A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FREDERICK TAYLOR (1856-1915) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FREDERICK TAYLOR (1856-1915) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz."— Transcrição da apresentação:

1 FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz numa fábrica de amigos da familia Passou a trabalhar em outra empresa, também de conhecidos, onde desenvolveu a carreira de mecânico enquanto estudava Engenharia Quando deixou a empresa, tornou-se o primeiro engenheiro a desenvolver consultoria de empresas de forma independente. Obcecado por máquinas desde criança, o rigor era tanto que costumava aplicar “métodos” nas atividades consideradas mais simples.

2 CARACTERÍSTICAS DO TAYLORISMO - Análise dos problemas da unidade fundamental da qual se originam todas as organizações humanas: a função e seu ocupante. - Análise do trabalho a ser feito, a constituição da tarefa a ser executada, os movimentos decorrentes da tarefa e o tempo gasto na realização da tarefa. - Maior contribuição: o estabelecimento de métodos e processos lógicos para fazer alguma coisa, e não verdades fundamentais sobre as quais outras se baseiam (Wahrlich, 1986).

3 OBJETIVO DOS ESTUDOS DE TAYLOR
“...Reunir todo conhecimento tradicional que os trabalhadores possuíssem anteriormente, a seguir classificá-lo, tabulá-lo e reduzí-lo a normas, leis ou fórmulas, que são de grande utilidade para o operário, na execução do seu trabalho diário; desenvolver para cada parcela do trabalho individual uma ciência que substitua os velhos métodos empíricos, selecionar, treinar, ensinar e aperfeiçoar cientificamente, o trabalhador (que antes escolhia sue próprio treinamento da melhor forma que podia); cooperar com os trabalhadores de forma a assegurar que todo o trabalho se harmonize com os princípios da ciência assim criada”.

4 OS ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Estudo do tempo Supervisão funcional = Superespecialização das tarefas Padronização de ferramentas e instrumentos Gratificação diferencial Máxima produção a minimo custo Ênfase na eficiência AS CONTRIBUIÇÕES DA CONCEPÇÃO DOS ENGENHEIROS - Inicou a sistematização do estudo sobre organizações; - 1ª aplicação de metodologia sistemática na análise e solução dos problemas da organização; - Análise completa do trabalho; - Estabelecimento de padrões de execução de tarefas

5 ALGUMAS CRÍTICAS À ABORDAGEM DOS ENGENHEIROS
ENFOQUE MECANICISTA – visão da organização como uma máquina. Os funcionários apenas compõem uma grande engrenagem no corpo da empresa. HOMO ECONOMICUS – a recompensa financeira colocava o homem como um ente meramente econômico, e já se sabe que outros fatores exercem tanta motivação ou mais que a remuneração. ABORDAGEM FECHADA – as considerações de Taylor e seus seguidores não fazem alusão aos aspectos externos à organização. Ela é vista como uma ilha e não em um contexto com o mercado e seus concorrentes. SUPERESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHADOR – a fragmentação da tarefa reduz o campo de ação do trabalhador, que o leva a realizar tarefas cada vez mais repetitivas. Isso leva o trabalhador à alienação em relação ao todo organizacional. O SER HUMANO – não houve preocupação com os fatores humanos nas prescrições da teoria de Taylor.


Carregar ppt "FREDERICK TAYLOR (1856-1915) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google