A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS. ËNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS Interesse pelo estudo das organizações como um SISTEMA DE CONTROLE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS. ËNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS Interesse pelo estudo das organizações como um SISTEMA DE CONTROLE."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

2 ËNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS Interesse pelo estudo das organizações como um SISTEMA DE CONTROLE baseado no reconhecimento das MOTIVAÇÕES dos indivíduos. A organização é dinâmica, o que difere da concepção dos engenheiros e dos anatomistas, que viam a organização apenas como elemento estático baseado na estrutura organizacional.

3 A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS 1 – A organização constitui, fatalmente, o resultado de uma série de transigências que levam em conta um infinito número de possibilidades em torno de uma situação específica ou única. 2 – A organização é uma força viva, móvel e fluida. 3- A organização representa pessoas que regem e respondem a estímulos que não podem ser definidos com precisão.

4 PRINCIPAIS TEÓRICOS – CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS FOLLETT ROETHLISBERGER LEIGHTON SIMON REDFIELD.

5 OS NOVOS CONCEITOS OU NOVA VISÃO SOBRE CONCEITOS EXISTENTES CONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS – Seu conhecimento tornará possivel seu exame e avaliação, que pode contribuir para a solução do conflito. INTEGRAÇÃO – Encontrou-se uma solução através da qual ambas as partes obtiveram um lugar, sem que nenhuma delas tivesse que sacrificar coisa alguma. AUTORIDADE – Sai do foco dos cargos para o modo como é exercida. Constitui a posse do controle. É o exercício do poder tendo em vista um objetivo específico, entendendo-se coomo poder a capacidade de fazer com que aconteçam coisas, de ser um agente causal, de provocar mudanças às vezes até no comportamento humano.

6 OS NOVOS CONCEITOS OU NOVA VISÃO SOBRE CONCEITOS EXISTENTES PODER-SOBRE – Exercido por uma pessoa ou grupo sobre uma pessoa ou grupo. Coerção e a persuasão. PODER-COM – Poder conjuntamente exercido. Resulta da cooperação e não da coerção. ORDEM E LEI DA SITUAÇÃO - As pessoas devem ser convencidas da necessidade de se obedecer à ordem dada, em função da situação em que foi dada e o que se espera desta ordem. As pessoas devem saber exatamente porque devem obedecer às ordens. Isso facilita a obediência.

7 CONCEITOS-CHAVE DOS PSICÓLOGOS INTERPENETRAÇÃO DE AUTORIDADE AO INVÉS DE SUPERAUTORIDADE CONTROLE SOBRE FATOS MAIS DO QUE SOBRE HOMENS

8 CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS Ênfase absoluta no elemento humano, sem considerar os aspectos da organização e seus objetivos. Poderia favorecer o nascimento do conflito de interesses na medida que as ordens seriam questionadas pelo trabalhador.

9 ÊNFASE NO COMPORTAMENTO SOCIAL: A CONCEPÇÃO DOS SOCIÓLOGOS Centrada no comportamento dos grupos sociais dentro da organização. Mayo estabeleceu novas bases para os métodos de estudo, para os meios de se obter, de cada trabalhador, melhor compreensão de suas tarefas industriais e para as maneiras de lhes aumentar a sensação de bem-estar no trabalho...Todos esses depoimentos envolvem reconhecimento do valor de grupos sociais e de equipes de trabalho, a par do trabalhador considerado individualmente (DAUNHAM in MAYO, 1949).

10 PRINCIPAIS TEÓRICOS – CONCEPÇÃO DOS SOCIÓLOGOS MAYO WHITEHEAD ROETHLISBERGER BARNARD SIMON SMITHBURG E THOMPSON SELNICK REDFIEL

11 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES - SOCIÓLOGOS Reconhecimento dos grupos informais na organização. Para Barnard (apud WAHRLICH, 1915), as organizações informais dentro da organização formal têm as seguintes funções: A – Comunicação B – Manutenção da coesão através da regulamentação de servir e da estabilidade da autoridade objetiva. C – Manutenção dos sentimentos de integridade pessoal, do respeito próprio de livre escolha.

12 CONCEITOS NOVOS OU REDISCUTIDOS AUTORIDADE – repousa na aceitação ou consetimento dos indivíduos. Se uma orde é aceita pela pessoa a quem é dada, fica confirmada ou estabelecida a autoridade dessa ordem com relação àquela pessoa. A desobediência a tal ordem constitui a própria negação de sua autoridade. Neste caso, quem decide se uma ordem possui autoridade é a pessoa a quem é dirigida e não as pessoas investidas de autoridade ou aquelas quem emitem as ordens (BARNARD, ibid, p.57). SIMON: A autoridade é mais um fenômeno psicológico do que um fenômeno legal.

13 TIPOS DE AUTORIDADE- RELACIONADAS COM A OBEDIËNCIA ÀS ORDENS - SOCIÓLOGOS Por que as pessoas obedecem? AUTORIDADE POR CONFIANÇA – grande confiança, reputação. AUTORIDADE POR IDENTIFICAÇÃO – mesmo grupo, profissão. AUTORIDADE POR SANÇÃO – recompensa e punição- qualquer direção (de cima para baixo ou de baixo para cima). AUTORIDADE POR LEGITIMAÇÃO – autoridade formal. Sentem que devem fazê-lo.

14 CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DOS SOCIÓLOGOS : NEGAÇÃO DO CONFLITO ENTRE EMPRESA E TRABALHADORES – na abordagem sociológica não é tratada a questão das diferenças de interesses existentes entre empresa e trabalhador. ËNFASE EXCESSIVA NOS GRUPOS INFORMAIS– a integração grupal como fator de aumento da produtividade. ESPIONAGEM DISFARÇADA – o grupo pode ser mais de perto vigiado à medida em que as opiniões das pessoas passam a ser conhecidas. Com isso pode-se pretender controlar os funcionários de modo a evitar que insatisfações gerassem queda na produtividade (ex: greve, movimentos, etc.)


Carregar ppt "ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS. ËNFASE NO ELEMENTO HUMANO: A CONCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS Interesse pelo estudo das organizações como um SISTEMA DE CONTROLE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google