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O QUE É CONFLITO? Do latim conflitu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias, ameaças; desavença; guerra; luta; combate; colisão; choque;

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Apresentação em tema: "O QUE É CONFLITO? Do latim conflitu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias, ameaças; desavença; guerra; luta; combate; colisão; choque;"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É CONFLITO? Do latim conflitu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias, ameaças; desavença; guerra; luta; combate; colisão; choque; o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve a função da oposição e luta entre diferentes forças. (Novo Dicionário Da Língua Portuguesa)

2 Luta, combate, desavença, discórdia, disputa, atrito, antagonismo, desarmonia, controvérsia, hostilidade, desunião, guerra. (Dicionário Aurélio) O QUE É CONFLITO?

3 Significa a existência de idéias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar. (Chiavenato,1999)

4 É o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses. (Hampton,1990) O QUE É CONFLITO?

5 Surgem por um choque de interesses, personalidades, ansiedade e frustrações, lutas pelo poder e status. ORIGEM

6 NÍVEIS DOS CONFLITOS CONFLITOS INTRAPESSOAIS Ocorre dentro do indivíduo. Pode radicar no conflito de idéias, pensamentos, emoções e valores. CONFLITOS INTERPESSOAIS Quando se entra em conflito com outras pessoas.

7 NÍVEIS DOS CONFLITOS CONFLITOS INTRAGRUPAL Aquele que acontece na própria organização CONFLITOS INTERGRUPAL Aquele que acontece entre organizações

8 NATUREZA DO CONFLITO CONFLITOS DE INTERESSE CONFLITOS DE NECESSIDADE CONFLITOS DE OPINIÃO

9 Interdependência de tarefas no trabalho; Recursos compartilhados (escassos ou não); Diferenças de informação, percepção e/ou personalidade; Existência de grupos; Frustração de uma ou ambas as partes. ORIGEM

10 Constituem-se em verdadeiras arenas para conflitos individuais e grupais, nos quais os participantes lutam por seus interesses. AS ORGANIZAÇÕES:

11 São sempre invocadas como explicação para as desavenças entre pessoas e trabalho. O diagnóstico preliminar ajuda a antecipar o conflito e auxilia no controle de desavenças, pois conhecendo a personalidade do oponente é possível saber como lidar com ele. DIFERENÇAS DE PERSONALIDADE:

12 Existem vários estudos sobre fluxos de trabalho e padrões de interação e relacionamentos, mostrando que as atividades exercidas e os sentimentos pessoais geram uma interdepedência das tarefas, e são apontados como uma das causas do conflito organizacional. Seqüência das operações na empresa. INTERDEPENDÊNCIA DAS TAREFAS NO TRABALHO

13 As metas implantadas por um departamento podem entrar em conflito com as metas de outro departamento. Isso significa dizer que existe tensão e diferença entre os objetivos e metas das diversas unidades. METAS DIFERENTES

14 Esta causa de conflito é muito comum nas organizações em virtude dos seguintes fatores: Tempo do uso do computador; Utilização de verbas para aquisição de equipamentos; Espaço físico limitado. RECURSOS COMPARTILHADOS

15 COMPORTAMENTO Cargos Desenho Organizacional Cultura Organizacional Valores Organizacionais Estratégia Sistemas De Recompensas Sistemas De Controle (Chiavenato, 2004) CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS

16 Personalidade Aptidões Habilidades Competências Crenças Motivações Valores (Chiavenato, 2004) COMPORTAMENTO CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS

17 PERCEPÇÃO DO CONFLITO Destruição Raiva Desentendimento Hostilidade Guerra Ansiedade Tensão NEGATIVAS Alienação Violência Competição Ameaça Dor Desesperança

18 PERCEPÇÃO DO CONFLITO Excitante Rejuvenescedor Útil Estimulante Criativo Oportunidade de crescimento POSITIVAS Íntimo Corajoso Revelador Oportuno Enriquecedor

