A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CINEMÁTICA. Movimento circular uniforme Uma partícula realiza MCU quando sua trajetória é uma circunferência e a sua velocidade em módulo constante. Uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CINEMÁTICA. Movimento circular uniforme Uma partícula realiza MCU quando sua trajetória é uma circunferência e a sua velocidade em módulo constante. Uma."— Transcrição da apresentação:

1 CINEMÁTICA

2 Movimento circular uniforme Uma partícula realiza MCU quando sua trajetória é uma circunferência e a sua velocidade em módulo constante. Uma partícula realiza MCU quando sua trajetória é uma circunferência e a sua velocidade em módulo constante.

3 MCU - Conceitos Período (T) tempo gasto pelo móvel para completar uma volta completa. Período (T) tempo gasto pelo móvel para completar uma volta completa. Freqüência (f) número de voltas por unidade de tempo. Freqüência (f) número de voltas por unidade de tempo. Velocidade linear ou tangencial é razão entre a distância percorrida pelo móvel e o intervalo de tempo gasto no percurso. Velocidade linear ou tangencial é razão entre a distância percorrida pelo móvel e o intervalo de tempo gasto no percurso.

4 MCU - Conceitos Velocidade angular é razão entre o ângulo descrito pela partícula e o intervalo de tempo gasto no percurso. Velocidade angular é razão entre o ângulo descrito pela partícula e o intervalo de tempo gasto no percurso.

5 MCU - Conceitos Aceleração centrípeta: Tem a de alterar constantemente a direção do vetor velocidade sem alterar o valor da velocidade. Aponta sempre para o centro da trajetória. Aceleração centrípeta: Tem a de alterar constantemente a direção do vetor velocidade sem alterar o valor da velocidade. Aponta sempre para o centro da trajetória.

6 Movimento de projéteis Lançamento horizontal. Lançamento horizontal. Obs: Na horizontal a partícula descreve um MRU e na vertical a partícula descreve um movimento de queda livre. - O tempo é igual tanto na vertical como na horizontal.

7 Movimento de projéteis Lançamento horizontal. Exercício. Lançamento horizontal. Exercício. 1 - Um pacote é lançado horizontalmente de um avião com velocidade de 900 km/h a 2500 m de altura. Considerando que o pacote caia em queda livre, ou seja, desprezando os efeitos do atrito com o ar, calcule: a)o tempo, em segundos, que o pacote leva para chegar a 500 m do solo(g = 10 m/s2) b) O tempo em que ele atinge o solo. c) O alcance horizotal. d) A velocidade ao atingir o solo.

8 Movimento de projéteis Lançamento Oblíquo. Lançamento Oblíquo. Obs: Na horizontal a partícula descreve um MRU e na vertical a partícula descreve um movimento de queda livre. - O tempo é igual tanto na vertical como na horizontal. Obs: Na horizontal a partícula descreve um MRU e na vertical a partícula descreve um movimento de queda livre.

9 Movimento de projéteis Lançamento Oblíquo. Lançamento Oblíquo. Um projétil é lançado de um ponto do solo com velocidade inicial de 100m/s, formando um ângulo de 60º com a horizontal. Qual será o valor do alcance e a altura máxima atingida pelo projétil? Sen60º = 0,85 e cos 60º = 0,5 Um projétil é lançado de um ponto do solo com velocidade inicial de 100m/s, formando um ângulo de 60º com a horizontal. Qual será o valor do alcance e a altura máxima atingida pelo projétil? Sen60º = 0,85 e cos 60º = 0,5

10 Velocidade Relativa Aproximação ou afastamento de objetos em sentidos opostos. Aproximação ou afastamento de objetos em sentidos opostos. Vr = Va + Vb Vr = Va + Vb Aproximação ou afastamento em sentidos opostos: Aproximação ou afastamento em sentidos opostos: Vr = Va - Vb Vr = Va - Vb

11 Velocidade Relativa Ex. Dois automóveis movimenta-se na mesma direção e no mesmo sentido. O automóvel A viaja com uma velocidade de 50km/h, e o automóvel B viaja com velocidade de 80km/h. O observador situado no automóvel A dirá que a velocidade do automóvel B em relação ao seu é de ______________________ enquanto um observador C, situado na beira da rodovia, dirá que o automóvel B viaja a __________________ e o automóvel A viaja com uma velocidade de _______________ em relação ao solo. Dois automóveis movimenta-se na mesma direção e no mesmo sentido. O automóvel A viaja com uma velocidade de 50km/h, e o automóvel B viaja com velocidade de 80km/h. O observador situado no automóvel A dirá que a velocidade do automóvel B em relação ao seu é de ______________________ enquanto um observador C, situado na beira da rodovia, dirá que o automóvel B viaja a __________________ e o automóvel A viaja com uma velocidade de _______________ em relação ao solo.

12 Velocidade Relativa Ex. Um avião voa em direção ao leste com uma velocidade de 300km/h em relação ao ar. Simultaneamente, o avião é atingido por uma rajada de vento que sopra para o sul com uma velocidade de 100km/h em relação ao solo. Determine a velocidade do avião em relação a um observador no solo. Represente vetorialmente a situação e descreva em qual direção o avião irá se deslocar. Um avião voa em direção ao leste com uma velocidade de 300km/h em relação ao ar. Simultaneamente, o avião é atingido por uma rajada de vento que sopra para o sul com uma velocidade de 100km/h em relação ao solo. Determine a velocidade do avião em relação a um observador no solo. Represente vetorialmente a situação e descreva em qual direção o avião irá se deslocar.


Carregar ppt "CINEMÁTICA. Movimento circular uniforme Uma partícula realiza MCU quando sua trajetória é uma circunferência e a sua velocidade em módulo constante. Uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google