A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O meio ambiente: a diversidade de árvores / observando as mídias e tecnologias. Disciplina-Língua Portuguesa/Artes (Matemática, Ciências...) Público –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O meio ambiente: a diversidade de árvores / observando as mídias e tecnologias. Disciplina-Língua Portuguesa/Artes (Matemática, Ciências...) Público –"— Transcrição da apresentação:

1 O meio ambiente: a diversidade de árvores / observando as mídias e tecnologias. Disciplina-Língua Portuguesa/Artes (Matemática, Ciências...) Público – alvo - aluno do 2º Ano - Ensino Fundamental Professora - Vilma M. Dutra da Cruz Escola Municipal Mundo da Criança - Pólo. Cronograma de aulas - 15 aulas 2009

2 RELATO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA 1 ª AULA: 1 ª AULA: Contei uma história infantil que trate da questão do meio ambiente - natureza; Contei uma história infantil que trate da questão do meio ambiente - natureza; Conversei a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio; Conversei a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio; Pedi para que os alunos recontasse a história utilizando a escrita e o desenho; Pedi para que os alunos recontasse a história utilizando a escrita e o desenho; Explanamos os seus trabalhos, o que cada aluno pintou ou escreveu. Explanamos os seus trabalhos, o que cada aluno pintou ou escreveu. 2ª AULA: 2ª AULA: Produzimos um painel de recortes que os alunos trouxeram e outros adquiridos por mim, exposição de fotos de demonstraram a degradação do meio ambiente, (na nossa cidade e no mundo); Produzimos um painel de recortes que os alunos trouxeram e outros adquiridos por mim, exposição de fotos de demonstraram a degradação do meio ambiente, (na nossa cidade e no mundo); A partir das fotos, pedi para os alunos produzir frases ou pequenos textos que descrevesse as fotos, produzindo assim, um mural na sala de aula, juntamente com os de recortes; A partir das fotos, pedi para os alunos produzir frases ou pequenos textos que descrevesse as fotos, produzindo assim, um mural na sala de aula, juntamente com os de recortes; Visitamos os sites: pesquisando imagens, fatos que tratasse da questão da preservação do meio ambiente/as diversas árvores e sua importância no meio ambiente. Utilizamos o hipertexto para maiores informações, leitura e pesquisa. Visitamos os sites: pesquisando imagens, fatos que tratasse da questão da preservação do meio ambiente/as diversas árvores e sua importância no meio ambiente. Utilizamos o hipertexto para maiores informações, leitura e pesquisa.www.google.com.brwww.uol.com.br/ecokidswww.wikipedia.com.brwww.google.com.brwww.uol.com.br/ecokidswww.wikipedia.com.br 3 ª AULA: 3 ª AULA: No youtube apresentei com o auxilio do instrutor de informática vídeos educativos infantil, que tratava de questões da preservação do meio ambiente, mostrei também uma questão bastante preocupante a do lixo sem destino certo, poluindo gravemente. A importância da reciclagem; No youtube apresentei com o auxilio do instrutor de informática vídeos educativos infantil, que tratava de questões da preservação do meio ambiente, mostrei também uma questão bastante preocupante a do lixo sem destino certo, poluindo gravemente. A importância da reciclagem; Recontaram o que viram nos vídeos; Recontaram o que viram nos vídeos; Visitamos na escola o ponto de armazenamento de lixo e suas especificações por separação e cores nos potes de lixo e o que significa cada cor e o que material a que corresponde, à reciclagem; Visitamos na escola o ponto de armazenamento de lixo e suas especificações por separação e cores nos potes de lixo e o que significa cada cor e o que material a que corresponde, à reciclagem;

