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Carreira TCE/RS Lei da carreira: _proposicao.asp?SiglaTipo=PL%20&Nro Proposicao=254&AnoProposicao=2008

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Apresentação em tema: "Carreira TCE/RS Lei da carreira: _proposicao.asp?SiglaTipo=PL%20&Nro Proposicao=254&AnoProposicao=2008"— Transcrição da apresentação:

1 Carreira TCE/RS Lei da carreira: _proposicao.asp?SiglaTipo=PL%20&Nro Proposicao=254&AnoProposicao=2008 _proposicao.asp?SiglaTipo=PL%20&Nro Proposicao=254&AnoProposicao=2008 Planilha: https://spreadsheets.google.com/pub?k ey=pvySl8i7ZD6bHhVVBmS7ANQ&singl e=true&gid=0&output=html https://spreadsheets.google.com/pub?k ey=pvySl8i7ZD6bHhVVBmS7ANQ&singl e=true&gid=0&output=html

2 Resumo Bancos de Dados SGBDOtimizado p/ transações Grande concorrência OLTPRelacional Data mart Otimizado p/ análises Baixa concorrência OLAPMulti- dimensional DWOtimizado p/ análises Baixa concorrência OLAPMulti- dimensional

3 Data Warehouse SPT Marketing SPT Vendas SPT Produção SPT Contábil SPT Folha SPT RH SIG vendas SIG mkt SIG produção SIG contábil SAD, SSD, SIE, SAE

4 Prova: FCC AL-SP-Agente Téc. Legislativo Especializado – Em um sistema de banco de dados, todo acesso às informações é gerenciado pelo componente conhecido por a) Data Warehouse. b) Data Mining. c) JOIN. d) DBMS/SGBD. e) DDL.

5 Prova: CESGRANRIO EPE Existem muitos relatórios para diretores em todos os sistemas de informação transacionais de uma empresa, gerando uma sobrecarga significativa no banco de dados. Assinale a providência indicada para essa situação. a) Implantar a técnica de COCOMO. b) Implantar um Data Warehouse. c) Aumentar a quantidade de teste de estresse d) Desenvolver os sistemas utilizando modelagem orientada a objeto.

6 Veracidade ou falsidade das afirmações abaixo: I. O processamento de dados em um data warehouse é sempre referenciado como Online Analytical Processing OLAP. II. os dados em um data warehouse não são voláteis, ou seja, eles normalmente não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. III. O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, armazenados pelos sistemas transacionais.

7 IV. A informação pode ser entendida como dados processados, colocados em um contexto que lhes confere valor para usuários finais. Assim, os termos dado e informação não devem ser usados de forma intercambiável. V. O armazenamento é um componente básico de um sistema de informação. Os dados armazenados normalmente são organizados em campos, registros, arquivo e banco de dados. O banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados.

8 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais Evolução natural dos primeiros SPT Sintetiza em consultas e relatórios os inúmeros dados gravados pelos SPT no SGBD Fornece suporte à tomada de decisão para problemas rotineiros, problemas cotidianos

9 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais Objetivos: Fornecer aos administradores uma visão das operações regulares da empresa Melhorar a eficiência operacional da organização Foco no controle

10 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais Características: Suportam o nível tático (gerentes) Fornecem consultas e relatórios gerenciais padronizados, pré-agendados e pré-estipulados Dados em tempo real

11 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais Exemplos de relatórios: Regulares: relatório mensal de vendas De exceção: consultar os vendedores que não atingiram a meta mínima De problema: listar vendas canceladas por falta de produto Relatórios = documentos impressos, consultas em telas, documentos, planilhas, gráficos...

12 Assinale a opção correta, no que concerne aos sistemas de informação gerencial. A) Nos sistemas de informação gerencial, o processo de tomada de decisão é facilitado pela conversão de informações em dados brutos. B) A construção de um banco de dados constitui, por si só, um sistema de informação gerencial. C) Embora seja de extrema importância para a administração mercadológica, o sistema de informação gerencial não é adequado a outras áreas da administração, como a de produção e a financeira. D) Sistema de informação gerencial é aquele em que são geradas informações que subsidiam e apóiam o processo decisório.

13 Quanto ao sistema de informações gerenciais (SIG), assinale a opção correta. B. O termo gerencial está voltado a todo o processo administrativo, mas, em termos de SIG, volta-se prioritariamente às funções de planejamento e controle. C. Dado é um elemento em sua forma bruta que não permite por si só que os administradores compreendam determinadas situações e tomem decisões. D. A vantagem de uma organização ter um SIG bem estruturado e implementado é a redução da dependência da habilidade dos executivos em tomar decisões.

14 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Problemas estruturados: Variáveis conhecidas Dados relevantes conhecidos Pouco Julgamento e Avaliação Exemplo: quando fazer pedido de qual produto e para qual fornecedor? Computador resolve sozinho

15 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Problemas não-estruturados: Não há definição clara Nem todas as variáveis são conhecidas Dados indisponíveis Ex: por que as vendas do produto x caíram? Qual produto devemos investir mais para ter maior retorno?

