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CEUT 1 Administração uma Introdução.. CEUT 2 Por que ter noções em Administração? 1. Melhorar o funcionamento das organizações. 2. Tirar as organizações.

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1 CEUT 1 Administração uma Introdução.

2 CEUT 2 Por que ter noções em Administração? 1. Melhorar o funcionamento das organizações. 2. Tirar as organizações do caos. 3. Compreender como se dá o processo administrativo e as peculiaridades de cada tipo de organização. Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes morrem. É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que, cada vez mais, o declínio significa a morte da organização.

3 CEUT 3 O Que é Administração ?

4 CEUT 4 Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais. (SILVA, 2004)... o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. (CHIAVENATO, 2004)

5 CEUT 5 Administração "é o ato de realizar uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço para outro." CHIAVENATO (1993, pg. 9) "Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos." STONER & FREEMAN (1995, p.4) Conceitos de Administração

6 CEUT 6 Os Elementos do Conceito de Administração Recursos materiais Recursos financeiros Recursos humanos Recursos informacionais Alcance de Metas Atividades Administrativas Utilização eficiente e eficaz dos recursos Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

7 CEUT 7 RecursosConteúdo PrincipalDenominação Tradicional Concepção Americana Materiais e Físicos Edifícios e Terrenos Máquinas, Equiptos Instalações, mat.prima Tecn. de produção NaturezaMateriais and machinery Financeiros capital, crédito, receita investimentos CapitalMoney Humanos diretores, gerentes chefes, supervisores funcionários/operários técnicos TrabalhoMan Mercadológicos Mercado de cliente, consumidores Não tem cor respondente Martketing Administradores Planejamento, Organi- zação, Direção e Con- trole EmpresaManagement CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS

8 CEUT 8 Funções Administrativas São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. As funções administrativas constituem o processo administrativo. São elas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

9 CEUT 9 Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças. Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO 12 DIREÇÃO/LIDERANÇA 3 CONTROLE 4 As Funções Administrativas e suas Características

10 CEUT 10 O Processo Administrativo RECURSOS Humanos Financeiros Materiais Informação Tecnologia RECURSOS Humanos Financeiros Materiais Informação Tecnologia RESULTADOS Alcance de metas; Melhoria de desempenho Aumento de capacidades e recursos para metas futuras RESULTADOS Alcance de metas; Melhoria de desempenho Aumento de capacidades e recursos para metas futuras PlanejamentoDireção Organização Controle

11 CEUT 11 Estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais. Alta administração (Diretoria) Média administração (Gerência) Administração operacional (Supervisão ou Chefia) Pessoal não administrativo (Pessoal de Operações) Implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos. Direção e supervisão do trabalho do pessoal operacional nos processos de produção. Uso das habilidades técnicas para realização das várias tarefas e atividades da organização. Os Níveis Administrativos e suas Funções

12 CEUT 12 Habilidades e Papéis do Administrador Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Habilidades Conceituais (Idéias e conceitos abstratos) Habilidades Humanas (Relacionamento interpessoal) Habilidades Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Alta Direção Gerência Supervisão Execução das Operações Fazer e executar

13 CEUT 13 Habilidades e Papéis do Administrador Funções e papéisGrandes EmpresasPequenas empresas Planejamento Normalmente tem objetivos e planos formais escritos, com foco no negócio global Normalmente possui planos e objetivos informais, que não são escritos com foco global Organização Tende a ter escrituras formais de organização com políticas e procedimentos claros, contemplando os três níveis gerenciais. Os cargos tendem a ser especializados Tende a ter estruturas informais sem políticas e procedimentos claros, com menos do que três níveis de gerencia. Os cargos tendem a ser mais gerais Liderança O gestor costuma ser mais participativos, dando aos funcionários maior oportunidade de se expressarem sobre como fazer seu trabalho e permitindo que tomem mais decisões. Os empreendedores tendem a ser mais autocráticas, muitas vezes impondo suas decisões Controle Tende a ser sistemas computadorizados de controle mais sofisticados. Tende a usar sistemas de controle menos sofisticados e a confiar mais na observação. Papéis gerenciais importantes Alocar de recursosEmpreendedorismo e porta- voz.

14 CEUT 14 Conhecimento Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e soluções. Atitude Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito de equipe. Liderança e comunicação. As Competências Duráveis do Administrador

15 CEUT Crescimento da organizações; 2. Concorrência mais aguda; 3. Sofisticação da tecnologia; 4. Taxas elevadas de inflação; 5. Globalização da economia e internacionalização dos negócios; 6. Visibilidade maior das organizações. Alguns Fatores que Provocam Impactos sobre as Organizações

16 CEUT 16 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO A administração busca dois objetivos principais: proporcionar eficiência e eficácia às empresas. A eficiência refere-se aos meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados. A eficácia refere-se aos fins: objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.

