A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Filme Pode ser Considerado Como uma alegoria do Brasil Moderno, um Brasil que tem que dar respostas para a crise de representação do poder, do esvaziamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Filme Pode ser Considerado Como uma alegoria do Brasil Moderno, um Brasil que tem que dar respostas para a crise de representação do poder, do esvaziamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Filme Pode ser Considerado Como uma alegoria do Brasil Moderno, um Brasil que tem que dar respostas para a crise de representação do poder, do esvaziamento dos projetos alternativos e uma nova reflexão sobre a sociedade de consumo.

3 O Filme realizado em 1969 é baseado no Livro Homônimo de Mario de Andrade escrito em É a expressão sobre a realidade e o folclore brasileiro, sua estratégia era usar as formas populares em um nível erudito, buscando a síntese entre a arte popular e a erudita e alcançando o povo através de sua própria produção cultural. O Filme se insere dentro do contexto do tropicalismo e pode ser pensado como símbolo do brasileiro que nasce sem infância, exposto ao mundo, com a sobrevivência enrolada no pescoço.

4 Macunaíma nasce de uma mãe velha, masculina e branca. Ele é negro e já formado, não é uma criança. Não se sabe quem é o pai e a mãe não tem nenhuma dificuldade em parir, muito pelo contrário, ela está de pé e ele cai de dentro de seu vestido. Ele não é descendente de nenhum Deus, ele parece nascido da própria terra.

5 Macunaíma passa mais de seis anos sem falar e seu divertimento maior é decepar formigas, também apresenta um apetite sexual incomum para sua idade, e uma esperteza inata. Na sua infância, como no caso de sua transformação em príncipe quando fuma o cigarro mágico, não é só superficial, sua roupa é feita de papel e ele logo volta a ser a criança negra que se diverte com uma chupeta e come terra.

6

7 Macunaíma é um herói sem causa, morre em vão, é Símbolo de um Brasil sem projeto, em crise com sua identidade. Um país sem uma noção forte de coletivo é um país que tende pra autodestruição, um país que devora a si mesmo.


Carregar ppt "O Filme Pode ser Considerado Como uma alegoria do Brasil Moderno, um Brasil que tem que dar respostas para a crise de representação do poder, do esvaziamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google