3 4ª AULA: 4ª AULA: Fizemos um breve passeio (pelo bairro, ruas próximas a escola), onde observaram as espécies de árvores presentes naquele ambiente; Fizemos um breve passeio (pelo bairro, ruas próximas a escola), onde observaram as espécies de árvores presentes naquele ambiente; Ao retornar solicitei aos alunos que produzissem um pequeno texto ou um desenho, a partir do que viram no passeio, ilustrasse também se observaram degradação ao meio ambiente e o que mais lhe chamou atenção. Ao retornar solicitei aos alunos que produzissem um pequeno texto ou um desenho, a partir do que viram no passeio, ilustrasse também se observaram degradação ao meio ambiente e o que mais lhe chamou atenção. Como atividade de casa pedi uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, tipos de árvores existentes na sua rua, no seu quintal e no seu bairro, árvores frutíferas, e espécies existentes na sua cidade; Como atividade de casa pedi uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, tipos de árvores existentes na sua rua, no seu quintal e no seu bairro, árvores frutíferas, e espécies existentes na sua cidade; 5ª AULA: 5ª AULA: Reciclando e Brincando com a Matemática. (produzimos jogos de dama, e jogo de botão, saquinho para contagem, com tampas de pet) Reciclando e Brincando com a Matemática. (produzimos jogos de dama, e jogo de botão, saquinho para contagem, com tampas de pet) Confeccionamos um boliche com garrafas pet; Confeccionamos um boliche com garrafas pet; Cada aluno deveria trazer uma garrafa plástica de refrigerante para a confecção do boliche; ( alguns esqueceram) Cada aluno deveria trazer uma garrafa plástica de refrigerante para a confecção do boliche; ( alguns esqueceram) Todos os alunos colaram na sua garrafa um número e assim cada corresponderá a posição que jogará, através de um sorteio de número; Todos os alunos colaram na sua garrafa um número e assim cada corresponderá a posição que jogará, através de um sorteio de número; Trabalhamos com adição, subtração e quantidade (brincando e aprendendo ao mesmos tempo). Trabalhamos com adição, subtração e quantidade (brincando e aprendendo ao mesmos tempo). 6ª AULA: 6ª AULA: Agora eles construíram um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado e o que observaram sobre as variedades de árvores existentes no mundo; Agora eles construíram um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado e o que observaram sobre as variedades de árvores existentes no mundo; Propus aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde apresentaram através de textos acima solicitado e os desenhos produzidos através da observação durante o passeio; Propus aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde apresentaram através de textos acima solicitado e os desenhos produzidos através da observação durante o passeio;

4 7 ª AULA: 7 ª AULA: Trabalhamos com Música, livre e depois com expressão de dança – imitando a natureza.. Trabalhamos com Música, livre e depois com expressão de dança – imitando a natureza.. Apresentei à eles o texto (música) de Luiz Gonzaga – Asa Branca, explanando sobre os perigos de se não preservar, o que pode acabar por degradar de tal forma que pouquíssimas espécies venham sobreviver em certas regiões (sertão) e falei um pouco sobre o autor; Apresentei à eles o texto (música) de Luiz Gonzaga – Asa Branca, explanando sobre os perigos de se não preservar, o que pode acabar por degradar de tal forma que pouquíssimas espécies venham sobreviver em certas regiões (sertão) e falei um pouco sobre o autor; Ouviram e cantaram a música; (amaram). Ouviram e cantaram a música; (amaram). Encenamos uma pequena peça teatral (eles produziram um pequeno teatro, por grupo / com o meu auxilio na idéia central – relacionando o meio ambiente e as árvores e o que elas podem oferecer – livre. Não foi convidado pessoas para assistir pois poderia inibi-los, e o proposto era captar o entendimento de cada aluno em relação ao tema trabalhado.); Encenamos uma pequena peça teatral (eles produziram um pequeno teatro, por grupo / com o meu auxilio na idéia central – relacionando o meio ambiente e as árvores e o que elas podem oferecer – livre. Não foi convidado pessoas para assistir pois poderia inibi-los, e o proposto era captar o entendimento de cada aluno em relação ao tema trabalhado.); Ditado com a expressão - mímica e a que palavras correspondem, (animais, rios, pássaros, peixes, ações provocadas pelo homem contra e a favor da natureza); Ditado com a expressão - mímica e a que palavras correspondem, (animais, rios, pássaros, peixes, ações provocadas pelo homem contra e a favor da natureza); 8 ª AULA: 8 ª AULA: Assistiram ao Filme (Spirit – O corcel indomável, o qual fala da degradação em favor do progresso) – perceberam o desenvolvimento dos animais comparando com os seres humanos, foi muito interessante essa comparação. Assistiram ao Filme (Spirit – O corcel indomável, o qual fala da degradação em favor do progresso) – perceberam o desenvolvimento dos animais comparando com os seres humanos, foi muito interessante essa comparação. 9 ª AULA: 9 ª AULA: Conhecemos alguns produtos que as fábricas produzem a partir das frutas retiradas da natureza, e em qual local se encontra estas árvores frutíferas; (imagens, recortes, utilizamos livros, revistas, jornais e a internet;) Conhecemos alguns produtos que as fábricas produzem a partir das frutas retiradas da natureza, e em qual local se encontra estas árvores frutíferas; (imagens, recortes, utilizamos livros, revistas, jornais e a internet;) Pesquisas (tarefa para casa, tipos de árvores, observar a escrita e a responsabilidade em trazer de volta a pesquisa); Pesquisas (tarefa para casa, tipos de árvores, observar a escrita e a responsabilidade em trazer de volta a pesquisa); 10 ª AULA: 10 ª AULA: Preparamos os materiais reciclados que tinham em suas casas e produzidos em parceria com a professora Carmina Maria e os alunos do 2º Ano, para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos expuseram os materiais para apreciação dos alunos da escola, pais e comunidade em geral. (Teve boa visitação) Preparamos os materiais reciclados que tinham em suas casas e produzidos em parceria com a professora Carmina Maria e os alunos do 2º Ano, para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos expuseram os materiais para apreciação dos alunos da escola, pais e comunidade em geral. (Teve boa visitação) Produziram um convite personalizado com folhas secas, recolhidas no pátio da escola, e enviaram aos pais. (ficou muito bonito) Produziram um convite personalizado com folhas secas, recolhidas no pátio da escola, e enviaram aos pais. (ficou muito bonito)

