A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJECTO MIL ESCOLAS ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO. A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJECTO MIL ESCOLAS ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO. A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar."— Transcrição da apresentação:

1 PROJECTO MIL ESCOLAS ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO

2 A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar Porquê este Projecto? Porquê este Projecto? O isco veio: A Água e os Nossos Rios, a água e os ecossistemas ribeirinhos. O isco veio: A Água e os Nossos Rios, a água e os ecossistemas ribeirinhos. Meninos, conhecem alguma Ribeira que passe aqui perto da Nossa Escola? Meninos, conhecem alguma Ribeira que passe aqui perto da Nossa Escola? - Não, Setôra.Nunca vimos nada! - Não, Setôra.Nunca vimos nada! - E se ela existisse? - E se ela existisse? - Gostaríamos de a conhecer. - Gostaríamos de a conhecer. E foi assim que nasceu o presente projecto. E foi assim que nasceu o presente projecto.

3 OBJECTIVOS - Capacitar os alunos para a identificação de problemas da comunidade a nível do uso da água e dos ecossistemas ribeirinhos. - Capacitar os alunos para a identificação de problemas da comunidade a nível do uso da água e dos ecossistemas ribeirinhos. - Promover o conhecimento da fauna e flora do ecossistema ribeirinho. - Promover o conhecimento da fauna e flora do ecossistema ribeirinho. - Sensibilizar para a problemática da poluição hídrica. - Sensibilizar para a problemática da poluição hídrica. - Evidenciar a importância da reabilitação/requalificação das ribeiras em áreas urbanas. - Evidenciar a importância da reabilitação/requalificação das ribeiras em áreas urbanas. - Interpretar os ciclos naturais e urbanos da água. - Interpretar os ciclos naturais e urbanos da água. - Sensibilizar a comunidade local para a necessidade da preservação e uso adequado da água. - Sensibilizar a comunidade local para a necessidade da preservação e uso adequado da água.

4 OBJECTIVOS - Demonstrar a importância da participação do cidadão no processo de melhoria ambiental, através de práticas adequadas. - Demonstrar a importância da participação do cidadão no processo de melhoria ambiental, através de práticas adequadas. -Desenvolver o respeito pela protecção dos cursos de água. -Desenvolver o respeito pela protecção dos cursos de água. -Promover a Educação para a Cidadania e para o Ordenamento do Território. -Promover a Educação para a Cidadania e para o Ordenamento do Território. - Desenvolver o sentido de responsabilidade individual e colectiva. - Desenvolver o sentido de responsabilidade individual e colectiva. - Desenvolver o espírito cívico, crítico e a autonomia. - Desenvolver o espírito cívico, crítico e a autonomia. - Desenvolver o espírito científico. - Desenvolver o espírito científico.

5 DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES PREVISTAS Pesquisa e recolha de dados. Pesquisa e recolha de dados. Aulas de campo. Aulas de campo. Registos gráfico e fotográfico das aulas de campo e visitas. Registos gráfico e fotográfico das aulas de campo e visitas. Actividades experimentais. Actividades experimentais. Elaboração de fichas e roteiros. Elaboração de fichas e roteiros. Monitorização do consumo de água em casa. Monitorização do consumo de água em casa. Tratamento de dados. Tratamento de dados.

6 DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES PREVISTAS Visitas de estudo (ETAR, CEAR). Visitas de estudo (ETAR, CEAR). Elaboração de um jornal temático de turma. Elaboração de um jornal temático de turma. Elaboração de uma canção alusiva ao tema. Elaboração de uma canção alusiva ao tema. Teatro de fantoches sobre o Ambiente. Teatro de fantoches sobre o Ambiente. Realização de um Power Point sobre a Água e a Vida. Realização de um Power Point sobre a Água e a Vida. Exposição e/ou Palestra aberta à comunidade educativa, com actividades interactivas e trabalhos realizados pelos alunos. Exposição e/ou Palestra aberta à comunidade educativa, com actividades interactivas e trabalhos realizados pelos alunos.

7 METODOLOGIA Tratamento do tema nas aulas de Área de Projecto, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, E.M.R.C., E.V.T., Formação Cívica, Educação Musical e Matemática. Tratamento do tema nas aulas de Área de Projecto, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, E.M.R.C., E.V.T., Formação Cívica, Educação Musical e Matemática. Visitas de Estudo às Ribeiras de Canide e do Espírito Santo, à Etar de Gaia Litoral, para conhecimento presencial da realidade tema do Projecto e exploração nos seus diferentes aspectos; Visitas de Estudo às Ribeiras de Canide e do Espírito Santo, à Etar de Gaia Litoral, para conhecimento presencial da realidade tema do Projecto e exploração nos seus diferentes aspectos;

8 RESULTADOS ESPERADOS Desenvolvimento de técnicas de recolha e tratamento de dados; Desenvolvimento de técnicas de recolha e tratamento de dados; Construção de uma base de dados sobre a ribeira de Canide. Construção de uma base de dados sobre a ribeira de Canide. Produção de informações concretas sobre os hábitos de consumo de água de modo a proceder às necessárias correcções; Produção de informações concretas sobre os hábitos de consumo de água de modo a proceder às necessárias correcções; Uma maior consciencialização por parte dos alunos e comunidade local para os problemas ambientais; Uma maior consciencialização por parte dos alunos e comunidade local para os problemas ambientais; E, essencialmente, que a comunidade mude os seus hábitos de maneira a torná- los mais sustentáveis. E, essencialmente, que a comunidade mude os seus hábitos de maneira a torná- los mais sustentáveis.

9 Concluído o trabalho Concluído o trabalho haverá lugar a uma apresentação às comunidades escolar e local, em forma de Exposição e/ou Palestra

10 OBRIGADA PELA ATENÇÃO DISPENSADA


Carregar ppt "PROJECTO MIL ESCOLAS ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO. A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google