A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na Idade Média… Breve História do Cotidiano O SEU LUGAR NO TEMPO A Idade Média é subdividida em três períodos: a Alta Idade Média que decorre do século.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na Idade Média… Breve História do Cotidiano O SEU LUGAR NO TEMPO A Idade Média é subdividida em três períodos: a Alta Idade Média que decorre do século."— Transcrição da apresentação:

1

2 Na Idade Média… Breve História do Cotidiano

3 O SEU LUGAR NO TEMPO A Idade Média é subdividida em três períodos: a Alta Idade Média que decorre do século V (queda do Império Romano) ao X; a Idade Média Clássica que se estende do século XI ao XIII; e a Baixa Idade Média, correspondente aos séculos XIV e XV (descoberta da América).

4 VIAGEM NO TEMPO…

5

6 CARACTERÍSTICAS … Perda da unidade política (vários estados: Portugal foi o 1º estado europeu a estabelecer-se com fronteiras, a partir do séc. XIII); Permanente estado de guerra (nos intervalos, os senhores entretinham-se com torneios de cavalaria e jogos bélicos e ainda na administração das suas terras cultivadas pelos servos que não tinham quaisquer direitos) Perda da unidade linguística (substituição do latim pelas diferentes línguas nacionais = literaturas nacionais);

7 FEUDALISMO… sistema político, econômico e social; Sociedade Feudal : hierarquizada: - Clero (padres, bispos, papa), - Nobreza (reis, condes, senhores feudais, duques, cavaleiros), - Servos (camponeses).

8 A ARTE DA GUERRA guerras constantes pela aquisição de territórios;

9 O PAPEL DO CLERO DEUS era a medida de todas as coisas: época teocêntrica. A FÉ influenciava o pensar e o viver medieval, ao nível: POLÍTICO: Poder do Papa sobre os estados (bula papal); Incentivo das guerras religiosas (Cruzadas). CULTURAL E ARTÍSTICO: fundou as primeiras escolas; os alunos aprendiam apenas a teoria (ESCOLÁSTICA – saber baseado na teoria e não na experimentação); a arquitectura virava-se para a construção de castelos e de catedrais; a pintura representava cenas relacionadas com Deus e com os Santos;

10 A ARQUITETURA Castelo de Liechtenstein (Áustria) Sé Velha de Coimbra

11 A PINTURA E A TAPEÇARIA Tapeçaria: A Senhora e o Unicórnio Retábulo de Fra Filippo Lippi

12 PINTURA Nos afrescos, mosaicos haviam cenas relacionadas com as Escrituras e a vida dos Santos

13 A ESCULTURA E A ARTE DO VITRAL Escultura Religiosa Vitral: rosácea da janela principal da Sainte Chapelle, em Paris

14 O Feudo: unidade de produção Feudo: propriedade do senhor feudal que concedia a autorização de uso para a família do servo em troca do pagamento de obrigações; Instalações do feudo: castelo (habitação do senhor feudal e sua família), vila camponesa, igreja, moinho, estábulo, terras de produção.

15 A vida dos Camponeses Trabalhavam para manter a nobreza e o clero Trabalhavam muito e eram mal pago, acreditando que, desta forma, mereceriam um lugar no céu; Trabalhavam do nascer ao pôr-do-sol, regressavam às casas feitas de madeira e lama.

16 O CORPO Pouca atenção dada ao corpo e à saúde; Os instintos eram reprimidos porque se consideravam pecado (condenação à fogueira daqueles que não seguiam estas regras); O vestuário era largo, de maneira a esconder a forma do corpo e os cabelos das mulheres deveriam ser cobertos porque eram considerados um símbolo de sensualidade e de tentação.

17 Camponeses trabalham na terra do senhor feudal

18 Brasão mostra cavaleiro andante, símbolo medieval no imaginário popular

19 A MORTE… Obsessão pela MORTE – esqueleto com foice que a todos ceifa Valorização da morte em combate pela fé cristã.

20 SOCIEDADE MEDIEVAL Em constante movimento por caminhos e estradas: mendigos, mercadores, peregrinos, estudantes, bandidos, cavaleiros sem senhores. Mulheres: submissão total ao marido - Povo – cuidavam da horta, da alimentação dos animais, fiavam e teciam… - Damas – estavam fechadas em casa, só saíam para casar (função principal).

21 Crise do Século XIV

22

23 Rebeliões camponesas marcaram o fim da Idade Média

24

25 Peste Negra

26 As consequências sociais, demográficas, econômicas, culturais e religiosas dessa grande calamidade que se abateu sobre os povos da Ásia e da Europa, foram imensas. As cidades e os campos ficaram despovoados; famílias inteiras se extinguiram; casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas, sem herdeiros legais;

27 a produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; houve escassez de alimentos e de bens de consumo; a nobreza se empobreceu; reduziram-se os efetivos militares e houve ascensão da burguesia que explorava o comércio. O poder da Igreja se enfraqueceu com a redução numérica do clero e houve sensíveis mudanças nos costumes e no comportamento das pessoas

28 Médico (usando máscara) que cuidava de doentes com a peste negra.

29

30

31

32


Carregar ppt "Na Idade Média… Breve História do Cotidiano O SEU LUGAR NO TEMPO A Idade Média é subdividida em três períodos: a Alta Idade Média que decorre do século."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google