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EDICAT – Escola Diocesana de Catequese. PENTATEUCO – Penta (Cinco) / Teuchos (estojo de papiro ou pergaminho)  um único livro dividido em cinco partes.

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1 EDICAT – Escola Diocesana de Catequese

2 PENTATEUCO – Penta (Cinco) / Teuchos (estojo de papiro ou pergaminho)  um único livro dividido em cinco partes Tradução hebraica: “No princípio” / “Nomes” / “Chamou” / “No deserto” / “Palavras” Tradução Grega: Gênesis / Êxodo / Levítico / Números / Deuteronômio

3 Um HEXATEUCO e não um PENTATEUCO Um TETRATEUCO e não um HEXATEUCO Gênesis Números Êxodo Deuteronômio Levítico Josué GênesisÊxodoLevíticoNúmeros Deuteronômio + Js; Jz; Sm e Rs

4  Moisés como autor 1.Aparece no início do Êxodo e a partir daí é quase a história de sua vida 2.Êxodo, Levítico e Números – falam dele em terceira pessoa, como se fosse o ator principal 3.O Deuteronômio apresenta-o como autor, colocando uma série de discursos em sua boca 4.Depois do Exílio começa-se a mencionar a autoria de Moisés (Esdras, Neemias, Crônicas) 5.O N.T também atribui a Moisés a autoria (Mt 19, 7ss; Mc 12, 26; Jo 5, 46) 6.Escritos judaicos extra bíblicos (vida de Moisés, de Fílon de Alexandria 45 d. C. / Antiguidades judaicas, de Flavio Josefo 95 d. C

5 Moisés não é o autor do Pentateuco 1.Exemplos de repetições dois relatos da criação (Gn 1, 1-2, 4 a e Gn 2, 4b-25) dois relatos da criação (Gn 1, 1-2, 4 a e Gn 2, 4b-25) Dois raptos de Sara (Gn 12, e 20, 1-18) Dois raptos de Sara (Gn 12, e 20, 1-18) Duas expulsões de Agar (Gn 16, 4-16 e 21, 9-21) Duas expulsões de Agar (Gn 16, 4-16 e 21, 9-21) O Maná e as codornizes (Ex 16, 2-36 e Nm 11, 4-34) O Maná e as codornizes (Ex 16, 2-36 e Nm 11, 4-34) A água que sai da rocha (Ex 17, 1-7 e Nm 20, 1-13 A água que sai da rocha (Ex 17, 1-7 e Nm 20, Exemplos de Contradição em Gn 6, 19 um casal apenas, e em Gn 7, 2 sete casais

6 3. Exemplo de diversidade de Vocabulário Deus é chamado de Elohim e de yahweh Deus é chamado de Elohim e de yahweh Ex 19, fala do Sinai e em Ex 3, 1; 17, 6 do Horeb Ex 19, fala do Sinai e em Ex 3, 1; 17, 6 do Horeb O sogro de Moisés se chama Jetro em Ex 3, 1; 4, 18, porém, em Ex 2, 18 e Nm 10, 29 seu nome é Raguel O sogro de Moisés se chama Jetro em Ex 3, 1; 4, 18, porém, em Ex 2, 18 e Nm 10, 29 seu nome é Raguel Também é impossível Moisés escrever sua própria morte (Dt 34)

7  Henning Bernhard em Elohim Gn 1 e Javé Gn 2 – escritos por pessoas diferentes  Jean Astruc em 1753 dividiu todo o livro do Gn em dois blocos: Eloísta e Javista  Johann Eichhorn retoma a pesquisa e conclui que os dois blocos foram unidos por um redator bem posterior a Moisés  Karl IIgen final séc XVIII – um terceiro documento que usava o nome Elohim, mas que não podia ser confundido com o anterior – Sacerdotal  Welhausem em 1884 descobriu um quarto documento - Deuteronomista

8  JAVISTA foi escrito no séc. IX ou X d.C no Reino de Judá  ELOISTA escrito no séc. VIII a. C. no Reino de Israel  DEUTERONOMISTA foi composto séc. VII no Reino de Israel  SACERDOTAL foi composto durante o exílio séc. VI a.C.

9  São documentos independentes e não foram unidos de uma só vez 1.A primeira uniu Javista e Eloísta – no reino de Judá após a destruição de Israel em 722 a.C 2.A segunda redação aconteceu depois da reforma de Josias em 622 a.C. que acrescenta o deuteronomista 3.E a terceira durante o exílio ( ) elaborada pelos sacerdotes - sacerdotal O Pentateuco não é obra de uma só pessoa, mas de muitas que durante séculos foram escrevendo a história da Salvação

10 o JAVISTA 1.Está presente em Gênesis, Êxodo e Números 2.Começa em Gn 2, 4b e se estende até Nm 32 3.Uso do nome JAVÉ 4.Descreve Deus com forma e sentimentos humanos: Deus anda com Adão, se irrita, se arrepende... 5.Gosta de Narrar a vida dos patriarcas (nascimentos, casamentos, costumes)

11 o ELOÍSTA 1.Se encontra no Livro do Gn, Ex e Números 2.O primeiro texto Eloísta é Gn 15 e o último é a perícope de Balaão, em Nm 22 3.Deus é chamado Elohim 4.Evita antropomorfismos – Deus se serve de sonhos ou de mensageiros 5.Interessa-se pelas tribos de Manassés e Efraim 6.Dá grande importância as Leis (Ex 20, 1-7 decálogo e Ex 20, 22-23, 33 código da aliança) 7.Está centrada na aliança de Deus com Abraão (Gn 15) e com Moisés (Ex 19-24) 8.Maior pecado é a idolatria (aliança)

12 o DEUTERONOMISTA 1.Presente apenas no deuteronômio 2.Centralização do culto em Jerusalém e combate aos santuários locais 3.O ponto central da teologia é a eleição divina: Deus escolheu Israel como seu povo – gesto gratuito – e Israel deve responder concretamente, sobretudo na fuga a idolatria

13 o SACERDOTAL 1.Começa em Gn 1, 1 e se estende até Dt 34 – é quem une os outros documentos 2.Sua imagem de Deus é bastante transcendente – nada de sentimentos humanos – 3.Deus nunca entra em contato direto com o homem 4.Mostra sua glória nas teofanias 5.Gosta de listas, genealogias, datas 6.Valoriza o sábado e a circuncisão 7.Descreve os ritos mosaicos da Páscoa, dos sacrifícios 8.Seu ponto central é a aliança do Sinai com todas a leis que faz de Israel uma comunidade santa 9.Valoriza também, a promessa divina a Abraão da posse da terra


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