5 11 ª AULA: 11 ª AULA: Assistiram ao Filme (O ursinho travesso Brink Bill – (mistura de imagens reais e desenhos animados) mostrando o homem degradando a natureza), chamou muito a atenção dos alunos por essa semelhança com o real e o mundo da fantasia que eles ainda acreditam; Assistiram ao Filme (O ursinho travesso Brink Bill – (mistura de imagens reais e desenhos animados) mostrando o homem degradando a natureza), chamou muito a atenção dos alunos por essa semelhança com o real e o mundo da fantasia que eles ainda acreditam; 12 ª AULA: 12 ª AULA: Expomos a Feira do Meio Ambiente; Expomos a Feira do Meio Ambiente; 13 ª AULA: 13 ª AULA: Desenhamos desenho programado e depois ficou desenho livre, sobre as diversidades de árvores de nossa cidade; Desenhamos desenho programado e depois ficou desenho livre, sobre as diversidades de árvores de nossa cidade; 14ª AULA: 14ª AULA: Foi ditado palavras relacionadas com o tema trabalhado e depois ditado escrito na lousa; Foi ditado palavras relacionadas com o tema trabalhado e depois ditado escrito na lousa; Observamos as partes que compõem uma árvore, cartaz gigante; Observamos as partes que compõem uma árvore, cartaz gigante; O que cada parte representa para a sobrevivência da planta, num geral; O que cada parte representa para a sobrevivência da planta, num geral; 15ª AULA: 15ª AULA: Pintando a natureza, produziram pequenas telas em papel Paraná, mostra de tipos de natureza, escolha livre; Pintando a natureza, produziram pequenas telas em papel Paraná, mostra de tipos de natureza, escolha livre; Trouxeram para escola, sucos, frutas, ou alimentos confeitados com algum tipo de frutas, nozes...; Trouxeram para escola, sucos, frutas, ou alimentos confeitados com algum tipo de frutas, nozes...; Brincadeiras diversas, jogos com material reciclável. Brincadeiras diversas, jogos com material reciclável. Avaliação: O termo da avaliação se dará através da observação participação dos alunos nas atividades propostas e execução das mesmas. Avaliação: O termo da avaliação se dará através da observação participação dos alunos nas atividades propostas e execução das mesmas.

6 RELATO REFLEXIVO DO PROFESSOR Durante a execução do projeto, os alunos se mostraram interessados e motivados. Produziram textos e ilustraram os que mais lhes agradaram, pesquisaram utilizando a internet para ver imagens e a partir daí desenharam no Paint e outros pesquisaram figuras na Internet, copiaram e colaram figuras nos textos (com auxilio do instrutor), revelando criatividade e bom gosto. As aulas foram muito proveitosas e divertidas. Houve muito envolvimento por parte dos alunos e integração entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, que se tornaram ainda mais interessantes com o uso das tecnologias existente em nossa escola.

7 Amostra de Atividades


Carregar ppt "O meio ambiente: a diversidade de árvores / observando as mídias e tecnologias. Disciplina-Língua Portuguesa/Artes (Matemática, Ciências...) Público –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google