A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ladies and Gentlemen Senhoras e Senhores Señoras y Señores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ladies and Gentlemen Senhoras e Senhores Señoras y Señores."— Transcrição da apresentação:

1 Ladies and Gentlemen Senhoras e Senhores Señoras y Señores

2 LÍNGUA PORTUGUESA Prof° Estefan

3

4 LINGUAGEM E LINGUAGEM E LINGUAGEM

5 E LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

6 O nome do componente curricular Língua Portuguesa, se interpretado de modo denotativo, pode, de fato, trazer prejuízos e distorções à práxis pedagógica. Afinal, não se pode ensinar uma língua a falantes nativos. Essa seria uma pretensão absurda. Todo o falante nativo sabe a língua que fala, do contrário não a falaria.

7 As definições de língua são muitas e controversas. Ao se analisar as definições de língua, apresentadas pela Gramática Normativa de diferentes gramáticos, observa-se diferentes abordagens, mas estratégias discursivas semelhantes.

8 Em 1952, Napoleão Mendes de Almeida publica a sua clássica Gramática Metódica da Língua Portuguesa, em sua sexta edição, com a seguinte definição de língua: Conquanto constitua a linguagem dom comum de todos os homens, O conjunto de palavras, ou melhor, a linguagem própria de um povo chama-se língua ou idioma. ( ALMEIDA -1952, p.17). Quarenta e sete anos e trinta e seis edições depois, em 1999, Napoleão utiliza o mesma definição de língua. ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da língua portuguesa. 6. ed. São Paulo: Saraiva, nem todos eles se comunicam pelas mesmas palavras.

9 Cunha e Cintra, por exemplo, definem língua como: sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. Meio através do qual uma coletividade se expressa, concebe o mundo e age sobre ele. É a utilização social da faculdade da linguagem (CUNHA,1985, p.01 ). CUNHA, Celso; CINTRA, Luis Filipe Lindley. Nova gramática de Português contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

10

11 H H

12 A vida tem dessas coisas... Homem: Sabia que você é linda? Mulher: Pena que não posso dizer o mesmo... Homem: Faça como eu, minta!!!

13 A vida tem dessas coisas... Homem: Este lugar está vago? Mulher: Está e este aqui, onde estou, também vai ficar se você se sentar aí. Homem: Obrigado, estava mesmo precisando de dois lugares, minha noiva já está chegando!

14 A vida tem dessas coisas... Homem: Então, o que você faz da sua vida? Mulher : Eu sou travesti. Homem: Já tinha percebido! Você esqueceu de fazer o bigode!

15

16

17

18 Não te amo mais. Não te amo mais. Estarei mentindo dizendo que Estarei mentindo dizendo que Ainda te quero como sempre quis Ainda te quero como sempre quis Tenho certeza que Tenho certeza que Nada foi em vão Nada foi em vão Sinto dentro de mim que Sinto dentro de mim que Você não significa nada Você não significa nada Não poderia dizer jamais que Não poderia dizer jamais que Alimento um grande amor Alimento um grande amor Sinto cada vez mais que Sinto cada vez mais que E jamais usarei a frase E jamais usarei a frase Eu te amo! Eu te amo! Sinto, mas tenho que dizer a verdade Sinto, mas tenho que dizer a verdade É tarde demais... É tarde demais... Já te esqueci! Já te esqueci! fgh Não te amo mais. Estarei mentindo dizendo que Ainda te quero como sempre quis Tenho certeza que Nada foi em vão Sinto dentro de mim que Você não significa nada Não poderia dizer jamais que Alimento um grande amor Sinto cada vez mais que E jamais usarei a frase Eu te amo! Sinto, mas tenho que dizer a verdade É tarde demais... Já te esqueci! Essa história só foi possível graças às maravilhas que só a linguagem nos oferece... Tenham todos um bom dia! Obrigado pela companhia durante essa aula!


Carregar ppt "Ladies and Gentlemen Senhoras e Senhores Señoras y Señores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google