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Videos slides\1 video motivacional.wmv ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA UNIDADE ESCOLAR.

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5 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA UNIDADE ESCOLAR

6 Vídeos slides\2 início ano letivo motivacional.wmv

7 PARA ORGANIZAR UM TRABALHO PEDAGÓGICO DEVEMOS:
 Disponibilizar um tempo para organizar o trabalho pedagógico;  Organizar e registrar no quadro de rotina o cotidiano da unidade escolar; (atribuições do coordenador pedagógico); Refletir coletivamente as dificuldades encontradas para executar o quadro de rotina; Avaliar a frequência dos atendimentos em cada turma; Reorganizar o quadro de rotina semanalmente caso seja necessário.      

8 Vídeos slides\importância do trabalho pedagógico.wmv

9 Plano Individualizado com o docente 1º passo: Organização sala de aula
 Organização do ambiente escolar Rotina: Qual é a sua rotina? No planejamento é necessário que o professor tenha a sua rotina diária registrada pois torna o planejamento mais prático para executar.  Garantir a necessária flexibilidade Informar aos estudantes o que se pretende com as atividades. Propiciar uma interação favorável com os estudantes que facilite a aprendizagem bem como o autoconceito positivo e a confiança em sua própria capacidade de enfrentar desafios.

10 2° Passo Identificar os pontos fracos e fortes na aprendizagem dos estudantes. 3° Passo A partir das áreas de potenciais identificados nos estudantes elaborar um planejamento sistematizado .

11 Atividade 1 Será reproduzido um vídeo vivenciando uma situação com estudantes indisciplinados em uma sala de aula, no qual os participantes do grupo serão instruídos a fazerem um pequeno registro de como o coordenador orientaria a atitude do docente com relação a situação apresentada.

12 Vídeos slides\condutas inapropriadas.wmv

13 Avaliar Identificar, orientar, acompanhar e avaliar toda ação pedagógica do docente e o processo do ensino e da aprendizagem dos estudantes.

14 A importância do registro
O professor tem que ter seu espaço de registro para a reflexão, avaliação e concretização de seu pensamento referente as práticas educativas e cotidianas.

15 “ORIENTAÇÕES SOBRE O ATO DE PLANEJAR”
Formação Continuada da Secretaria de Estado de Educação para Coordenadores Pedagógicos: “ORIENTAÇÕES SOBRE O ATO DE PLANEJAR” (Fragmento) 2010/2012

16 Vídeos slides\ato de planejar.wmv

17 Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas interfaces com a qualidade da educação e a autonomia da escola.

18 PLANEJAR... É estar pronto para responder aos desafios da mudança.
Dimensão política Planejamento na escola Dimensão técnica Dimensão pedagógica Gestão democrática Comunidade Agentes integradores Processos participativos Estudantes 18

19 BASE LEGAL O artigo 13 da LDB/96, incisos de I ao VI, estabelece aos docentes ações referentes ao ato de planejar; especificamente, referendamos o inciso V: “os docentes incumbir-se-ão de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.” O capítulo IX, do artigo 81, inciso III da Resolução SED nº de 29/12/2009, trata do planejamento e replanejamento das atividades curriculares, tendo como referência a avaliação da aprendizagem. 19

20 DEFINIÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO
“É um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos.” (Danilo Gandin) “Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.” (Celso Vasconcellos)

21 FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO
Focalizar e antecipar as atenções em finalidades e ações educativas concretas. Propiciar a organização do trabalho didático do professor.

22 FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO
Servir de apoio para tomada de decisões visando o aperfeiçoamento do processo educativo. Dar coerência às ações da escola aproximando os ideais políticos e educacionais descritos na Proposta Pedagógica.

23 CARACTERÍSTICAS DO PLANO
UNIDADE – todas as atividades convergem para a obtenção dos mesmos objetivos. CONTINUIDADE – todas as etapas do trabalho são previstas sequencialmente, uma oportunizando a continuidade da outra.

24 FLEXIBILIDADE - possibilidade de ocorrência de alterações e reformulações sem prejuízo do andamento da ação. OBJETIVIDADE - fundamentação na realidade para o qual foi elaborado. PRECISÃO E CLAREZA - com informações e indicações exatas que não deixam margens a pensamentos dúbios.

25 Vídeos slides\conduta docente.wmv

26 PLANEJAR ENVOLVE COMO? QUESTIONAMENTO SOBRE MODO DE O QUÊ SERÁ FEITO?
PENSAR POR QUÊ? QUAIS OS RESULTADOS? QUANDO? PARA QUEM? ONDE? COM QUEM? QUANTO? 26

27 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
“O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo.” Ilma Passos de Alencastro Veiga

28 Vespertino

29 Vídeos slides\movimentação corporal.wmv

30 PLANEJAMENTO DO ENSINO
Tomada de decisão sobre a educação em sala de aula possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade. Plano de curso, plano quinzenal, plano semanal ou plano de aula. Unidade nas formas de apresentação do Plano - atentar p/ a sobrecarga do trabalho do professor (evitar burocracia).

