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Carreira TCE/RS Lei da carreira:

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Apresentação em tema: "Carreira TCE/RS Lei da carreira:"— Transcrição da apresentação:

1 Carreira TCE/RS Lei da carreira: Planilha:

2 Resumo Bancos de Dados SGBD Otimizado p/ transações
Grande concorrência OLTP Relacional Data mart Otimizado p/ análises Baixa concorrência OLAP Multi-dimensional DW

3 SIG vendas SIG mkt SIG produção SAD, SSD, SIE, SAE SIG contábil
SPT Vendas SPT Marketing SIG mkt SIG produção SPT Produção SAD, SSD, SIE, SAE SPT Folha SIG contábil SPT Contábil SPT RH Data Warehouse

4 Prova: FCC- 2010-AL-SP-Agente Téc. Legislativo Especializado –
Em um sistema de banco de dados, todo acesso às informações é gerenciado pelo componente conhecido por a) Data Warehouse. b) Data Mining. c) JOIN. d) DBMS/SGBD. e) DDL.

5 Prova: CESGRANRIO - 2007 - EPE
Existem muitos relatórios para diretores em todos os sistemas de informação transacionais de uma empresa, gerando uma sobrecarga significativa no banco de dados. Assinale a providência indicada para essa situação. a) Implantar a técnica de COCOMO. b) Implantar um Data Warehouse. c) Aumentar a quantidade de teste de estresse d) Desenvolver os sistemas utilizando modelagem orientada a objeto.

6 Veracidade ou falsidade das afirmações abaixo:
I. O processamento de dados em um data warehouse é sempre referenciado como Online Analytical Processing OLAP. II. os dados em um data warehouse não são voláteis, ou seja, eles normalmente não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. III. O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, armazenados pelos sistemas transacionais.

7 IV. A informação pode ser entendida como dados processados, colocados em um contexto que lhes confere valor para usuários finais. Assim, os termos dado e informação não devem ser usados de forma intercambiável. V. O armazenamento é um componente básico de um sistema de informação. Os dados armazenados normalmente são organizados em campos, registros, arquivo e banco de dados. O banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados.

8 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Evolução natural dos primeiros SPT Sintetiza em consultas e relatórios os inúmeros dados gravados pelos SPT no SGBD Fornece suporte à tomada de decisão para problemas rotineiros, problemas cotidianos

9 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos: Fornecer aos administradores uma visão das operações regulares da empresa Melhorar a eficiência operacional da organização Foco no controle

10 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Características: Suportam o nível tático (gerentes) Fornecem consultas e relatórios gerenciais padronizados, pré-agendados e pré-estipulados Dados em tempo real

11 SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Exemplos de relatórios: Regulares: relatório mensal de vendas De exceção: consultar os vendedores que não atingiram a meta mínima De problema: listar vendas canceladas por falta de produto Relatórios = documentos impressos, consultas em telas, documentos, planilhas, gráficos...

12 Assinale a opção correta, no que concerne aos sistemas de informação gerencial.
A) Nos sistemas de informação gerencial, o processo de tomada de decisão é facilitado pela conversão de informações em dados brutos. B) A construção de um banco de dados constitui, por si só, um sistema de informação gerencial. C) Embora seja de extrema importância para a administração mercadológica, o sistema de informação gerencial não é adequado a outras áreas da administração, como a de produção e a financeira. D) Sistema de informação gerencial é aquele em que são geradas informações que subsidiam e apóiam o processo decisório.

13 Quanto ao sistema de informações gerenciais (SIG), assinale a opção correta.
B. O termo gerencial está voltado a todo o processo administrativo, mas, em termos de SIG, volta-se prioritariamente às funções de planejamento e controle. C. Dado é um elemento em sua forma bruta que não permite por si só que os administradores compreendam determinadas situações e tomem decisões. D. A vantagem de uma organização ter um SIG bem estruturado e implementado é a redução da dependência da habilidade dos executivos em tomar decisões.

14 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Problemas estruturados: Variáveis conhecidas Dados relevantes conhecidos Pouco Julgamento e Avaliação Exemplo: quando fazer pedido de qual produto e para qual fornecedor? Computador resolve sozinho

15 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Problemas não-estruturados: Não há definição clara Nem todas as variáveis são conhecidas Dados indisponíveis Ex: por que as vendas do produto “x” caíram? Qual produto devemos investir mais para ter maior retorno?

