A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NME – Commodities – Spandex

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NME – Commodities – Spandex"— Transcrição da apresentação:

1 NME – Commodities – Spandex
Cintia Arten Wesley Melo Mario Cuin Emilio Tormena Ramom Mota

2 NME – Commodities – Spandex

3 Índice Fatores Chave Ambiente Externo (Matriz R vs I) Análise SWOT
Matriz de Importância vs Desempenho Estratégias, Ações Propostas e Resultados Esperados Gestão Tecnologia Pessoas Influência de Outros Setores

4 Roteiro Apresentação da empresa
Cenários: contexto atual, cenários atual e futuro, ou seja, a partir do ambiente atual, construir o ambiente futuro do setor e empresa escolhidos Fatores Chave – selecionar e priorizar os principais fatores-chaves pela Matriz Importância versus Desempenho, ou seja, avaliar como as mudanças nos fatores-chaves irão afetar o ambiente da empresa escolhida Ambiente Externo, Matriz de Impacto x Grau de Incerteza Análise SWOT – Ameaças e Oportunidades, Pontos Fortes e Fracos, processos essenciais para construir uma vantagem competitiva no novo ambiente futuro Matriz de Importância vs Desempenho - Análise dos gaps Estratégias, Ações Propostas e Resultados Esperados – definir uma estratégia para a empresa, propor ações para ajustar Gestão, Tecnologia e Pessoas ao novo Ambiente e descrever os resultados esperados Gestão Tecnologia Pessoas Influência de Outros Setores

5 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
1 Clima 2 Logística 3 Custo 4 Mercado Externo 5 Hábitos do Consumidor 6 Economia 7 Poder de Barganha 8 Preocupação Ambiental 9 Qualidade 10 Concorrência 11 Inovação 12 Ambiente Político

6 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
1 Clima Atual: A empresa fabricante do fio Spandex conquistou uma cliental fiel, que da valor a qualidade e ao conforto proporcionados pelos tecidos em que o fio eh utilizado. Muitos consumidores estao dispostos a pagar mais pela roupa por ter certeza da qualidade e durabilidade da mesma. Futuro: as inovacoes continuam acontecendo e o valor agregado as roupas com tecidos tecnologicos eh cada vez maior. A empresa em questao trabalha com intuito de inovar e criar tecnologias que beneficiem o consumidor final. Contexto: O fio Spandex vem sendo utilizado de uma maneira cada vez mais abrangente e sendo explorado em situações que com exigências específicas, cada vez maiores, principalmente no setor esportivo. Isso demanda uma dinâmica no desenvolvimento de novos produtos, e de produtos com características específicas que trazem um grande desafio de pesquisa e desenvolvimento, além de um ciclo de vida mais curto para os produtos.

7 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
2 Logística Atual: O fornecimento local de Spandex é primariamente pela unidade produtiva local, enquanto que a concorrência importa o fio da Ásia. Futuro: Possibilidade de instalação de unidades produtivas locais pela concorrência, para facilitar a parte logística. Contexto: A maior concorrência do fio Spandex é do mercado asiático, que tem uma mão-de-obra mais barata. Para produtos com embalagem retornável, há uma grande desvantagem competitiva em relação ao produto local. Outra desvantagem é o tempo para atendimento ao cliente, sem correr o risco de excesso de estoque.

8 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
3 Custo Atual: O fio Spandex apresenta uma qualidade e nível de serviços superiores, que suportam um premium price. Futuro: Uma eventual iniciativa da concorrência, de reforçara a área de tecnologia, pode provocar uma concorrência mais agressiva na área de produtos mais nobres. Contexto: Por ser um produto commodity, o custo é um item fundamental e, além do local de produção, com seus custos de logísticas e de mão-de-obra associados, pode ter também fatores tributários e de custo de energia que podem ter um alto impacto.

9 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
4 Mercado Externo Atual: O fio Spandex é um produto de classe mundial, com uma base de unidades produtivas e de consumo nos cinco continentes, enquanto a concorrência está fixada primariamente na Ásia. Futuro: A unidade produtiva brasileira já exporta, como parte da teia de unidades produtivas globais, e pode ser uma unidade chave de fornecimento global caso tenha um aumento significativo de escala. Contexto: O mercado externo sofreu uma retração e vem se recuperando, mas menos que o mercado interno.

