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Em seu sentido literal, vanguarda (que vem do francês Avant Garde, "guarda avante") faz referência ao batalhão Militar que precede as tropas em ataque.

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1 Em seu sentido literal, vanguarda (que vem do francês Avant Garde, "guarda avante") faz referência ao batalhão Militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente".

2 Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.

3 Expressionismo Esse movimento artístico teve origem na Alemanha entre 1904 e 1905 com um grupo chamado Die Brucke A ponte Reação ao Impressionismo. Procurava retratar as inquietações do ser humano no início do século XX Inspiração: Edward Munch O grito

4 DIE BRUCKE Alemão FAUVES Frances Expressão é o contrario de impressão. A impressão é um movimento do exterior para o interior A expressão é um movimento do interior para o exterior. Ambos os movimentos são realistas e exigem a dedicação total do artista a Realidade Influencia e recusa do simbolismo – arte engajada – iniciados Expressionismo: comunicação Nasce no interior das correntes modernistas.

5 Assim como a Revolução Russa (1917), as teorias psicanalíticas do austríaco Sigmund Freud, a evolução da ciência e a filosofia do alemão Friedrich Nietzsche o expressionismo está inserido no ambiente conturbado que marca a virada do século

6 ponto de encontro entre realidade e espírito considerado um dos artistas mais originais do movimento expressionista. Convencido de que a realidade artística era totalmente diferente da observada na natureza "A cor, como a forma, pode expressar ritmo e movimento

7 Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

8 * pesquisa no domínio psicológico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, áspera; * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; * preferência pelo patético, trágico e sombrio

9 Descrença na utopia do progresso universal Solução dialética conclusiva da contradição histórica entre o clássico e o romântico. Ideal e Real. Compromisso de enfrentar a situação histórica presente.

10 O objetivo do fauvismo não é retratar fielmente a realidade. Movimento das artes plásticas caracterizado pela rejeição da perspectiva linear, pelo uso arbitrário de cores puras e contrastantes e pelas formas simplificadas e pouco semelhantes às da natureza A idéia é causar impacto exprimindo sensações e emoções. Por isso, além de contrário à arte tradicional, é uma reação ao impressionismo Abre alas para a arte abstrata

11 Henri Matisse Um dos maiores representantes do Fauvismo Henri-Émile-Benoît Matisse foi um pintor, desenhista e escultor frances do Fauvismo, um movimento artístico nascido em Paris por volta de 1905Fauvismo Temas leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica.

12 Fauvismo A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objecto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.

13 " A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade". Pablo Picasso

14 Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.

15 * geometrização das formas e volumes; * renúncia à perspectiva; * o claro-escuro perde sua função; * representação do volume colorido sobre superfícies planas; * sensação de pintura escultórica; * cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave

16 Picasso Releitura de Manet Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava. Ele dizia: Mudo a água em vinho, o mundo em pintura. E era verdade. Em suas telas, a árvore da paisagem ou a fruta da natureza morte não eram a árvore e a fruta que conhecemos – eram pintura. Preservavam-se as referências exteriores que as identificavam como árvore ou fruta, adquiriam outra substância: eram seres do mundo pictórico e não do mundo natural. Por isso, é correto dizer que Cézanne pintava numa zona limite, na fronteira da natureza e da arte.

17 George Braque

18 Tarsila do Amaral maral.com.br/index_fra me.htm Em 1928 pinta o Abaporu para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a tela e cria o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil

19 Cubismo O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

20 O Beijo

21 CUBISMO ANALÍTICO - (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege. CUBISMO SINTÉTICO - (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.

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23 1 - Vamos começar com a escolha de um objeto. Procure um objeto real, que você possa observar todos os seus lados e detalhes. Lembre-se de que esse objeto será o tema principal do seu trabalho, então capriche na escolha. Nós utilizamos uma caixa de fósforos. 2 - Observe o objeto que você escolheu e desenhe, separadamente, quatro ou mais faces distintas desse objeto. Não esqueça dos detalhes e você poderá, inclusive, desenhar a parte interna do objeto O que vale é fragmentá-lo.

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25 3- Em seguida, escolha o suporte onde você quer trabalhar, por exemplo, papel, cartolina, tela, computador, etc. Sobreponha as faces desenhadas anteriormente, criando uma imagem do objeto à maneira cubista, ou seja demonstrar o objeto tridimensional em um espaço bidimensional. Para finalizar o seu trabalho você poderá utilizar as cores sóbrias, como aquelas que os pintores cubistas utilizavam, ou então as cores que você mais gostar.

26 4- Se você quiser poderá transformar o seu trabalho de Cubismo Analítico para Cubismo Sintético acrescente colagens de letras, números ou outros materiais. Cubismo analítico: Desconstrução de objetos Cubismo Sintético: Colagem, introduziu letras, palavras, numeros, pedaços d emadeira, vidro, metal Objetivo; despertar sensações táteis.

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28 Kandinsky A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.

