A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O INDIVÍDUO NO PROCESSO DECISÓRIO PERCEPÇÃO: O processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões com a finalidade de dar sentido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O INDIVÍDUO NO PROCESSO DECISÓRIO PERCEPÇÃO: O processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões com a finalidade de dar sentido."— Transcrição da apresentação:

1 O INDIVÍDUO NO PROCESSO DECISÓRIO PERCEPÇÃO: O processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.

2 PERCEPÇÃO FATORES QUE INFLUENCIAM: OBSERVADOR - Atitudes - Motivações - Interesses - Experiências - Expectativas SITUAÇÃO - Momento - Ambiente de Trabalho - Ambiente Social ALVO - Novidade - Movimento - Sons - Tamanho - Cenário - Proximidade - Semelhança

3 PERCEPÇÃO DA PESSOA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO: Proposta para explicar porque julgamos as pessoas diferentemente conforme o sentido que atribuímos a um dado comportamento, através da diferenciação, do consenso e da coerência. Causas Internas: Estão sob o controle do indivíduo Ex. Atraso – dormir demais e perdeu a hora? Causas Externas: Estímulos de fora – algo que força o indivíduo a se comportar mediante à situação Ex. Atraso – ficou preso em um engarrafamento?

4 TEORIA DA ATRIBUIÇÃO DIFERENCIAÇÃO: Se o indivíduo mostra ou não comportamentos diferentes em situações diversas. Ex. Atraso – ele sempre se atrasa? Por qual razão? CONSENSO: Se todas as pessoas que enfrentam determinada situação respondem da mesma forma. Ex. Atraso – todos deverão se atrasar também? COERÊNCIA: Se a pessoa reage sempre da mesma forma. Ex. Atraso – baseia-se na coerência do comportamento.

5 SIMPLIFICAÇÕES DE JULGAMENTO PERCEPÇÃO SELETIVA: Baseia-se em interesses - não se pode ver tudo. EFEITO HALO: Baseia-se em uma única característica (aparência, sociabilidade, aparência...) EFEITO CONTRASTE: As pessoas não são avaliadas isoladamente – comparação. PROJEÇÃO: Baseia-se na atribuição de nossas próprias características aos outros. ESTEREOTIPAGEM: Baseia-se na nossa percepção de grupo, na qual se faz parte (todo mulçumano é terrorista!)


Carregar ppt "O INDIVÍDUO NO PROCESSO DECISÓRIO PERCEPÇÃO: O processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões com a finalidade de dar sentido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google