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Administração uma Introdução.

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Apresentação em tema: "Administração uma Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Administração uma Introdução.

2 Por que ter noções em Administração?
Melhorar o funcionamento das organizações. Tirar as organizações do “caos”. Compreender como se dá o processo administrativo e as peculiaridades de cada tipo de organização. “Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes morrem”. “É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que, cada vez mais, o declínio significa a morte da organização”.

3 O Que é Administração ?

4 Administração é... “... um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (SILVA, 2004) “... o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais”. (CHIAVENATO, 2004)

5 Conceitos de Administração
 Administração "é o ato de realizar uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço para outro." CHIAVENATO (1993, pg. 9)  "Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos." STONER & FREEMAN (1995, p.4)

6 Os Elementos do Conceito de Administração
Recursos materiais Recursos financeiros Utilização eficiente e eficaz dos recursos Atividades Administrativas Alcance de Metas Recursos informacionais Recursos humanos Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

7 CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS
Conteúdo Principal Denominação Tradicional Concepção Americana Materiais e Físicos Edifícios e Terrenos Máquinas, Equiptos Instalações, mat.prima Tecn. de produção Natureza Materiais and machinery Financeiros capital, crédito, receita investimentos Capital Money Humanos diretores, gerentes chefes, supervisores funcionários/operários técnicos Trabalho Man Mercadológicos Mercado de cliente, consumidores Não tem cor respondente Martketing Administradores Planejamento, Organi- zação, Direção e Con- trole Empresa Management

8 Funções Administrativas
São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. As funções administrativas constituem o processo administrativo. São elas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

9 As Funções Administrativas e suas Características
1 2 PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. 4 3 CONTROLE DIREÇÃO/LIDERANÇA Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças.

10 O Processo Administrativo
Planejamento RECURSOS Humanos Financeiros Materiais Informação Tecnologia RESULTADOS Alcance de metas; Melhoria de desempenho Aumento de capacidades e recursos para metas futuras Controle Organização Direção

11 Os Níveis Administrativos e suas Funções
Estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais. Alta administração (Diretoria) Média administração (Gerência) Administração operacional (Supervisão ou Chefia) Pessoal não administrativo (Pessoal de Operações) Implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos. Direção e supervisão do trabalho do pessoal operacional nos processos de produção. Uso das habilidades técnicas para realização das várias tarefas e atividades da organização.

12 Habilidades e Papéis do Administrador
Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Habilidades Conceituais (Idéias e conceitos abstratos) Habilidades Humanas (Relacionamento interpessoal) Habilidades Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Alta Direção Gerência Supervisão Execução das Operações Fazer e executar

13 Habilidades e Papéis do Administrador
Funções e papéis Grandes Empresas Pequenas empresas Planejamento Normalmente tem objetivos e planos formais escritos, com foco no negócio global Normalmente possui planos e objetivos informais, que não são escritos com foco global Organização Tende a ter escrituras formais de organização com políticas e procedimentos claros, contemplando os três níveis gerenciais. Os cargos tendem a ser especializados Tende a ter estruturas informais sem políticas e procedimentos claros, com menos do que três níveis de gerencia . Os cargos tendem a ser mais gerais Liderança O gestor costuma ser mais participativos, dando aos funcionários maior oportunidade de se expressarem sobre como fazer seu trabalho e permitindo que tomem mais decisões. Os empreendedores tendem a ser mais autocráticas, muitas vezes impondo suas decisões Controle Tende a ser sistemas computadorizados de controle mais sofisticados. Tende a usar sistemas de controle menos sofisticados e a confiar mais na observação. Papéis gerenciais importantes Alocar de recursos Empreendedorismo e porta-voz.

14 As Competências Duráveis do Administrador
Conhecimento Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e soluções. Atitude Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito de equipe. Liderança e comunicação.

15 Alguns Fatores que Provocam Impactos sobre as Organizações
Crescimento da organizações; Concorrência mais aguda; Sofisticação da tecnologia; Taxas elevadas de inflação; Globalização da economia e internacionalização dos negócios; Visibilidade maior das organizações.

