A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação
UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Introdução 06mar2008 Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva

2 AULAS Segunda-feira 08:00 – 09:50 Quinta-feira

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Ciência da Informação: sua caracterização como ciência social e interdisciplinar. 2. A informação: ciclo, fluxo e transferência da informação. 3. O uso da informação e dos sistemas de informação. 4. Sociedade da Informação: globalização e cidadania. 5. Mercado de trabalho bibliotecário e atuação profissional na sociedade contemporânea.

4 ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas expositivas: almeja expor, de forma sistemática, a constituição do campo científico da Ciência da Informação e a atividade profissional bibliotecária; Textos para discussão: tem o objetivo de expor os discursos da área. Produção de resenhas de texto: tem o objetivo de fazer os alunos identificarem os principais conceitos discursos da área; Apresentação de seminário: objetiva desenvolver a prática de trabalho em equipe e a aptidão de expor conteúdos.

5 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
A média final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma:  Média final = (Nota 1+ Nota 2)/ 2 - NOTA 1 Prova (7 pontos) + Exercícios (Até 3 pontos) Obs: Cada exercício valerá até 1 ponto, fora do prazo 0,5 ponto. - NOTA 2 - Seminário (7 pontos)+ Resenhas (3 pontos) Seminário (6 pontos) + Resenhas dos seminários (3 pontos) Obs: Cada resenha valerá 1 ponto, fora do prazo 0,5.

6 Prova Resenhas e Exercícios
Comumente feita com consulta, o que implica no entendimento do assunto, decorar não adianta. Resenhas e Exercícios Para esta disciplina uma resenha constará de uma redação construída a partir de um texto base. Os exercícios serão feitos tanto em sala de aula quanto em casa, e serão antecipadamente explicados. Ambos, entregues fora do prazo, valerão metade do ponto

7 Seminários Trabalho em equipe Serão 7 equipes com 5 integrantes
Cada equipe escolherá um dos temas que serão posteriormente divulgados. Para cada apresentação haverá um texto base, que servirá para a resenha. Entretanto a equipe NÃO DEVE conduzir o seminário utilizando somente o referido texto.

8 blog


Carregar ppt "Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google