19 História pessoal Atitude perante a vida Crenças Valores Filosofia de vida Maturidade Família Trabalho e ambiente de trabalho Ambiente social INFLUÊNCIAS NA VISÃO DE CONFLITO

20 TIPOS DE CONFLITOS DISCUSSÃO – Contribuições diferentes podem levar a uma melhor solução COMPETIÇÃO – Estabelecimento de padrões para um desempenho superior e motivação para as pessoas conseguirem a superação. PROPRIAMENTE DITO – Trabalha sob o sistema ganha-perde, gerando falta de confiança, perspectivas diferentes e enfoques individuais no seu tratamento.

21 DISCUSSÃO Frutíferas e benéficas potencialmente COMPETIÇÃO CONFLITONocivo TIPOS DE CONFLITOS

22 1.A existência de uma liderança compartilhada, com confiança e confidência entre os membros do grupo. 2.As questões devem ser tratadas de forma que os objetivos sejam esclarecidos e a discussão se foque em fatos conhecidos, nas metas a serem perseguidas e nos métodos a serem utilizados PRÉ-REQUISITOS PARA DISCUSSÕES PRODUTIVAS:

23 1.Estabelecem-se padrões para um desempenho superior. 2.Motivam-se as pessoas para produzir e trabalhar mais para atingir tal padrão de desempenho superior. A competição só pode ser frutífera se ela for aberta, visto que nas competições fechadas tem-se uma pessoa ganhando sobre a outra, o que pode levar a conflitos destrutivos. COMPETIÇÃO:

24 O conflito como algo nocivo surge principalmente por três razões: Falta de confiança; Perspectivas diferentes; Enfoques individuais para o tratamento dos conflitos. CONFLITO:

25 Permite libertar tensões Fortalece relações quando é resolvido criativamente Pode elevar a motivação e energia para melhor execução das tarefas Permite reconhecer problemas ignorados Falta de conflito - Passividade ASPECTOS POSITIVOS

26 Faz surgir ou ressurgir problemas que foram ignorados no passado Incentiva o indivíduo a conhecer melhor o outro Motiva o aparecimento de novas idéias/soluções Aumenta o nível de lealdade e sentimento de inclusão ao grupo (bem como a colaboração)

27 Suscita comportamentos irresponsáveis Cria suspeições e desconfianças Gera desgaste emocional e sentimentos de dor Pode romper relacionamentos Cria ambiente de trabalho desagradáveis ASPECTOS NEGATIVOS

28 Interfere na comunicação entre os indivíduos ou o grupo (atraso ou ruído nas comunicações) Reduz a coesão do grupo Conflito pode ser destrutivo e levar ao desmembramento do grupo Realça as diferenças entre nós (bons) e eles (maus) ASPECTOS NEGATIVOS

29 CONFLITO CONSTRUTIVO Gente muda - Tentar novas estratégias - Comunicar de forma diferente - Mudança de objetivos Interação com objetivo de aprender ao invés de proteger (compreender, solucionar, perguntar, abrir, mudar) Não ficar atolado no conflito (o conflito não define as pessoas) Procura o aumento da auto-estima Foco na relação

30 CONFLITO DESTRUTIVO Sensação de perda no final Espiral (manipulação do poder, coerções, ameaças, decepções) Fuga do confronto direto (relacionamento indireto, evitar a pessoa, redução de dependência, acúmulo de mágoas, reclamar para terceiros do problema)

31 CONFLITO DESTRUTIVO Vingança (às vezes junta com fuga do confronto direto) Inflexibilidade e rigidez Sistema de dominação e subordinação competitivo Humilhação verbal

32 Conflito e cooperação são elementos integrados da vida de uma organização (…). Hoje, considera-se cooperação e conflito como dois aspectos de atividade social ou, melhor ainda, dois lados de uma mesma moeda, sendo que ambos são inseparavelmente ligados na prática (Chiavenato, 1987)


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