16 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO
A administração busca dois objetivos principais: proporcionar eficiência e eficácia às empresas. A eficiência refere-se aos meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados. A eficácia refere-se aos fins: objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.

17 EFICÁCIA EFICIÊNCIA Preocupação com Os fins
os meios fazer as coisas corretamente preocupação com métodos, processos, regras e regulamentos. preocupação com os problemas jogar um belíssimo futebol escolher o melhor roteiro não faltar às aulas alcançar os objetivos e metas preocupação com resultados, metas, objetivos e fins preocupação com as soluções marcar o gol e vencer o jogo chegar ao destino da viagem aprender a ser bem sucedido

18 O administrador eficiente está sempre procurando os melhores métodos e processos de trabalho e tentando fazer as coisas corretamente e com perfeição. O administrador eficaz está sempre procurando os melhores resultados e tentando alcançar os objetivos empresariais. Eficácia e eficiência andam juntas, porém, de nada vale a eficiência (fazer bem) se a eficácia (alcançar objetivos e obter resultados) não for alcançada.

19 Pequena Empresa São poucas as pessoas que conseguem definir e entender o seu conceito. Até mesmo em vários países e em suas instituições internas, é comum a variedade de critérios para sua classificação. Os critérios mais comuns para definição de pequena empresa envolvem desde o faturamento, o número de empregados, o capital, as vendas. No Brasil, a (lei número 9.317/96, de 5 de dezembro de 1996 [ LEI96]), define, para os seus fins, micro empresas como sendo "a pessoa jurídica que tenha auferido, no ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ ,00 (cento e vinte mil reais)" e empresa de pequeno porte como a "pessoa jurídica que tenha auferido, no ano calendário, receita bruta superior a R$ ,00 (cento e vinte mil reais) e igual ou inferior a R$ ,00 (setecentos e vinte mil reais)". O surgimento de uma pequena empresa se dá através de um empreendedor, que ao ser o principal executivo, acaba por influenciar a organização, dando-lhe seu próprio estilo em relação a características individuais como: arrojo, crenças, obstinação pelo trabalho e pelo sucesso.

20 Pequena Empresa Pontos Fortes:
Arrojo, crença e obstinação pelo trabalho; Agilidade nas ações e na tomada de decisões; Informações internas circulam com mais facilidade; Melhor entendimento da organização pelos funcionários; Funcionários estão mais próximos dos clientes; Mão de obra com utilização otimizada; Funcionários mais generalistas; Adaptabilidade maior em relação às mudanças de mercado; Flexibilidade de adaptação ao mercado.

21 Pequena Empresa Pontos Fracos:
Característica gerencial autoritária e centralizadora; Individualismo pelo medo da concorrência; Dificuldade de comunicação com o meio ambiente; Visão distorcida dos recursos humanos; Pouco profissionalismo no atendimento aos clientes; Empregos menos vantajosos, para os trabalhadores; Falta de pessoal qualificado para tarefas específicas e sobrecarga de trabalho; Poucos investimentos em treinamentos ; Baixo poder de barganha em relação à contratação de empréstimos; Capacidade de produção limitada; Produção em baixa escala

22 Tecnologia e Administração
Desde a Revolução Industrial, a tecnologia vem influenciando as Organizações e sua Administração. Força humana substituída pela força a vapor Máquina de escrever Telefone Transporte Computador

23 Teoria de Sistemas Feed-back Entradas (inputs) Sistema Saídas
(Outputs) Informação Materiais Decisão Produtos Análise Transformação

24 A Informática na Administração
1a. Rev. Industrial: força humana x força vapor 2a. Rev. Industrial: cérebro humano x softwares complexos Consequências da informática no mundo organizacional são: Automação TI SIG Integração negócios E-business

25 A Informática na Administração
Automação: Ultramecanização Processo contínuo e controle automático Robotização TI: Compressão do espaço e do tempo Conectividade: maior proximidade entre filiais SIG (Sistemas de Informação Gerencial): Banco de dados com arquivos interligados

26 A Informática na Administração
Integração negócios Fornecedores, filiais, clientes Integração do sistema interno: ERP (Enterprise Resource Management) B2B, B2C E-business WWW (Wide World Web) Acesso rápido às informações


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