29 A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. Uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica

30 Não representacional O Objetivo não é realista Não representa objetos da nossa realidade concreta exterior Surge a partir das pesquisas da vanguarda no inicio do século XX Recusam a herança renascentista e das academias de arte Arte Moderna / Rompimento com a arte figurativa

31 Inspírava-se no instinto, no inconsciente e na intuição Arte imaginaria ligado ao interior, tem fortes influencias do expressionismo Arte não figurativa onde a linha de contorno se sobressaia transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivas. Pretende se igualar ou ate superar a música Predominam sentimentos e emoções

32 LIRICO GEOMETRICO

33 Foca-se na racionalização As formas devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica Depende da análise intelectual científica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo O Abstracionismo Geométrico divide-se em duas correntes: Neoplasticismo na: HolandaHolanda Suprematismo na RússiaRússia

34 defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias Necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte Usassem apenas as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado menos saturado (artificial), Assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presença total e o segundo ausência total de luz).Natureza

35 Claramente um movimento de arte de pesquisa, os experimentos realizados pelos artistas neoplásticos foram essenciais para a arquitetura moderna, assim como para a formulação do que hoje se conhece por design. Embora muitos vejam o Neo- Plasticismo como produto da revolta moral contra a violência irracional que assolava a Europa, alguns outros fatores foram essenciais para o nascimento do movimento, como o cubismo, que desfigurou os modos tradicionais de representação; o idealismo e a austeridade do protestantismo holandês; o viés místico da teosofia, movimento do qual Piet Mondrian era membro.

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37 Para Van Doesburg e Mondrian, portanto, o De Stijl estaria cumprindo o papel de resolver : questionamento do homem moderno ilustrar o desenvolvimento da consciência do homem do individual para o universal, a rejeição da ênfase no individualismo (o Neo-Plasticismo seria, de certa forma, a primeira expressão artística puramente plástica porque não aceitava a predominância da consciência individual. Nas palavras de Van Doesburg:

38 1924) Counter- Composition V, pintura de Theo van Doesburg Exemplo da revista De Stijl, Letterklankbeelden, Projeto Grafico de Theo van Doesburg

39 A arte não-figurativa, forma encontrada para atingir a expressão universal, Esta forma de expressão artística é fruto da intuição pura, do pensamento puro, Mondrian quanto Van Doesburg admitam que os estímulos do mundo exterior são indispensáveis, pois eles provocam o desejo de criação, o desejo de tornar concreto (através da obra de arte)

40 Abstração geometrica Influencia o construtivismo. Semiótica Russa Movimento que aconteceu na Rússia, entre os anos de 1915 e 1923, Teve como alguns artistas: El Lissitzky, Kazimir Malevich, Lyubov Popova, Ivan Puni, Aleksandr Rodchenko a supremacia do puro sentimento", o essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio onde teve origem.

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42 Para vocês, o cinema é um espetáculo. Para mim, é quase um meio de compreender o mundo. – Maiakovski, 1922Maiakovski

43 O Construtivismo russo foi um movimento estético- político que iniciou na Rússia a partir de 1914, Ele negava uma "arte pura", Procurou abolir a idéia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. Ela deveria servir objetivos sociais, a construção de um mundo socialista. Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de: geometria,cores primarias,fotomontagem e a tipografia sem serifa. A arte torna-se instrumento de transformação social, participa da reconstrução do modo de vida e da revolucionarização da consciência do povo Deseja satisfazer as necessidades materiais e organizar e sistematizar os sentimentos do ´proletariado revolucionário – Ideologia marxista Comunistas revolucionários

44 Futurismo Único movimento italiano de vanguarda, O mais radical de todos, por pregar ruidosamente a anti-tradição Intuito de que as artes demolissem o passado e tudo o mais que significasse tradição, Celebrassem a velocidade, a era mecânica, a eletricidade, o dinamismo, a guerra. Surgiu como uma forma de superar as novas tendências e correntes artísticas Com a guerra de 1914, o Futurismo chegou ao fim

45 Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 1909 Publicação do Manifesto Futurista, Do poeta italiano Filippo Marinetti ( ), no jornal francês Le Figaro. O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe novo tipo de beleza, baseada na velocidade. O apego do futurismo ao novo é tão grande que chega a defender a destruição de museus e cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de "higienizar" o mundo.

46 FORMAS ÚNICAS DA CONTINUIDADE NO ESPAÇO, 1913 BRONZE; x 85.0 x 38.0 cm DOAÇÃO MASP

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48 Pintura de ação gestual, Criada por Jackson Pollock nos anos de 1947 a 1950 faz parte da Arte Abstrata Americana. Em 1937, fundou-se nos Estados Unidos, a Sociedade dos Artistas Abstratos. O abstracionismo cresce e se desenvolve nas Américas, chegando à criação de um estilo original.

49 Compreensão da pintura como meio de emoções intensas. Execução cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo. Destruição dos meios tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas, etc. Técnica: pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído.

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