A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO DE LACTÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO DE LACTÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO DE LACTÁRIOS
Prof. Ricardo Laino

2 O Lactário é a área destinada ao preparo e distribuição de fórmulas lácteas e não lácteas, e dietas enterais. É ligado ao Serviço de Nutrição destinada ao preparo, higienização e distribuição de leite materno e fórmulas infantis modificadas em pó ou líquidas. Podem ser: Hospitalares Institucionais ou não hospitalares

3 Lactário Hospitalar Fórmulas lácteas e não lácteas para lactentes Fórmulas enterais adulto e pediátrico Lactário Não Hospitalar fórmulas lácteas infantis, sucos, papas de frutas e papas salgadas oferecidas às crianças até 1 ano e leite integral servido na mamadeira para crianças > 1 ano que não tenham completado a transição para a caneca.

4 Lactário Hospitalar Lactário Não Hospitalar
Formulação microbiologicamente segura e nutricionalmente adequada Lactário Hospitalar Lactário Não Hospitalar

5 O LACTÁRIO DEVE SER ÁGIL E EFICIENTE
Pré requisitos importantes para assegurar o bom funcionamento de lactários: Localização nas dependências do hospital ou da creche, Distribuição exata das áreas de trabalho, Instalação de equipamentos necessários, Gestão e supervisão para implementação de POPs para que as mamadeiras e fórmulas sejam processadas sem improviso e contaminação.

6 RDC 216/2004 – Boas Práticas em Serviços de Alimentação
LEGISLAÇÕES CFN 380/2005 – Define áreas de atuação do Nutricionista e atribuições correspondentes RDC 307/ Regulamento Técnico para projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. “Até 15 leitos pediátricos, pode ter área mínima de 15,0m² com distinção entre área suja e Limpa” RDC nº 63 de 6 de julho, requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral RDC 216/2004 – Boas Práticas em Serviços de Alimentação

7 LACTÁRIO: SETORES E EQUIPAMENTOS
Área suja: recebe as mamadeiras e as higieniza; Área limpa: onde são envazadas as dietas enterais, mamadeiras e dosagens de suplementos. Equipamentos: Autoclave Geladeira de mamadeira Refrigerador de dietas Microondas Banho-maria Ar-condicionado Purificador de água Fogão elétrico ou a gás Balança de precisão Bomba de infusão Bancadas

8 recebidas na área suja, onde são lavadas com água, detergente
121ºC por 15 minutos recebidas na área suja, onde são lavadas com água, detergente Na ausência de uma autoclave: colocar as mamadeiras em 200ppm hipoclorito/15min.

9 As mamadeiras, após serem envasadas na temperatura ambiente de 21°C, são levadas, imediatamente, para refrigeração, onde ficam a uma temperatura de 6°C e, antes de ser distribuídas, ficam em banho-Maria a uma temperatura que varia de 80 á 90°C. Em seguida são distribuídas em leito a leito dos devidos andares.

10 DISTRIBUIÇÃO As fórmulas lácteas que foram produzidas no lactário, caso não sejam distribuídas imediatamente são mantidas em temperatura ambiente até atingirem 55oC e são levadas ao resfriamento por contato com gelo até atingirem a temperatura de 21°C e após sob refrigeração a 4oC e as fórmulas que serão distribuídas rapidamente são mantidas aquecidas acima de 60oC.

11 CONTROLE BACTERIOLÓGICO
São coletadas amostras de cada tipo de fórmula envasada, a cada horário que é realizado o envase. A amostra é guardada por 48 horas em temperatura de 6°C. A cada 2 meses são recolhidas amostras de cada tipo de fórmula, pela empresa responsável pelo controle bacteriológico, para que sejam realizados testes que garantam o controle bacteriológico.

12

13 APPCC

14 APPCC

15

16 APPCC


Carregar ppt "CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO DE LACTÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google