A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Lideranças Aula 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Lideranças Aula 2"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Lideranças Aula 2
UDESC/ESAG Administração de Serviços Públicos 8º Termo Paula Chies Schommer 13 de Março de 2009

2 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Agenda da aula Atividade Horário 1. Abertura – relembrando a aula anterior 8:20h às 8:30h 2. Apresentação do programa da disciplina – temas, datas, atividades, meios de interação, a partir do que foi discutido na aula anterior. Orientações para uso da página Wiki 8:30h às 9h 3. Trabalho em pequenos grupos – o que entendemos por liderança 9h às 9:20h 4. Sistematização coletiva – os sentidos da liderança 9:20h às 10h 5. Intervalo 10h às 10:20h 6. Unidade I – Contexto atual, desafios à gestão na contemporaneidade e perspectivas para a liderança Relação da visão sobre liderança e perspectiva da gestão de ser viços públicos (ligação com tema da próxima aula) 10:20h às 11:50h Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

3 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Elementos do contexto atual e gestão contemporânea Percepção da interdependência dos fenômenos; Maior permeabilidade das fronteiras entre o público o privado; Redefinição de papéis das diferentes organizações e instituições e novas formas de articulação entre elas; Identidades definidas por novos elementos (para além do território, por exemplo); Reforço da homogeneização de processos, da financeirização e da visão de homo economicus X valorização da diversidade, visão ampliada de riqueza e debates sobre sustentabilidade; Novas possibilidades de comunicação e inter-relação entre as pessoas e as organizações X Abundância de informações que não libertam os sujeitos; multidão x solidão; liberdade pelo individualismo? Avanços científicos, tecnológicos, políticos, sociais, gerenciais X Desafios básicos na garantia de direitos mínimos às populações: alimentação, moradia, segurança, qualidade do ar e da água etc. Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

4 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Desafios às organizações na contemporaneidade Conflito construtivo gera ampliação de possibilidades Não são novidade, mas são hoje mais reconhecidas como potenciais para resolver problemas complexos Diferentes em contato geram material para o equivalente a recombinações genéticas Novas formas institucionais interagem com arranjos existentes para criar vários novos processos e estruturas, fugindo do isomorfismo Lidar bem com os paradoxos e explorar a tensão gerada pela dupla pressão: Ser consistente e confiável e ter flexibilidade Ser eficiente e ser inovadora Explorar conhecimento existente e explorar novas possibilidades Cumprir padrões e normas x incentivar inovação e mudança Cooperação/Competição x Negociação/Colaboração Fonte: Child e McGrath, 2001 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

5 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Contradição, conflito e paradoxos no centro Articulados pelo diálogo, pela intermediação, pela construção coletiva, pela política, pela gestão Preocupação com instrumentos (pactos, normas, indicadores,...) de gestão e de regulação, sem abdicar da liberdade Desafios à gestão na contemporaneidade Todas as relações sociais implicam em luta-cooperação e isso precisa ser considerado na gestão Estratégias híbridas, mestiças, de “luta-cooperação”, nas quais o mais importante é o tracinho do meio, que reflete a tensão constante entre essas duas dinâmicas Identidade – processo de singularização Luta – Cooperação Inovação – Imitação Individualização – Assimilação Fonte: Martinet (2007) Antigos (e atuais) dilemas... Competir x cooperar Objetividade x subjetividade Valores x instrumentos Liberdade x Civilização Curto prazo x longo prazo Sustentabilidade x competitividade Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

6 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Desafios à gestão e à política na contemporaneidade Para Bauman, falando sobre a tarefa da crítica, a grande questão é: “Como voltar a lutar pelo bem comum reconhecendo, ao mesmo tempo, que existem múltiplas versões do bem e que o totalitarismo sempre ronda aqueles que querem impor sua versão aos outros?” O sonho da comunidade: porto seguro para os navegantes perdidos no mar da mudança – sonho da pureza, nós e eles – condomínios fechados e nacionalismos A “boa ordem” (que livraria o mundo das contingências, da ambigüidade, das contradições) Ou... Ordem republicana – unidade pela negociação e reconciliação e não pela supressão das diferenças Diversas definições do bem Fonte: Bauman (2001) Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

7 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Política, Sociedade, Ambiente, Economia, Cultura... Poder Dominação Emancipação Justiça Empoderamento Autonomia Liberdade Empreendedorismo Controle Social Accountability Governança Participação Planejamento Parcerias Relações sociais Conflito Cooperação Solidariedade Competição Contradição Identidade Cultura Valores Tradições Gênero Etnias Sustentabilidade Interdependência Redes Conformismo Medo Violência Degradação Paixão Emoções Aprendizagem Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Palavras-chave do desenvolvimento de lideranças Gestão – tensão entre pólos: Valores X Instrumentos Público X Privado Coletivo X Individual Conflito, contradições, desordem X ordem, equilíbrio, harmonia ... Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

