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Comércio Eletrônico Internet e o World Wide Web Conglomerado de milhares de redes eletrônicas interconectadas Meio global de comunicação Comunicação.

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Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico Internet e o World Wide Web Conglomerado de milhares de redes eletrônicas interconectadas Meio global de comunicação Comunicação."— Transcrição da apresentação:

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2 Comércio Eletrônico

3 Internet e o World Wide Web Conglomerado de milhares de redes eletrônicas interconectadas Meio global de comunicação Comunicação a baixo custo Acesso a diversas fontes de informação Democratização do acesso à informação Servidor WWW mantém vínculos com dados espalhados por toda Internet

4 Comércio Eletrônico Definição O Comércio Eletrônico se refere ao comércio que atualmente ocorre na Internet através de um consumidor que acessa um site de vendas e faz suas compras no mesmo.

5 Comércio Eletrônico Definições: Qualquer forma de transação de negócio na qual as partes interagem eletronicamente, ao invés de compras físicas ou contato físico direto. (Colm Ryan) É a produção, promoção, venda, e distribuição de produtos por meio de redes de telecomunicação. (OMC)

6 1.3 Comércio Eletrônico (cont.) Exemplos: Varejo eletrônico: Cliente é uma pessoa física e não uma companhia Transações internas dentro de uma empresa Fornecimento de informações a uma organização externa sem custo. Redução de custos através da eliminação de intermediários

7 1.4 E-commerce X E-business E-Commerce: marketing vendas compra de produtos e serviços pela Internet E-business: Aumenta o desempenho do negócio por meio da conectividade Conecta as cadeias de valores entre negócios (B2B) e entre negócio e consumidor (B2C)

8 Comércio Eletrônico A Matriz do Comércio Eletrônico Fonte: The Economist

9 Comércio Eletrônico B2B Refere-se a relação de compra e venda entre empresas, isto é, a relação entre empresas e seus fornecedores. Muitas companhias de tecnologia, incluindo Cisco e Oracle, têm transferido quase todas as suas compras (e também grande parte de suas vendas) para a Web.

10 Comércio Eletrônico B2C Envolve a atividade de venda a varejo na Internet (relação entre a empresa e o consumidor). Um exemplo típico deste caso é a de venda de livros online realizada pela Amazon.com e Submarino.com.br.

11 Comércio Eletrônico B2C Existem dois tipos de portais, aqueles que optaram em ter o produto disponível no próprio estoque e os que efetuam a compra junto ao fornecedor depois de venderem o produto pela Web.

12 Comércio Eletrônico C2B Ainda pequeno, tira vantagem do poder da Internet para conduzir negociações ao inverso. Neste caso, são os consumidores que negociam suas passagens aéreas, por exemplo, cabendo às companhias aéreas decidirem quando aceitar a oferta ou não. Um site que enquadra neste caso é o Priceline.com.

13 Comércio Eletrônico C2C Este segmento cobre a nova moda dos leilões virtuais (relação direta entre consumidores). Neste caso pode-se citar o Ebay e iBazar

14 Comércio Eletrônico Alternativas Rede PrivadaRede Privada Troca eletrônica de documentos (EDI) Troca eletrônica de documentos (EDI) Extranet Extranet Rede PúblicaRede Pública Internet Internet Fax Fax Rede ComercialRede Comercial Sistema de compensação EDI Sistema de compensação EDI Rede VAN Rede VAN

15 Comércio Eletrônico Vantagens Maior possibilidade de comparação de preçosMaior possibilidade de comparação de preços Grande variedade de produtosGrande variedade de produtos

16 Comércio Eletrônico Desvantagens Não é capaz de reproduzir a função social dos shoppingsNão é capaz de reproduzir a função social dos shoppings Alto custo para vender online materiais pesados e difíceis de se transportarAlto custo para vender online materiais pesados e difíceis de se transportar

17 Comércio Eletrônico Classificação dos produtos Produtos/Serviços de alto contato (roupas, sapatos etc)Produtos/Serviços de alto contato (roupas, sapatos etc) Produtos/Serviços de baixo contato (Computadores, livros, CDs etc)Produtos/Serviços de baixo contato (Computadores, livros, CDs etc)

18 Campeões de venda online Alguns dos principais sites de vendas no Brasil, em 1999 (em milhões de reais) 2,8 Saraiva 2,9 Microsite 3,0 Ponto Frio 3,5 Shoptime 3,9 Siciliano 6,0 IBM 9,6 Pão de Açúcar 60,0 Itautec

19 Produtos e Serviços mais vendidos pela rede na América Latina em 1999 (em milhões de dólares) 5,0CDs 10,0Softwares 18,0De Supermercados 18,0Eletrônicos 28,0Livros 70,0Microcomputadores 158,0Viagens

20 Estratégias de Mercado Vendas abaixo do custo Risco de falência Comércio Eletrônico

21 Faturamento no Brasil Data Monitor (em US$ milhões)

22 Internet Número de Assinantes (Em milhões)

23 Estudo de Caso Site de Varejo e Prestação de Serviços

24 Informações Criado em outubro de 1999Criado em outubro de 1999 Atende cerca de 36 mil pedidos por mêsAtende cerca de 36 mil pedidos por mês Oferece 125 mil itens (livros, CDs, brinquedos etc)Oferece 125 mil itens (livros, CDs, brinquedos etc) Mais de 150 mil produtos no estoqueMais de 150 mil produtos no estoque Base de 2000 fornecedores potenciaisBase de 2000 fornecedores potenciais

25 Causa x Consequência Planejado para atender determinada demanda, viu- se obrigado a uma reestruturação para cumprir um volume que, logo no início, revelou-se maior do que o esperado. Reclamações de clientes tanto no atendimento quanto na entrega

26 Soluções Tempo de entrega de 12 para 2,7 dias Aumento do número de títulos disponíveis no estoque para entrega imediataAumento do número de títulos disponíveis no estoque para entrega imediata Investimento: US$ 8 milhões Contratação de profissionais especializados na Logística e conhecedores dos produtos oferecidos pela empresaContratação de profissionais especializados na Logística e conhecedores dos produtos oferecidos pela empresa

27 Problemas Remanescentes Pagamento por meio de boleto bancário Atraso na entrega do produto Pagamento com cartão de crédito Motivo de desconfiança pelos internautas

28 Recebimento e Processamento dos Pedidos Base de Dados WMS Back office Oracle Centro de distribuição Cliente

29 Metas Investir em CRMInvestir em CRM Inauguração do depósito para abrigar 300 mil produtos no bairro de Barra Funda SPInauguração do depósito para abrigar 300 mil produtos no bairro de Barra Funda SP

30 A Nova Economia Modo interamente novo de ver a Economia no país e no mundo Economia das novas tecnologias Mudanças radicais na forma como os consumidores administram suas economias, vidas sociais e profissionais A Informação é estratégica para a competição no mercado Integração é a palavra-chave

31 Princípios da Nova Economia Presença física Tamanho Tempo Pessoas & Conhecimento Crescimento Valor do Negócio Eficiência Mercado Transações Impulso Plano Estratégico Não tem mais importância O tamanho das companhias é menos relevante.. A escala do tempo é cada vez menor O que há de mais valioso. Acelerado pela rede Crescimento exponencial pelo market share. Infomediários repõem intermediários. Clientes ganham poder e fornecedores novas oportunidades. Baixo custo. Qualquer produto está disponível em qualquer lugar do mundo. Dinâmico - foco em ações críticas e reavaliação permanente


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