16 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Processo Decisório Análise e identificação da situação Desenvolvimento de alternativa Comparação entre as alternativas Classificação dos riscos de cada alternativa Escolher a melhor alternativa Execução e avaliação

17 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
São sistemas informatizados interativos que proporcionam ao usuário um acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio a atividades de tomada de decisão semi-estruturadas ou não-estruturadas

18 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Características Bastante interativos Interface amigável Grande flexibilidade de formatos de relatórios e consultas Apóiam o executivo em todas as etapas do processo decisório

19 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Componentes: Base de conhecimento Modelos Interface com usuário

20 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Base de dados Grande quantidade de dados Dados históricos Comumente DW e Data marts Uso intensivo de ferramentas OLAP Mais modernos utilizam Data Mining

21 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Simulações Utilizam modelos Modelos são representações/abstrações da realidade Possibilita ao gestor trabalhar com hipóteses (e se?) Mais barato que tentativa e erro

22 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Objetivos Ajuda/apoio a tomada de decisões não usuais de gestores e executivos Aumentar a eficiência das decisões tomadas Aumentar o conhecimento sobre a situação que exige uma decisão

23 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
NÃO resolvem o problema sozinhos; exigem bastante envolvimento de quem os opera NÃO são utilizados para problemas estruturados Gestor deve ter cuidado para focar no problema e não em “sintomas”

24 SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
Classificação: Communication-driven SSD - suporta mais de uma pessoa compartilhando uma tarefa Data-driven SSD- ênfase no acesso a manipulação de dados internos e as vezes externos da organização Document-driven - SSD manipula informação desestruturada disponível em documentos de diversos formatos (imagem, som, texto) Knowledge-driven - SSD provê expertise armazenado como fatos, regras ou procedimentos para resolver problemas Model-driven - SSD ênfase em modelos e simulações com base nos dados informados pelo usuário

25 SADG – Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo
Problemas sérios geralmente envolvem mais de uma pessoa para serem resolvidos Reuniões convencionais não são eficientes: Hierarquia dos participantes atrapalha Nem todas as idéias são explanadas Nem todos participam

26 SADG – Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo
Cada participante da decisão formula suas próprias idéias e simulações e posta seus resultados SADG armazena todas as idéias postadas pelo grupo e converge para uma decisão final Nenhuma idéia deixa de ser registrada Anonimato pode ser interessante

27 Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - Área Administração
Considere os sistemas de informação do tipo: I. ESS, de suporte executivo, incorporam informações resumidas dos sistemas MIS e DSS e servem para tomada de decisões não estruturadas. II. MIS, de informações gerenciais, dependem dos sistemas TPS para obter seus dados e são orientados para eventos externos. III. DSS, de suporte a decisão, são interativos para serem utilizados diretamente pelos usuários e usam sofisticadas ferramentas de modelagem e análise. IV. TPS, de processamento de transações, são centrais para o negócio e servem para o nível operacional da organização.

28 Prova: FCC - 2010 - BAHIAGÁS - Analista de Processos Organizacionais - Administração
Nas organizações, as decisões rotineiras e as decisões causadas por variáveis diversas são denominadas, respectivamente, a) contínuas e de informações gerenciais. b) de apoio a decisões e não-estruturadas. c) estruturadas e de apoio a decisões. d) recorrentes e de informações gerenciais. e) estruturadas e não-estruturadas.

29 Prova: ESAF – CVM O sistema de apoio a decisão a) visa obter informações de todos os níveis a partir de informações detalhadas armazenadas nos sistemas de processamento de ações. b) analisa dados on-line coletados por sistemas de processamento de transição, para ajudar as pessoas a executar ações operacionais. c) visa obter informações de alto nível a partir de informações gerenciais armazenadas nos sistemas de processamento de documentos. d) analisa dados coletados por sistemas de processamento de inovação, para ajudar as pessoas a viabilizarem ações de transcrições. e) analisa dados on-line coletados por sistemas de processamento de transação, para ajudar as pessoas a tomarem decisões de negócios

30 Prova: FGV - 2010 - CAERN - Engenheiro de Produção
A respeito dos Sistemas de Apoio à Decisão, analise as afirmativas a seguir: I. No SAD model-driven, utilizam-se dados e parâmetros providos pelos usuários para auxiliar na tomada de decisão. II. No SAD communication-driven, atende-se a várias pessoas que trabalham de forma compartilhada. III. No SAD data-driven, provê-se especialização na solução do problema por meio de conhecimentos armazenados, como regras e procedimentos.

31 Outros Sistemas Sistema especialista – conta com uma base de dados sobre um assunto (domínio) específico com diversas situações/hipóteses para problemas e suas prováveis soluções Groupware - ambientes de colaboração completos e, geralmente, construídos sobre sistemas de correio eletrônico e ferramentas de automação de escritório


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