8 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Elementos do contexto atual e perspectivas para a liderança 6 Econômico 1 Ambiental 5 Institucional/Legal Dimensões 2 Político Cultural 4 Social 3 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

9 Quais os desafios e perspectivas para a liderança no contexto atual?
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Quais os desafios e perspectivas para a liderança no contexto atual? Liderança para que? Liderança por quem e para quem? Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

10 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Concepções sobre liderança na perspectiva da gestão de serviços públicos. Quais as especificidades da liderança de acordo com distintas noções de público? Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

11 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Administração Pública no Brasil: a contribuição analítica de Tânia Keinert Período Contexto Institucional Paradigmas Fases Características do campo de AP Estado Regulador-Liberal Administração Pública como Ciência Jurídica Legalismo Estado Administrativo Administração para o Desenvolvimento Estado Intervencionista Administração Pública como Ciência Administrativa Racionalização Desenvolvimentismo Racionalidade e Competência Técnicas Mobilização Social Administração Pública como Ciência Política Democratização Conflito de Interesses Recursos Escassos Redefinição do Papel do Estado Administração Pública como Administração Pública Capacidade Política aliada à Competência Técnica Fonte: Keinert (2000) - Administração Pública no Brasil: crises e mudanças de paradigmas – Anexo – Quadro II– Periodização Inicial - Pg. 210 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

12 Paradigma do Público enquanto estatal (1930-1979) A N O S 80 C R I E
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Administração Pública no Brasil: a contribuição analítica de Tânia Keinert Paradigma Conceito de Público Paradigma do Público enquanto estatal ( ) A N O S 80 C R I E Paradigma Emergente: O Público enquanto “Interesse Público” (Pós-90) Relação Estado-Sociedade Estadocêntrica Sociocêntrica Estilo de Gestão Pública Burocrática Pós-Burocrática Fonte: Keinert (2000) - Administração Pública no Brasil: crises e mudanças de paradigmas – Anexo – Quadro I – Referencial Analítico – Pg. 209 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

13 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Como as características de cada modelo combinam-se ou articulam-se entre si, em cada contexto? Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

14 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Combinação de características de diferentes modelos O novo e a reiteração do tradicional são movimentos coexistentes, seja deliberadamente, seja como adaptação não-estruturada às alterações do contexto Novo e tradicional articulam-se e influenciam-se Perspectiva da diversidade inserida no novo: mudanças não ocorrem em direção única, não são unívocas e previamente definidas Pode-se mudar para resgatar aspectos da tradição No Brasil: elementos de diferentes gramáticas presentes na relação entre Estado e Sociedade, nos diferentes períodos, de acordo com Edson Nunes: clientelismo, corporativismo, insulamento burocrático e universalismo de procedimentos Experiências inovadoras, sobretudo no âmbito local Fontes: Farah (1996); Schommer (2003) Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

15 Desafios à administração pública
Reconhecer que a capacidade coletiva de ação é essencial para políticas mais justas No âmbito de uma visão ampliada de público, encontrar sua identidade, seu papel A partir dessa identidade, construir, em conjunto com a sociedade, estratégias, métodos e instrumentos de ação administrativa Valorizar diferenças de objetivos, valores e possibilidades e promover articulação entre elas Aprimorar mecanismos de diálogo, de articulação entre diferentes e de construção coletiva Aproximar administração e política Para além da burocracia, sem desprezá-la Mecanismos de regulação e controle a serviço da liberdade, da diversidade Investir na formação de gestores, favorecendo aprendizagem contínua e sua valorização Utilizar a criatividade e a capacidade de reflexão humana e a capacidade de renovação da vida para ir além do que existe... Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 Desafios à administração pública Ética Institucional / Organizacional Instrumental Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009

16 Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009
Desenvolvimento de Lideranças Aula 2 “... a realidade não se reduz ao que existe. A realidade é um campo de possibilidades em que têm cabimento alternativas que foram marginalizadas ou que nem sequer foram tentadas” (Santos e Rodríguez, 2002:25) Ampliação do espectro do possível Práticas suficientemente utópicas para desafiar o status quo e suficientemente viáveis para não serem descartadas Paula Chies Schommer – UDESC/ESAG – 2009


Carregar ppt "Desenvolvimento de Lideranças Aula 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google