A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dengue.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dengue."— Transcrição da apresentação:

1 Dengue

2 O que é a Dengue? Doença infecciosa aguda, transmitida no Brasil pelo mosquito Aedes aegypti, é provável que tenha chegado junto com os navios negreiros sendo registrado o primeiro caso de DENGUE em 1685 em Recife. É transmitida por um vírus da família Flaviridae existindo 4 sorotipos: Den1, Den2, Den3 e Den4. O Den4 não era registrado no Brasil há 28 anos, entretanto em fora notificado nos estados do Amazonas e Roraima.

3 O Vetor (transmissor) Mede aproximadamente 0.5cm de comprimento, sendo aparentemente inofensivo. O macho se alimenta de frutas enquanto que a fêmea de sangue, pois precisa do mesmo para maturação dos ovos. Pica somente durante o DIA ou na presença de luz e não voa muito alto. A picada é indolor já que a fêmea aplica uma substância anestésica no momento. Em 80% dos casos o mosquito se esconde dentro da casa do morador, isso porque é lá que encontra o alimento.

4 O ciclo de vida do Mosquito
Os ovos são depositados na borda e acima do nível de água. Permanecendo ali até 1 ano. Após 2 ou 3 dias esses ovos eclodem e dão origem às larvas, estas já podem nascer contaminadas com o vírus do dengue. O ciclo varia de 7 a 10 dias no máximo dependendo das condições ambientais

5

6 Como acontece a transmissão???
Apenas 1 fêmea põe em torno de 300 a 450 ovos durante sua vida, que varia entre 30 a 45 dias neste período pode contaminar até 300 pessoas, permanecendo a maior parte do tempo dentro do imóvel em busca de alimento e abrigo, podendo voar por um limite máximo de 100 metros ao redor. A temperatura ideal para se reproduzir varia entre 15ºC a 40ºC. A partir de 1 dia antes do aparecimento dos sintomas até o 6º dia da doença a pessoa contaminada pode estar transmitindo a doença, infectando mosquitos. Como acontece a transmissão???

7 A fêmea do Aedes aegypti pica uma pessoa infectada
Incubação: O vírus fica na saliva da fêmea onde se multiplica de 8 a 12 dias Ao picar outra pessoa sadia é transmitida a doença cujos sintomas podem aparecer dentre 3 a 15 dias após a picada, sendo em geral de 3 a 6 dias.

8 Quais são os sintomas???

9

10 Dúvida se é DENGUE ou não????
Em caso de suspeita de dengue EVITAR a auto-medicação, pois medicamentos a base do Ácido Acetil Salicílico podem agravar o quadro, levando inclusive a Dengue Hemorrágica. Dúvida se é DENGUE ou não???? Procure um médico o mais rápido possível, somente ele poderá dar o diagnóstico

11 CASOS DE DENGUE ANO IMPORTADOS AUTÓCTONES TOTAL 2008 5 4 9 2009 2010 / DEN - 1 24 33 57 2011 / DEN - 1 19 86 105 No entanto uma pessoa infectada fica IMUNE ao vírus que a contaminou, porém se houver a contaminação pela 2ª vez há um aumento do risco de DENGUE HEMORRÁGICA!

12 Prevenção é a Solução!

13 Não jogue lixos ou descartáveis em terrenos, pois até uma simples tampinha de refrigerante pode se tornar um criadouro!

14 Como Combater? É dever de todos combater a dengue, afinal este risco é coletivo. NÃO DEIXE ÁGUA PARADA!

15

16 Prevenção Prevenir depois agir.
Não se deve deixar água parada em lugar algum, pois o ovo do mosquito sobrevive até um ano fora da água. Atentar-se a ralos externos ou internos que não circulem água por mais de 2 dias. Para plantas cultivadas na água deve-se substituir a mesma ao menos a cada 2 dias no máximo. Bromélia: enraizadas no solo devem submetê-las a jatos de água a cada 2 dias no máximo.

17 Possíveis criadouros

18

19

20

21

22 Faça sua parte, esta luta é de todos!!!

23 A importância do Agente
A visita do agente de controle de endemias visa eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue além de orientar o morador sobre a prevenção e sintomas da doença

24 São diversas as atividades do agente como por exemplo a nebulização que se dá sempre que constatado um caso CONFIRMADO de Dengue! São realizadas visitas em todos os tipos de imóveis da cidade com o único objetivo de Eliminar Criadouros e Orientar a População.

25 Diga NÃO a Dengue fazendo sua parte
Diga NÃO a Dengue fazendo sua parte... Ela pode estar mais perto do que imaginamos!

26


Carregar ppt "Dengue."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google