A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software Competência: Compreender a importância do software e da engenharia de Software.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software Competência: Compreender a importância do software e da engenharia de Software."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software Competência: Compreender a importância do software e da engenharia de Software

2 Agenda O que é Software? Papel evolutivo do Software. Características do Software. Aplicações de Software.

3 O que é Software? Software de computador é o produto que os engenheiros de software projetam e constroem. Abrangem programas que executam em computadores de qualquer tamanho e arquitetura, documentos que incluem formas impressas e virtuais e dados que combinam números e texto, mas também incluem em representações de informação em figuras, em vídeo e em áudio.

4 Por que é importante? Por que afeta praticamente todos os aspectos de nossas vidas e tornou-se difundido no nosso comércio, na nossa cultura e nas nossas atividades do dia a dia.

5 Quais são os passos? Você constrói software de Computador como constrói qualquer outro produto bem-sucedido, aplicando um processo que leva a um resultado de alta qualidade, que satisfaz as necessidades das pessoas que vão usar o produto.

6 Qual é o produto do trabalho? Do ponto de vista do engenheiro de software, o produto do trabalho é o conjunto de programas, documentos e dados que compõem um software de computador. Mas do ponto de vista do usuário o produto do trabalho é a informação resultante, que de alguma forma torna melhor o mundo do usuário.

7 Papel evolutivo do Software Hoje em dia o software assume um duplo papel. Ele é produto e, ao mesmo tempo, o veículo para a entrega do produto.

8 Papel Evolutivo do Software Como produto ele disponibiliza o potencial de computação presente no computador, ou mais amplamente, numa rede de computadores acessível pelo hardware local. O software é um transformador de informação – produzindo, gerando, adquirindo, modificando, exibindo, ou transmitindo a informação, que pode ser tão simples como um único bit ou tão complexa como uma apresentação em multimídia.

9 Papel Evolutivo do Software Como veículo usado para a entrega do produto, o software age como uma base para controle do computador (sistemas operacionais), para a comunicação da informação (redes) e para a criação e o controle de outros programas (ferramentas e ambientes de software).

10 Papel Evolutivo do Software O software entrega o mais importante produto da nossa época – A Informação. O software transforma dados pessoais (p. ex: as transações financeiras de uma pessoa) de modo que possam ser mais úteis em determinado contexto; Gera informação comercial para melhorar a competitividade; Fornece um portal para as redes de informação de âmbito mundial (ex:Internet) e proporciona os meios para obter informação em todas as formas.

11 Papel Evolutivo do Software A importância do software de computadores tem passado por mudanças significativas em pouco mais de 50 anos: –Melhora surpreendente no desempenho do hardware; –Profundas modificações na arquitetura de computadores, aumento significativo na memória e na capacidade de armazenamento –Variedade de opções incomuns de entrada e saída. Isso tudo tornou os sistemas baseados em computador mais sofisticados e complexos. Sofisticação e complexidade podem produzir magníficos resultados quando um sistema é bem- sucedido, mas também pode causar enormes problemas para quem precisa construir sistemas complexos.

12 Papel Evolutivo do Software. O programador solitário de antigamente foi substituído por uma equipe de especialistas em software, com cada um se concentrando numa parte da tecnologia necessária para produzir uma aplicação complexa. Porem os mesmos questionamentos feitos ao programador solitário estão sendo feitos quando modernos sistemas baseados em computador são construídos:

13 Papel Evolutivo do Software Por que leva tanto tempo para concluir um software? Por que os custos de desenvolvimento são tão altos? Por que não podemos achar todos os erros antes de entregar o software aos clientes? Por que continuamos a ter dificuldade em avaliar o progresso enquanto o software é desenvolvido? Essas, e muitas outras perguntas, são uma manifestação da preocupação sobre o software e a maneira pela qual ele é desenvolvido – preocupação que leva a adoção da prática de engenharia de software.

14 Características do Software O Software é um elemento de um sistema lógico e não de um sistema físico. Assim, o software tem características que são consideravelmente diferentes daquelas do hardware. 1.O software é desenvolvido, ou passa por um processo de engenharia, não é manufaturado no sentido clássico. 2.O Software não se desgasta. 3.Apesar da industria estar se movendo em direção a montagem baseada em componentes, a maior parte de software continua a ser construída sob encomenda.

15 Aplicações de Software Software de Sistemas. É uma coleção de programas escritos para servir outros programas. –Exemplos: Compiladores, Utilitários para gestão de arquivos, componentes de sistemas operacionais, acionadores e processadores de telecomunicações, compartilhamento de recursos.

16 Aplicações de Software Software de Tempo Real. –Software que monitora/analisa/controla eventos do mundo real à medida que eles ocorrem é chamado de tempo real. –Resposta tipicamente varia entre 1 milissegundo a 1 segundo.

17 Aplicações de Software Software Comercial: Processamento de informação comercial é a maior área de aplicação do software. –Exemplo: Folha de pagamento, Contas a pagar/receber,controle de estoque, processamento de transações de ponto de venda

18 Aplicações de Software Software Científico e de engenharia. –Tem sido caracterizado por algoritmos que processam números. As aplicações vão da astronomia à vulcanologia, da análise automotiva de tensões à dinâmica orbital do ônibus espacial e da biologia molecular à manufatura automatizada.

19 Aplicações de Software Software Embutido: –Software embutido reside situado nas memórias ROM leitura simples e é usado para controlar produtos e sistemas para o mercado consumidor e industrial. O software embutido pode realizar funções muito limitadas e particulares (p. ex: controle de teclado par o forno de microondas).

20 Aplicações de Software Software para computadores pessoais: –Processadores de texto, Planilhas, aplicações gráficas, multimídia, diversão, gestão de bases de dados, aplicações financeiras pessoais e comerciais.

21 Aplicações de Software Software para Web. –As páginas da web recuperadas por um browser constituem software que incorpora instruções executáveis (CGI, HTML, Java) e dados (P. ex: Hipertexto e uma variedade de formatos visuais e de aúdio). –A rede se transforma em um grande computador que fornece um recurso quase ilimitado de software, que pode ser acessado por qualquer um que tenha um modem.


Carregar ppt "Engenharia de Software Competência: Compreender a importância do software e da engenharia de Software."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google