31 Videos slides\reflexão ato de planejar.wmv

32 ITENS MÍNIMOS DO PLANO DE AULA
Ci. nº 07 de 14 de dezembro de SED/MS Competências e habilidades Conteúdos Atividades a serem desenvolvidas / Metodologia Avaliação da aprendizagem Observações – do professor e do coordenador pedagógico

33 Estudo de caso (artigo)

34 COMPETÊNCIA A competência favorece a capacidade de:
MOBILIZAR CONHECIMENTOSHÁBITOS ATITUDES INFORMAÇÕES UTILIZAR ESQUEMAS PARA DESENVOLVER RESPOSTAS INÉDITAS, CRIATIVAS ENFRENTAR DETERMINADAS DIVERSAS SITUAÇÕES

35 HABILIDADES SÃO INSEPARÁVEIS DA AÇÃO, MAS EXIGEM DOMÍNIO DE CONHECIMENTOS; ESTÃO RELACIONADAS: AO SABER FAZER OU A AÇÃO MENTAL A AÇÃO FÍSICA

36 e A INTERDISCIPLINARIDADE
CONTEÚDOS O É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE SEJA CRITERIOSO NA SELEÇÃO E NA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS EM SALA DE AULA. DOIS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A FORMA COMO ELES SERÃO MINISTRADOS: A CONTEXTUALIZAÇÃO e A INTERDISCIPLINARIDADE REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO/MS

37 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA
A ORGANIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AULA PELO PROFESSOR É FUNDAMENTAL PARA QUE AS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES E OS CONTEÚDOS SEJAM ABORDADOS DE MANEIRA QUE TODOS OS ESTUDANTES TENHAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR ISSO, É PRECISO DEFINIR COM CLAREZA

38 A METODOLOGIA COMPÕE-SE DE DIFERENTES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDAS PELO PROFESSOR, CONFORME SUA ORIENTAÇÃO TEÓRICA exige a especificação de como o professor irá articular o conhecimento prévio do estudante A metodologia deve ser apresentada com muita clareza Deve indicar os movimentos didático-pedagógicos que estarão presentes no desenvolvimento das atividades. Deve ser realizada conforme sua orientação teórica de grupos, com projetos ou pesquisa

39 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
NO PLANO DE AULA, A AVALIAÇÃO É UM COMPONENTE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE O PROFESSOR ESTABELEÇA, DE MANEIRA CLARA E PRECISA, INSTRUMENTOS E MECANISMOS QUE PROPICIEM O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO E SISTEMÁTICO DO PROCESSO, COM VISTAS À APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E DO ENSINO DO PROFESSOR. SE DIVIDE EM 3 MODALIDADES : DIAGNÓSTICA SOMATIVA FORMATIVA

40 CAMPO DE OBSERVAÇÕES NO PLANO DE AULA
Este campo, de uso do professor, destina-se ao registro de questões relevantes sobre o conhecimento do aluno, levantadas no processo de implementação do planejamento, assim como as alterações didáticas para melhoria do resultado do desempenho dos estudantes. O campo de observação, de uso do coordenador pedagógico, deverá reproduzir as análises feitas por este profissional, quanto ao plano apresentado pelo professor. As sugestões de atividades, de textos complementares ao trabalho docente e a análise das intervenções propostas pelo coordenador, devem ser explicitadas e refletidas com o professor.

41 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 18. ed. São Paulo, Editora Cortez, 2006. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 12. ed. São Paulo, Libertad Editora, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola- teoria e Prática. 4. ed. Goiânia, Editora Alternativa, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola:uma construção possível. 13. ed. Campinas, São Paulo, Editora Papiros, 2001.

42 Professor (a) Coordenação e/ ou Direção
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Plano de Aula Professor (a): _________________________________________________________________________________________ Disciplina: ___________________________________________________________________________________________ Turma (s): ________ Carga horária/Tempo: _______ Ano: ______ Turno: _________________________________________ Período: _____/____/_____ a _____/_____/______ Quantidade de aulas: _________________________________________ Competências/Habilidades: Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas/Metodologia: Avaliação da aprendizagem: Observações: Professor: Coordenador:  Professor (a) Coordenação e/ ou Direção

43 Vídeos slides\cantarxfelicidade.wmv

44 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Alvara Susi Peixoto Simei Anelise Iponema Brasil Maluf Dayana Siqueira Alves Everton Nolasco Figueiredo Márcia Regina S. de Jesus Batista Zaira de Andrade Souza Portela


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