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Modelos de E-business. Modelo Vitrine on-line (ou Loja Virtual) Modelo Leilão e Leilão Reverso Modelo Portal/Marketplace Modelos de Precificação Dinâmica.

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1 Modelos de E-business

2 Modelo Vitrine on-line (ou Loja Virtual) Modelo Leilão e Leilão Reverso Modelo Portal/Marketplace Modelos de Precificação Dinâmica Modelo Misto (estrutura física e virtual) Fonte: Deitel, H.M. E-business e e-commerce para Administradores. São Paulo: Personal Education do Brasil, 2004.©

3 Modelo Vitrine on-line

4 Forma básica de e-commerce: interação direta entre comprador e vendedor; Gerenciamento: –organizar catálogo de produtos on-line; –processar pedidos; –aceitar pagamentos - ambiente seguro; –enviar a mercadoria; –gerenciar os dados dos clientes (perfil); –divulgação do site (marketing); –tecnologia carrinho de compras.

5 Modelo Vitrine on-line -

6 Catalogo Eletrônico Informação dos produtos de determinada empresa, em formato digital e normalizado, de forma a permitir pesquisar, selecionar e comparar produtos nas transações on-line.

7 Vitrine on-line Carrinho de Compra Tecnologia de processamento que permite aos clientes fazerem compras acumulando itens de interesse. O catálogo de produtos que dá apoio ao carrinho de compras que fica em uma base de dados hospedado em um servidor de comércio eletrônico.

8 Modelo Shopping Centers on-line Os shopping centers on line apresentam uma ampla seleção de produtos e serviços aos consumidores. Oferecem maior conveniência do que vitrines on-line Os consumidores podem fazer usas compras em várias lojas, mas fazendo uma só transação. Muitas vezes sites desse tipo operam como portais de compras, direcionando o tráfego para líderes de venda a varejo.

9 Modelo Shopping Centers on-line

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11 Modelo Leilão Usuários podem vender ou comprar; –Vendedor: estipula preço mínimo e prazo final de encerramento –Comprador: faz um lance O site cobra percentual sobre a venda; Leilões B2B: compradores e vendedores são empresas que utilizam leilões para vender excesso de estoque e ganhar acesso a novos clientes sensíveis aos preços. –http://www.webb.com.br/http://www.webb.com.br/

12 Modelo Leilão Como vendedor: pode anunciar o item que quer vender, estipular o preço mínimo e definir o prazo final para encerramento do leilão. Como licitante: pode pesquisar no site quanto à disponibilidade do item procurado, ver o lance atual e fazer lances de acordo com as condições especificadas

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15 Modelo Leilão Reverso É o comprador que cadastra a mercadoria que quer adquirir. O comprador deve registrá-la com a maior riqueza de detalhes possível. Os vendedores que tiverem a mercadoria procurada passarão a ofertá-la no site. O comprador fechará o negócio com quem lhe oferecer as melhores condições, ou seja, quem lhe der o menor lance. Muito usado para B2B e pelo Governo.

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17 - pregão eletrônico

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20 Modelo Portal Os usuários encontram em um único lugar tudo o que precisam; Notícias, informações, pesquisa na WEB, lazer, e-commerce, etc. Portais horizontais: agregam informações sobre muitos tópicos Portais verticais: informações pertinentes a uma única área de interesse

21 Portal horizontal

22 Portal vertical - Portal da educação

23 Modelo faça seu preço Modelo de comparação de preços –www.jacotei.com.br ; Modelo barganha (ou troca) Desconto Oferta de produtos e serviços gratuitos Modelos de Precificação Dinâmica

24 Modelo Faça o seu Preço Esse modelo permite aos consumidores estabelecer os preços que estão dispostos a pagar por produtos e serviços. Muitos sites que seguem esse modelo formam parceria com líderes de setores como viagens, financiamento, varejo etc. Esses líderes recebem o preço desejado pelo cliente através do intermediário e decidem se vendem ou não. Se o preço proposto for recusado, o cliente pode propor outro preço. Se o preço proposto for aceito, o cliente é obrigado a pagar.

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26 Modelo de Comparação de Preços

27 Modelo de Preço Sensível à Demanda Permite que compradores comprem em grandes grupos com a finalidade de obter descontos. Quanto maior o número de pessoas a comprar um produto em uma única aquisição, mais baixo será o custo para cada pessoa.

28 Modelo Barganha É o método de troca, onde um item é oferecido em troca de outro. Permite a venda de produtos, por pessoas e empresas. O vendedor faz uma oferta inicial com a intenção de barganha até chegar a uma acordo final com o comprador. Modelo útil para uma empresa com produto estocado em excesso.

29 Modelo Barganha

30 Modelo Descontos

31 Modelos Descontos

32 Modelo Oferta de Produtos e Serviços Gratuitos

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34 Negócios com estrutura física e virtual Negócio físicos e virtuais: compra on-line, retira mercadoria na loja; aumento da complexidade contábil; aumento dos custos administrativos;

35 Pesquise sobre Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0 –Apresente suas características, e diferenças Entrega no final da aula por Equipe de 2 pessoas Trabalho


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