A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Lideranças Aula 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Lideranças Aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Lideranças Aula 5
UDESC/ESAG Administração de Serviços Públicos 8º Termo UNIDADE III – LIDERANÇA, SUSTENTABILIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Paula Chies Schommer 17 de Abril de 2009

2 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Calendário Desenvolvimento de Lideranças Unidades Datas UNIDADE I – CONTEXTO ATUAL E OS SENTIDOS DE LIDERANÇA - Aulas 1 e 2 06 Março e 13 Março UNIDADE II – LIDERANÇA, PODER E GESTÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS - Aulas 3 e 4 20 Março e 03 Abril UNIDADE III – LIDERANÇA, SUSTENTABILIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Aulas 5, 6 e 7 17 Abril, 24 Abril e 08 Maio 1ª PROVA – Aula 8 Data a ser definida com a turma UNIDADE IV – EMOÇÕES, APRENDIZAGEM E LIDERANÇA - Aulas 9 e 10 15 Maio e 22 Maio UNIDADE V – CAMINHOS E INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS - Aulas 11,12, 13 e 14 05, 12, 19 e 26 de Junho 2ª PROVA + Avaliação da disciplina e Atividade de Encerramento – 03 Julho – Aula 15 03 Julho – Aula 15 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

3 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 4 Agenda da aula Atividade Horário 1. Abertura – relembrando a aula anterior e introdução à Unidade 8:20h às 8:30h 2. Gestão em rede, parcerias e liderança e a liderança a partir de diferentes contextos 8:30h às 8:45h 3. Sustentabilidade e liderança 8h:45h às 9h10min 4. Leitura de textos e debate em pequenos grupos 9h10min às 10min 5. Intervalo 10h às 10:20h 6. Apresentação de cada texto pelos grupos 10:20h às 11:20h 7. Atividade para a próxima aula 11h20min às 11:50h Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

4 Desafios à administração pública Que papel para a liderança?
Reconhecer que a capacidade coletiva de ação é essencial para políticas mais justas No âmbito de uma visão ampliada de público, encontrar sua identidade, seu papel A partir dessa identidade, construir, em conjunto com a sociedade, estratégias, métodos e instrumentos de ação administrativa Valorizar diferenças de objetivos, valores e possibilidades e promover articulação entre elas Aprimorar mecanismos de diálogo, de articulação entre diferentes e de construção coletiva Aproximar administração e política Para além da burocracia, sem desprezá-la Mecanismos de regulação e controle a serviço da liberdade, da diversidade Investir na formação de gestores, favorecendo aprendizagem contínua e sua valorização Utilizar a criatividade e a capacidade de reflexão humana e a capacidade de renovação da vida para ir além do que existe... Desenvolvimento de Lideranças Aula 4 Desafios à administração pública Que papel para a liderança? Ética Institucional / Organizacional Instrumental Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

5 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 4 “... a realidade não se reduz ao que existe. A realidade é um campo de possibilidades em que têm cabimento alternativas que foram marginalizadas ou que nem sequer foram tentadas” (Santos e Rodríguez, 2002:25) Ampliação do espectro do possível Práticas suficientemente utópicas para desafiar o status quo e suficientemente viáveis para não serem descartadas Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

6 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 4 São muitos os tipos de relações entre os vários atores sociais na atualidade: Entre setores (Estado/governos, mercado/empresas, terceiro setor/ONGs) Áreas de atuação Países Cadeias produtivas/de valor Seja para produção integrada, seja para enfrentar desafios complexos, como: crise financeira combate ao tráfico de drogas redução do aquecimento global redução das desigualdades (intra e inter países) promoção de direitos e justiça social. Por meio de quais estruturas e estratégias de gestão esses atores se articulam para a solução de problemas complexos? Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

7 A rede de relacionamentos: sustentação
Redes: harmonia, cooperação, solidariedade, o que não significa eliminar diferenças, heterogeneidade, conflito, competição – A própria natureza Trabalhar em rede pode significar abrir mão de liberdades / dividir poder Nem sempre “para o bem”: máfia, tráfico, oligopólios, clientelismo Os que têm mais recursos ou estão melhor estruturados dependem menos da cooperação A rede de relacionamentos: sustentação

8 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 4 O agir em Rede Desejo de cooperar Clara compreensão das diferentes funções e capacidades dos parceiros Cooperação como processo, não como evento Metas e objetivos claras e comuns baseadas no benefício mútuo Confiança e comunicação aberta e transparente Compartilhar de valores e significados Níveis de poder de decisão semelhantes Comprometimento para realizar o que foi acordado Capacidade de diálogo, intermediação, negociação Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

9 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 5 Liderança na Interdependência e Construção da Sustentabilidade O que vem à mente quando me deparo com a palavra sustentabilidade? Que fatores podem contribuir para a sustentabilidade? Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

10 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 5 Liderança na Interdependência e Construção da Sustentabilidade Leitura de textos e debate em pequenos grupos Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

11 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 5 Iniciativas de incentivo e valorização da liderança e do empreendedorismo para a sustentabilidade Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

12 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 5 Para a próxima aula Leitura de texto disponível para cópia: Gestión efectiva de emprendimientos sociales: lecciones extraídas de empresas e organizaciones de la sociedade civil en Iberoamérica. Social Enterprise Knowledge Network. Capítulo 2. El liderazgo de los empreendimientos sociales – Pg. 21 a 52 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

13 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Para a próxima aula Desenvolvimento de Lideranças Aula 5 Cada grupo pesquisará uma organização, localizando o conceito de empreendedorismo e/ou de liderança que adotam e como percebem o papel dos empreendedores (sociais, verdes, líderes) na construção da sustentabilidade. O grupo pode apresentar algum material encontrado no site que considere oportuno para nossa discussão. Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças – ABDL CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor - Fundação AVINA – Ashoka Empreendedores Sociais – Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social – Social Enterprise Knowledge Network (SEKN) – Youth Action Net – Global Leadership Network - Prêmio Empreendedor Social -Prêmio Empreendedor Social Fundação Schwab – Cada grupo deve preparar uma apresentação de cerca de 10 minutos sobre cada organização sob sua responsabilidade e colocar o link para a página/informação considerada mais relevante pelo grupo. Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009


Carregar ppt "Desenvolvimento de Lideranças Aula 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google