A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas Acadêmicos(as): Suzan Gracieli Modsieski Gabriel Felipe Schutz Natan Tomé Bissoli Ederson Serafim Elvis Martins André Fabiano Gnoatto Kamila Trainotti Francielle Evangelista

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação 5. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE MARÇO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana Reunião Geral 2ª semana Formação na UNIFEBE 3ª semana Planejamento na escola 4ª semana Apresentação na escola

4 INTRODUÇÃO O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Objetivo: Planejar as atividades de forma a orientar a prática de maneira sequencial e progresssiva e assim possa alcançar aos objetivos do projeto.

5 INTRODUÇÃO Importância de se realizar o Planejamento é para facilitar a preparação das aulas, bem como selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas. Como procedimento metodológico foi utilizado uma pesquisa previa dos temas e discussões do que seria realizado.

6 Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade
Neste espaço o grupo irá descrever as etapas do processo integradas as etapas do projeto : Formação e Orientação; Desenvolvimento de projetos;

7 Formação e Orientação Formação na UNIFEBE

8 Desenvolvimento de projetos
Projeto mês de Abril “Alimentação Saudável” Objetivo Geral: Proporcionar que os alunos conheçam e experimentem os benefícios da alimentação saudável, e os malefícios que uma má alimentação.

9 Projeto “Alimentação Saudável”
1° Encontro: Apresentação do projeto “Alimentação Saudável” Objetivo: Que os alunos conheçam o “Projeto Alimentação Saudável” (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades praticas. Programação: Slide: Apresentar o PIBID. (Elaine e Eder) Objetivo do projeto. (Elaine e Eder) Introdução sobre o que é alimentação. (Elaine e Eder) Confecção do diário sobre sua própria alimentação diária.(Fran) Atividade prática relacionada ao tema. No máximo 10 minutos. (Fran)

10 Projeto “Alimentação Saudável”
2° Encontro: Apresentação e Experimentação das frutas Objetivo: Que os alunos conheçam e experimentem as frutas (e discutam sobre sua alimentação). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades praticas e experimentação Programação: Apresentação do diário de alimentação Falar sobre a maçã e a banana, benefícios, experimentar. Atividades prática. Verificar o feedback dos alunos quanto ao tema trabalhado.

11 Projeto “Alimentação Saudável”
3° Encontro: Conhecer as frutas típicas do Brasil Objetivo: Que os alunos conheçam as frutas das diferentes regiões. Metodologia : Pesquisa no laboratório de informática e atividades praticas. Programação: Pesquisa de todas as frutas típicas do Brasil ( Éderson) Solicitar que colem as frutas (Andre) Conduzir as frutas e confecção do folder ( Kamilla) Elaine (mostrar como fazer o folder)

12 Projeto “Alimentação Saudável”
4° Encontro: Apresentação Artística da fruta escolhida Objetivo: Que os alunos realizar uma apresentação artística para vender a fruta . Metodologia : Em grupos deverão realizar uma apresentação artística Programação: Confecção de uma propaganda para vender a fruta (cartazes, colagens, recortes, apresentação da pesquisa.) Apresentação

13 Desenvolvimento de projetos
Projeto mês de Maio “Conhecendo os Sons” Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos o conhecimento dos diversos tipos de sons (do corpo, da natureza, instrumentais).

14 Projeto “Conhecendo os Sons”
1° Encontro: Apresentação do projeto “Conhecendo os Sons”. Objetivo: Que os alunos conheçam os sons do próprio corpo(e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Vídeos e áudios para auxiliar a apresentação. Prática “trabalhando os sons do corpo”.

15 Projeto “Conhecendo os Sons”
2° Encontro: Conhecendo os Sons da natureza. Objetivo: Que os alunos conheçam os sons da natureza(e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Apresentar um conceito. Prática com relaxamento.

16 Projeto “Conhecendo os Sons”
3° Encontro: Conhecendo os Sons dos diversos instrumentos. Objetivo: Que os alunos conheçam os sons dos instrumentos e possam construir um instrumento (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Instrumentais. Apresentação dos instrumentos. Aula prática com confecção de instrumentos.

17 Projeto “Conhecendo os Sons”
4° Encontro: Apresentação do instrumento criado Objetivo: Que os alunos apresentem os instrumentos e realizem uma atividade artística com o instrumento. Metodologia : Em grupos realizar atividade artística com os instrumentos. Programação: Apresentação do instrumento confeccionado na aula anterior. Apresentação de uma música usando o instrumento confeccionado

18 Desenvolvimento de projetos
Projeto mês de Junho “BRINCADEIRAS POPULARES” Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos o conhecimento dos diversos tipos de brincadeiras populares bem como também vivenciá-las;

19 Projeto “Brincadeiras Populares”
1° Encontro: Apresentação do projeto “Brincadeiras Populares”. Objetivo: Que os alunos conheçam e pesquisem sobre as brincadeiras populares (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação com Slides, discussões e atividades práticas. Programação: Pedir a pesquisa sobre as brincadeiras que os pais, avós, tios brincavam quando eram criança.

20 Projeto “Brincadeiras Populares”
2° e 3° Encontro: Apresentação das “Brincadeiras Populares” de seus familiares. Objetivo: Que os alunos apresentem as brincadeiras populares de seus familiares e possam vivenciá-las (e discutam sobre o tema). Metodologia : Apresentação dos alunos e em grupos a vivencia das atividades trazidas pelos alunos Programação: Apresentação da pesquisa e separar as brincadeiras que usam material e as que não utilizam. Aula prática com brincadeira que não utiliza material. Os alunos escolhem as brincadeiras que serão feitas (circuito). Escolher 3 brincadeiras que utilizam material e pedir material para próxima aula.

21 Projeto “Brincadeiras Populares”
4° Encontro: Gincana com as Brincadeiras Populares. Objetivo: Que os alunos possam participar de uma Gincana de brincadeiras populares; Metodologia : Em grupos gincana com atividades práticas. Programação: Gincana.

22 Referencias Bibliográficas
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google