16 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Processo Decisório Análise e identificação da situação Desenvolvimento de alternativa Comparação entre as alternativas Classificação dos riscos de cada alternativa Escolher a melhor alternativa Execução e avaliação

17 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão São sistemas informatizados interativos que proporcionam ao usuário um acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio a atividades de tomada de decisão semi- estruturadas ou não-estruturadas

18 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Características Bastante interativos Interface amigável Grande flexibilidade de formatos de relatórios e consultas Apóiam o executivo em todas as etapas do processo decisório

19 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Componentes: Base de conhecimento Modelos Interface com usuário

20 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Base de dados Grande quantidade de dados Dados históricos Comumente DW e Data marts Uso intensivo de ferramentas OLAP Mais modernos utilizam Data Mining

21 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Simulações Utilizam modelos Modelos são representações/abstrações da realidade Possibilita ao gestor trabalhar com hipóteses (e se?) Mais barato que tentativa e erro

22 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Objetivos Ajuda/apoio a tomada de decisões não usuais de gestores e executivos Aumentar a eficiência das decisões tomadas Aumentar o conhecimento sobre a situação que exige uma decisão

23 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão NÃO resolvem o problema sozinhos; exigem bastante envolvimento de quem os opera NÃO são utilizados para problemas estruturados Gestor deve ter cuidado para focar no problema e não em sintomas

24 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Classificação: Communication-driven SSD - suporta mais de uma pessoa compartilhando uma tarefa Data-driven SSD- ênfase no acesso a manipulação de dados internos e as vezes externos da organização Document-driven - SSD manipula informação desestruturada disponível em documentos de diversos formatos (imagem, som, texto) Knowledge-driven - SSD provê expertise armazenado como fatos, regras ou procedimentos para resolver problemas Model-driven - SSD ênfase em modelos e simulações com base nos dados informados pelo usuário

25 SADG – Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo Problemas sérios geralmente envolvem mais de uma pessoa para serem resolvidos Reuniões convencionais não são eficientes: Hierarquia dos participantes atrapalha Nem todas as idéias são explanadas Nem todos participam

26 SADG – Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo Cada participante da decisão formula suas próprias idéias e simulações e posta seus resultados SADG armazena todas as idéias postadas pelo grupo e converge para uma decisão final Nenhuma idéia deixa de ser registrada Anonimato pode ser interessante

27 Prova: FCC MPE-RS - Assessor - Área Administração Considere os sistemas de informação do tipo: I. ESS, de suporte executivo, incorporam informações resumidas dos sistemas MIS e DSS e servem para tomada de decisões não estruturadas. II. MIS, de informações gerenciais, dependem dos sistemas TPS para obter seus dados e são orientados para eventos externos. III. DSS, de suporte a decisão, são interativos para serem utilizados diretamente pelos usuários e usam sofisticadas ferramentas de modelagem e análise. IV. TPS, de processamento de transações, são centrais para o negócio e servem para o nível operacional da organização.

28 Prova: FCC BAHIAGÁS - Analista de Processos Organizacionais - Administração Nas organizações, as decisões rotineiras e as decisões causadas por variáveis diversas são denominadas, respectivamente, a) contínuas e de informações gerenciais. b) de apoio a decisões e não-estruturadas. c) estruturadas e de apoio a decisões. d) recorrentes e de informações gerenciais. e) estruturadas e não-estruturadas.

29 Prova: ESAF – CVM O sistema de apoio a decisão a) visa obter informações de todos os níveis a partir de informações detalhadas armazenadas nos sistemas de processamento de ações. b) analisa dados on-line coletados por sistemas de processamento de transição, para ajudar as pessoas a executar ações operacionais. c) visa obter informações de alto nível a partir de informações gerenciais armazenadas nos sistemas de processamento de documentos. d) analisa dados coletados por sistemas de processamento de inovação, para ajudar as pessoas a viabilizarem ações de transcrições. e) analisa dados on-line coletados por sistemas de processamento de transação, para ajudar as pessoas a tomarem decisões de negócios

30 Prova: FGV CAERN - Engenheiro de Produção A respeito dos Sistemas de Apoio à Decisão, analise as afirmativas a seguir: I. No SAD model-driven, utilizam-se dados e parâmetros providos pelos usuários para auxiliar na tomada de decisão. II. No SAD communication-driven, atende-se a várias pessoas que trabalham de forma compartilhada. III. No SAD data-driven, provê-se especialização na solução do problema por meio de conhecimentos armazenados, como regras e procedimentos.

31 Outros Sistemas Sistema especialista – conta com uma base de dados sobre um assunto (domínio) específico com diversas situações/hipóteses para problemas e suas prováveis soluções Groupware - ambientes de colaboração completos e, geralmente, construídos sobre sistemas de correio eletrônico e ferramentas de automação de escritório


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