Classificação decimal Universal) das bibliotecas. Observa as cores e os assuntos/temas para te saberes orientar, quando procurares um documento. História. Geografia. Arqueologia. Biografia 9 Linguística. Literatura 8 Arte. Diversão. Desportos 7 Ciências Aplicadas. Tecnologia 6 Matemática. Ciências Naturais 5 Não se usa 4 Ciências Sociais. Ensino. Economia 3 Religião. Teologia 2 Filosofia. Psicologia 1 Generalidades

30 Zona Áudio e Vídeo Dispõe de um posto de consulta constituído por rádio com leitor de CD e cassetes para ouvir música ou outros documentos. Tem, ainda, dois leitores de DVD e um vídeo para o visionamento de vídeos e filmes DVD.

31 Zona de Leitura Informal
A finalidade desta zona é permitir a consulta e leitura de periódicos (jornais, revistas, outras publicações).

32 Zona de Atendimento Nesta zona procede-se a todo o tipo de requisições ou inscrições, serviço de fotocópias e esclarecimentos.

33 Zona Multimédia e Internet
Esta zona destina-se à utilização dos computadores para a realização de trabalhos ou acesso à Internet.

34 LOTAÇÃO DAS ZONAS Documentação Impressa.....................16 alunos
Consulta Áudio alunos Consulta DVD/Vídeo alunos Leitura Informal alunos Consulta Multimédia/Internet alunos Leitura de Livros do PNL alunos Total da Lotação alunos

35 funcionamento Comportamentos e Atitudes Acesso aos livros
Leitura Domiciliária Professores Equipamento áudio, vídeo, DVD e computadores Objectos Pessoais Acesso ao material não livro Horário Acesso ao material não livro Equipamento, audio, video, dvd e computadores Objectos pessoais Professores Leitura domiciliária Comportamentos e atitudes Acesso aos livros

36 Horário A Biblioteca da Escola está aberta aos seus utilizadores de segunda-feira a sexta-feira, durante o horário exposto. O Utente tem de ter em atenção as horas marcadas para as turmas e as horas de organização, gestão, arrumação da Biblioteca.

37 Objectos Pessoais Os objectos pessoais devem ser deixados na zona de acolhimento no mobiliário próprio para esse fim. O utilizador pode levar consigo material para estudar ou trabalhar.

38 Professores Uma equipa formada por duas professoras têm a seu cargo a dinamização e actividades da biblioteca, assim como, prestar auxílio ao nível de pesquisa, consulta e execução de trabalhos, bem como, na utilização dos computadores e recursos audiovisuais.

39 Acesso aos Livros Os livros estão disponíveis em livro acesso para todos os utilizadores. Após a sua utilização, os livros devem ser depositados no local próprio para tal.

40 Acesso aos Materiais Não Livro
Os materiais multimédia e audiovisuais estão disponíveis para todos os utilizadores portadores do Cartão de Leitor. A escolha destes materiais far-se-á pelas capas e a sua requisição em ficha própria. Estes materiais destinam-se ao uso exclusivo na Biblioteca.

41 Equipamentos A utilização dos computadores, áudio, vídeo e DVD está disponível para os utentes possuidores de Cartão de Leitor e requer uma pré-inscrição. O utente tem quinze minutos de utilização.

42 Leitura Domiciliária Este serviço destina-se aos utentes possuidores de cartão de leitor e permite a requisição de um máximo de dois livros, durante cinco dias.

43 Comportamentos e Atitudes
A Biblioteca tem regras e é um local de trabalho, por isso, qualquer actividade não deverá, em circunstância alguma, perturbar a tranquilidade e o silêncio necessários neste espaço. A lotação do espaço e das zonas funcionais deve ser respeitada.

44 CARTÃO DE LEITOR O Cartão de Leitor é um documento identificador dos leitores da Biblioteca. Trata-se de uma opção pessoal, mas é obrigatório para a utilização de alguns serviços que a Biblioteca dispõe. A admissão como utilizador faz-se mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição e a entrega de uma fotografia a cores.

45 REGIMENTO Este Guia do Utilizador não substitui a consulta do regimento, por isso, o utente deve consultar o Regimento da Biblioteca e respeitar as regras aí dispostas.

46 Bons exemplos… Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 da Carapinheira –
Agrupamento de Escolas de Cuba Escola Secundáriae Básica 3 das Caldas das Taipas caldastaipas.pt/biblioteca/images/planodeaccaodeactividadespropostopelabiblioteca pdf


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