17 CEUT 17 Preocupação com os meios Preocupação com Os fins EFICIÊNCIA EFICÁCIA fazer as coisas corretamente preocupação com métodos, processos, regras e regulamentos. preocupação com os problemas jogar um belíssimo futebol escolher o melhor roteiro não faltar às aulas alcançar os objetivos e metas preocupação com resultados, metas, objetivos e fins preocupação com as soluções marcar o gol e vencer o jogo chegar ao destino da viagem aprender a ser bem sucedido

18 CEUT 18 O administrador eficiente está sempre procurando os melhores métodos e processos de trabalho e tentando fazer as coisas corretamente e com perfeição. O administrador eficaz está sempre procurando os melhores resultados e tentando alcançar os objetivos empresariais. Eficácia e eficiência andam juntas, porém, de nada vale a eficiência (fazer bem) se a eficácia (alcançar objetivos e obter resultados) não for alcançada.

19 CEUT 19 Pequena Empresa São poucas as pessoas que conseguem definir e entender o seu conceito. Até mesmo em vários países e em suas instituições internas, é comum a variedade de critérios para sua classificação. Os critérios mais comuns para definição de pequena empresa envolvem desde o faturamento, o número de empregados, o capital, as vendas. No Brasil, a (lei número 9.317/96, de 5 de dezembro de 1996 [ LEI96]), define, para os seus fins, micro empresas como sendo "a pessoa jurídica que tenha auferido, no ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ ,00 (cento e vinte mil reais)" e empresa de pequeno porte como a "pessoa jurídica que tenha auferido, no ano calendário, receita bruta superior a R$ ,00 (cento e vinte mil reais) e igual ou inferior a R$ ,00 (setecentos e vinte mil reais)". O surgimento de uma pequena empresa se dá através de um empreendedor, que ao ser o principal executivo, acaba por influenciar a organização, dando-lhe seu próprio estilo em relação a características individuais como: arrojo, crenças, obstinação pelo trabalho e pelo sucesso.

20 CEUT 20 Pequena Empresa Pontos Fortes: Arrojo, crença e obstinação pelo trabalho; Agilidade nas ações e na tomada de decisões; Informações internas circulam com mais facilidade; Melhor entendimento da organização pelos funcionários; Funcionários estão mais próximos dos clientes; Mão de obra com utilização otimizada; Funcionários mais generalistas; Adaptabilidade maior em relação às mudanças de mercado; Flexibilidade de adaptação ao mercado.

21 CEUT 21 Pequena Empresa Pontos Fracos: Característica gerencial autoritária e centralizadora; Individualismo pelo medo da concorrência; Dificuldade de comunicação com o meio ambiente; Visão distorcida dos recursos humanos; Pouco profissionalismo no atendimento aos clientes; Empregos menos vantajosos, para os trabalhadores; Falta de pessoal qualificado para tarefas específicas e sobrecarga de trabalho; Poucos investimentos em treinamentos ; Baixo poder de barganha em relação à contratação de empréstimos; Capacidade de produção limitada; Produção em baixa escala

22 CEUT 22 Tecnologia e Administração Desde a Revolução Industrial, a tecnologia vem influenciando as Organizações e sua Administração. Força humana substituída pela força a vapor Máquina de escrever Telefone Transporte Computador

23 CEUT 23 Teoria de Sistemas Sistema Entradas (inputs) Saídas (Outputs) Informação Materiais Decisão Produtos Análise Transformação Feed-back

24 CEUT 24 A Informática na Administração 1a. Rev. Industrial: força humana x força vapor 2a. Rev. Industrial: cérebro humano x softwares complexos Consequências da informática no mundo organizacional são: Automação TI SIG Integração negócios E-business

25 CEUT 25 A Informática na Administração Automação: Ultramecanização Processo contínuo e controle automático Robotização TI: Compressão do espaço e do tempo Conectividade: maior proximidade entre filiais SIG (Sistemas de Informação Gerencial): Banco de dados com arquivos interligados

26 CEUT 26 A Informática na Administração Integração negócios Fornecedores, filiais, clientes Integração do sistema interno: ERP (Enterprise Resource Management) B2B, B2C E-business WWW (Wide World Web) Acesso rápido às informações


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