A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência: princípios básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência: princípios básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência: princípios básicos
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Ciência: princípios básicos Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva MSN:

2 Relação/interação Homem - Natureza
A observação e interação humana transformaram o mundo

3 Como explicar os fenômenos da natureza?
As estações do ano, as lendas nórdicas Thor=Trovão

4 Relação Homem - Natureza
O que existe naturalmente, indefere da presença humana; O homem observa os fenômenos e busca explicações; Nem sempre o que está aos nossos olhos é o que parece. A TERRA GIRA EM TORNO DO SOL, MAS O QUE SE OBSERVA DURANTE O DIA NÃO PARECE SER BEM ASSIM...

5 Ciência NOVO AURÉLIO SÉCULO XXI
“[Do lat. Scientia] S.f. 1. Conhecimento:tomar ciência. 2. Saber que se adquire pela leitura e meditação(1); instrução, erudição, sabedoria. 3. Conjunto de conhecimentos socialmente (2) adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados (3), dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias (4), que visam compreender e orientar a natureza e as atividades humanas.” 1) Processo individual, reflexivo, cognitivo; 2) Aceitação coletiva, mas nem sempre consensual, pode ser temporária e influenciada por diversos fatores (econômicos, religiosos, políticos); 3) Registro e permanência no tempo x espaço; 4) Terminologias próprias, cada área possui um vocabulário que a auxilia na definição do seu entendimento sobre determinado objeto de estudo. O conceito de INFORMAÇÃO para a Ciência da Informação é diferente da Genética.

6 DICIONÁRIO MICHAELIS Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação (1) dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem. 1) A observação e classificação dos fatos se modificam por diversas razões. Ex: o instrumental utilizado. Geração espontânea...microscópio Plutão, em 1930 um planeta, em 2006 rebaixado….

7 PETIT LAROUSSE Conhecimento exato e razoado de certas coisas determinadas: a ciência do bem e do mal.|| Conjunto de conhecimentos humanos sobre a natureza e o pensamento, adquirido pela descoberta de leis (2) objetivas dos fenômenos e de sua explicação: o progresso da ciência (3). 1) Ética na ciência. A Ciência é boa? Se preocupa com todos? 2) Leis de Mendell. Há leis em nossa área? Bradford - 20% dos periódicos possuem 80% do que é mais relevante, 20% dos autores publicam 80% dos artigos científicos; 3) O progresso científico ocorre a partir de... refrigerador elétrico x refrigerador a gás

8 ENCYCLOPÉDIE LAROUSSE
Conjunto coerente de conhecimentos relativos a certas categorias de objetos ou de fenômenos que obedecem a leis e/ou verificados por métodos experimentais. Cada uma das áreas do conhecimento, do saber || Ciências Humanas: disciplinas cujo objeto é o homem e seus comportamentos individuais e coletivos, passados e presentes; Ciências Sociais: Disciplinas que estudam as sociedades humanas, sua cultura, sua evolução ; Ciências Exatas: as que somente admitem princípios, conseqüências e fatos rigorosamente demonstráveis; Naturais: as que tratam dos fenômenos e dos seres que constituem o mundo físico ou natureza como a Botânica, a Zoologia,etc. 1) E a Ciência da Informação? Ciência Social, interdisciplinar

9 WIKIPEDIA Ciência refere-se tanto a:
A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. As áreas da ciência podem ser classificadas em duas grandes dimensões: Pura (o desenvolvimento de teorias) versus Aplicada (a aplicação de teorias às necessidades humanas); ou Natural (o estudo do mundo natural) versus Social (o estudo do comportamento humano e da sociedade). 1) De acordo com um estudo publicado na revista Nature em 2006, um terço, entre 3200 pesquisadores da área de medicina, entrevistados de forma anônima nos EUA, admitiu ter manipulado resultados ou trapaceado sobre metodologias, em muitos casos sob pressão de patrocinadores.

10 Durante o século XX houve um considerável avanço científico e tecnológico, quais as relações diretas deste fato com a Ciência da Informação?

11 blog


Carregar ppt "Ciência: princípios básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google