10 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
4 Mercado Externo Atual: O fio Spandex é um produto de classe mundial, com uma base de unidades produtivas e de consumo nos cinco continentes, enquanto a concorrência está fixada primariamente na Ásia. Futuro: A unidade produtiva brasileira já exporta, como parte da teia de unidades produtivas globais, e pode ser uma unidade chave de fornecimento global caso tenha um aumento significativo de escala. Contexto: O mercado externo sofreu uma retração e vem se recuperando, mas menos que o mercado interno.

11 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
5 Habitos do consumidor Atual: O consumidor final dos fios Spandex busca o conforto ao vestir as pecas de roupas produzidas com os mesmos, tanto em roupas para a pratica de esportes como nas roupas para o uso diario. Essa preocupacao com o conforto assim como com a qualidade eh cada vez mais comum. Futuro: A tendência é que o consumidor final exija cada vez mais conforto e tecnologia em suas roupas, o que torna necessária a constante inovação nas formas de uso dos fios Spandex. Contexto: Os fios Spandex têm como diferencial a elasticidade o que confere maior conforto às roupas produzidas com o mesmo. Atualmente novas tecnologias e formas de uso dos fios surgem para melhorar cada vez mais a tecnologia das roupas visando o maior conforto para o consumidor final que é cada vez mais exigente.

12 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
6 Economia Atual: As vendas dos fios Spandex cresceram no ano de 2009 e esse cenário tende a continuar em 2010, pois o consumidor final associa as marcas que usam o fio Spandex a produtos de qualidade, conforto e durabilidade. Futuro: A tendência é que o consumo mundial de roupas aumente juntamente com as taxas de crescimento da população, assim como aumenta a exigência de conforto e qualidade dos consumidores finais. Sendo assim, a perspectiva é que as vendas cresçam nos próximos anos e o cenário econômico seja favorável. Contexto: A economia global se recuperou e o consumo voltou a crescer no mundo, sendo esse um cenário favorável para as vendas dos fios Spandex.

13 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
7 Poder de Barganha Atual: O poder de barganha das marcas que se utilizam dos fios Spandex é grande pois essas são muito fortes e possuem tradição de muitos anos, tendo alcançado um patamar alto de admiração pelo consumidor final. Futuro: A imagem construída pelas marcas deve melhorar ainda mais no futuro com a associação às novas tecnologias cada vez mais modernas de fios, o que ajuda a manter o alto poder de barganha que essas marcas têm no mercado. Contexto: A tradição e o respeito associados às marcas que se utilizam dos fios Spandex faz com que as mesmas tenham um grande poder de barganha no mercado.

14 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
8 Preocupacao Ambiental Atual: Existe uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente pela empresa produtora dos fios Spandex. A criação de valor sustentável é realizada através da excelência em meio-ambiente, saúde e segurança buscando formas para conservar os recursos, reduzir as emissões e criar utilidade e durabilidade dos produtos. Futuro: Tendo a preocupação ambiental, a empresa ira procurar formas custo-efetivas para reduzir ainda mais as emissões de poluentes no ar e na água, assim como melhorar a eficiência energética e desenvolver tecnologias inovadoras que possam resultar na redução das emissões de carbono. Contexto: No cenário atual, as empresas que não demonstram ter uma preocupação com o meio-ambiente acabam perdendo o respeito de seus consumidores e mais futuramente podem ver seus recursos desaparecerem pelo uso desenfreado e não sustentável dos mesmos.

15 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
9 Qualidade Atual: A preocupação com a qualidade do produto faz parte da filosofia da empresa produtora do fio Spandex. Devido a esta atenção especial dada à qualidade, o fio Spandex se tornou popular e sua imagem passou a ser associada ao alto padrão de qualidade. Futuro: As exigências de qualidade pelo consumidor final crescem ano após ano, portanto, a empresa devem continuar com a preocupação em produzir um fio de qualidade cada vez maior. Contexto: Um dos grandes diferenciais dos fios Spandex é sua qualidade. Essa preocupação com a qualidade do produto ocorre desde o surgimento do mesmo, sendo um grande diferencial perante seus concorrentes.

