A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Bruno Barreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Bruno Barreira"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Bruno Barreira
Revisão de História Professor Bruno Barreira

2 América Espanhola Primeira Fase
Capitulações – Acordo entre governo espanhol e pessoas dispostas a participar da conquista da América. O detentor da capitulação tinha amplos poderes sobre pessoas e riquezas da região. Adelantados – Acordo a partir do século XVI, concedendo menos poderes aos conquistadores. Tinhas mandato temporário.

3 Segunda Fase A empresa Colonial Espanhola Órgãos da sede
Casa de Contratação. Objetivo: regular e fiscalizar o comércio marítimo com as colônias e dar proteção militar aos navios. Conselho das Índias. Objetivo: nomear funcionários, criar divisões administrativas e planejar a defesa dos territórios conquistados.  Estrutura nas Colônias Vice-reinos – eram os centros mais desenvolvidos da América Espanhola. Os vice-reis exerciam o controle das atividades comerciais (mineração, plantação), catequese e presidiam as sessões das Audiências. Capitanias Gerais – pontos estratégicos para a defesa do Império ou atuação em áreas ainda não pacificadas. Era,portanto, um governo militar. Dentro de cada vice-reino ou capitania geral encontravam-se: As Audiências – Tribunais de Justiça Cabildos ou Ayuntamentos – administração regionalizadas com atribuição legislativa e judiciária.

4 Organização Social → A sociedade era dividida da seguinte forma:
Chapetones ou Peninsulares – espanhóis de nascimento. Ocupavam os altos cargos públicos e eclesiásticos. Criollos – filhos ou descendentes de espanhóis. Estavam impedidos de ocupar cargos públicos. Mestiços – empregados das fazendas: capatazes, artesãos, vaqueiros e caçadores de escravos. Africanos – escravos, que realizam trabalho pesado. Indígenas – também explorados em minas e fazendas. Obs: sem mobilidade social e preconceituosa.

5 Organização econômica
Era compulsório (forçado) e classificado em:  Encomienda – imposto aos nativos. Uma espécie de escravização por dívidas. Como os nativos não tinham como pagar ao Rei, pagavam com trabalhos. Repartimiento ou mita – recrutamento de massas indígenas para trabalharem em obras públicas, mineração ou plantação. Foi também usado de forma estratégica, pois os impérios Inca e Asteca também implicavam esse tipo de trabalho. Ou seja, pretendia-se evitar revoltas indígenas, pois supunha que eles já estavam acostumados com esse sistema. Agricultura – baseada no sistema de plantation. Grandes extensões de terra com apenas um tipo de produto cultivado (haciendas), voltado para exportação. Atividade onde eram usados os africanos como escravos.

6 Colonização Inglesa Características principais:
Maior autonomia em relação à metrópole, a aplicação do “self-government” (auto-governo) Predominância de colônias de povoamento Preocupação com o comércio interno Liberdade religiosa  Razões:  A Inglaterra não depreendeu muita atenção às treze colônias na América, pois não havia sinais de ouro. O clima idêntico ao europeu não favorecia o investimento na agricultura A Inglaterra estava envolvida numa Guerra Civil e Revolução Gloriosa

7 Colonização Inglesa As Colônias do norte Características
Produção diversificada e preocupação com o comércio interno Criação do Triangulo Comercial – tamanha era a autonomia dessas colônias, que havia troca comercial com outras regiões que não pertenciam à Inglaterra, como as Antilhas, Europa e África. As Colônias do centro Características: Também tinha participação ativa no Triangulo Comercial Intenso comércio intercolonial Forte mercado de serviços. O que aumentou, consideravelmente, a idéia de que eram independentes “self-government”. As Colônias do sul  Características  Extremamente escravista. Relação senhor-escravo. Economia essencialmente agroexportadora. Institucionalmente, contudo, também aderia ao “self-government”. Características gerais das colônias: Apesar de terem liberdade religiosa e já aspirar os ideais iluministas, era uma sociedade extremamente preconceituosa contra povos não brancos. E jamais acreditaram na idéia de coexistência com os indígenas.


Carregar ppt "Professor Bruno Barreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google