16 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
10 Concorrencia Atual: Existe uma grande preocupação quanto à concorrência principalmente dos produtos chineses. Esses produtos, muitas vezes com custos menores, não apresentam o mesmo padrão de qualidade e nem a confiabilidade dos fios Spandex, porém, suas vendas têm aumentado o que os torna concorrentes cada vez mais diretos. Futuro: Com o crescimento do consumo mundial e da China, esses concorrentes tendem a ser cada vez mais presentes no mercado. A qualidade de seus produtos tende a melhorar com o aperfeiçoamento tecnológico, e, por isso, deve-se criar maneiras inovadoras de diferenciação dos produtos que utilizam o fio Spandex de forma a não perder mercado para o produto chinês. Contexto: A população mundial crescente e o desenvolvimento da China fazem com que concorrentes surjam no mercado têxtil. Com uma demanda cada vez maior, as novas empresas tentam alcançar o padrão de qualidade já adquirido através dos anos pela empresa produtora dos fios Spandex.

17 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
11 Inovacao Atual: Inovação é a palavra central no negócio da empresa que produz fios Spandex. O desenvolvimento dos primeiros fios Spandex anunciou um impulso evolutivo no mercado da moda, sendo que as roupas passaram a proporcionar maior desempenho, modelagem e níveis superiores de conforto para o consumidor. A partir daí, novas tecnologias e novos usos para os fios Spandex foram criados e atualmente são inúmeros os usos e os avanços tecnológicos observados. Futuro: A inovação continuará sendo algo de extrema importância no mercado dos fios Spandex, pois é a única maneira de buscar diferenciais que tragam vantagens cada vez mais essenciais ao consumidor final de forma a vencer a concorrência crescente. Contexto: No mercado em que se insere a empresa produtora dos fios Spandex inovação é essencial, pois o cliente final tem apetite por novidades. Criar produtos diferenciados que estimulem o interesse do consumidor é fundamental para se destacar nesse mercado.

18 Matriz de Impacto e Incerteza – Spandex
12 Ambiente Politico Atual: O cenário político atual é estável e favorável ao crescimento de produção da empresa de Spandex. Não existem incertezas quanto aos caminhos políticos do país o que gera tranqüilidade para os empresários. Futuro: Não há grandes preocupações quanto ao ambiente político futuro. Tudo indica que a estabilidade alcançada não deve ser alterada com a troca de governantes já que o país segue em crescente desenvolvimento. Contexto: A estabilidade política é algo importante para que a empresa possa se desenvolver com êxito no país. Com um cenário político sem grandes incertezas, a empresa consegue planejar suas estratégias sem preocupações com grandes mudanças políticas.

19 Forças Fraquezas Ameaças Oportunidades SWOT – Spandex
Marca, tempo de resposta Know how, escala Base instalada, tecnologia Domínio da cadeia Fraquezas Concorrer com custo Brasil vs produção com custo Ásia (burocracia, impostos, etc) Custo de manufatura Ameaças Concorrente Eco-terrorismo (indústria química) Oportunidades Novas aplicações Forte apelo ecológico (fibra sintética requer menos recursos naturais)

20 SWOT – Spandex Fazer Controle e otimização do processo químico
Terceirizar Empacotamento, logística, manutenção mecânica Desativar Unidades produtivas obsoletas Alianças Tecidos de LYCRA com Nylon e outras fibras Área de moda Desenvolver Processos de trabalho para as áreas funcionais

21 Desempenho e Importância – Spandex

22 Estratégias e Ações – Spandex
Estratégias, Ações Propostas e Resultados Esperados Gestão Diagnostico periodico do desempenho da empresa Eficiencia logistica Eficiencia de Operacoes de Trading Aspectos de Controle Tecnologia Busca de novos polímeros Desenvolvimento de novas aplicações Uso de Software para Transacoes

23 Estratégias e Ações – Spandex
Estratégias, Ações Propostas e Resultados Esperados Pessoas Construção de Relacionamento Estimulo ao desenvolvimento pessoal Influencia de Outros Setores Setor de Esporte Setor de Moda

24 Produtos Substitutivos
Gestão - Porter – Spandex Novos Entrantes Empresas coreanas se fortalecendo em spandex Clientes Novas aplicações Fornecedores Fornecedores INVISTA Desenvolvimento de opções aos fornecedores existentes Empresas Marca Know how Produtos Substitutivos Fibras naturais Fibras sintéticas de baixo custo


Carregar ppt "NME – Commodities – Spandex"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google