A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEB 2.0 Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEB 2.0 Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas."— Transcrição da apresentação:

1 WEB 2.0 Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas

2 O termo Web 2.0 refere-se a mudança para uma Internet como plataforma. É a segunda geração de comunidades e serviços na internet que facilitam a colaboração e o compartilhamento de informações entre os usuários. Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

3 Há mais de 90 milhões de citações no Google e mais de livros relacionados ao tema sendo vendidos pela Amazon.

4 WEB 2.0 É ATITUDE, NÃO TECNOLOGIA Estimular e encorajar a participação por meio de aplicações abertas e serviços. Percepção de que a web não é apenas softwares, mas sim serviços a serem entregues pela web.

5 Mudança de paradigma sobre como as pessoas pensam e de como desenvolver aplicações para a internet. Participação coletiva. Personalização.

6 PRÁTICAS DA WEB 2.0 partilhar participar comentar colaborar criar difundir classificar inserir reelaborar agregar distribuir feito para criar

7 Mais um meio de comunicação Convergência de mídias A Internet antes da web 2.0 era considerada: Mais um meio de um para muitos A Internet depois da Web 2.0 assumiu: O primeiro meio de interação do ser humano Convergência de pessoas O primeiro meio muitos para muitos

8 CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 Web torna-se uma plataforma Arquitetura de Participação Ênfase nos usuários e não na tecnologia Confiança nos usuários Experiência e conhecimento pessoal dos usuários Modelos leves de programação Comportamento do usuário não é pré-determinado O software melhora com a utilizam dos usuários Sistemas opensourse

9 QUAL O FUTURO DA WEB? Web 1.0 Implantação e popularização da rede. Web 2.0 Centrada nos mecanismos de busca, como o Google, nos sites de colaboração, como Wikipédia, YouTube, Flickr, e nos sites de relacionamento social, como o Orkut. Web 3.0 Pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. (Wikipédia)

10 TECNOLOGIAS QUE IMPACTAM A WEB Web 2.0 Service Oriented Architecture (SOA) em que se baseia a Application Architecture (Arquitetura de Aplicações) Real World Web (Internet do Mundo Real) Essas três tendências estão no estudo Hype Cycle for Emerging Technologies (2006) do Gartner.

11 WEB 2.0 Dentro desse conceito, as tecnologias que terão mais impacto no futuro serão: Social Network Analysis (Análise de Rede Social) – é a criação de conteúdo a partir da análise e filtragem de dados enviados por diferentes fontes. Ajax – A técnica de programação mais famosa da Web 2.0 também é avaliada como tecnologia de grande impacto. Collective Intelligence (Inteligência Coletiva) – avaliada como transformadora pelo Gartner, deve atingir maturidade em cinco ou 10 anos. Trata-se das tecnologias que permitirão aos usuários trabalharem juntos ao mesmo tempo num mesmo arquivo, sem a necessidade de um único indivíduo centralizando as informações. Um exemplo desse tipo de serviço é a planilha online do Google. Mashup – tecnologia que permite aos sites ou aplicações web usarem o conteúdo de mais de uma fonte (sites ou aplicativos).

12 REAL WORLD WEB A Internet do Mundo Real permite a interação entre mundo real e mundo virtual, que até então ficavam separados. Dentro desse tema, as tecnologias de maior impacto para o Gartner serão: Location-aware Technologies - tecnologia que usa GPS para permitir a localização de uma pessoa através do celular ou handheld. Location-aware Applications – tendência que envolve o uso de dispositivos com GPS embutido. Segundo o Gartner, um considerável número de empresas já começa a desenvolver aplicações com base nessa tecnologia para melhorar a automação de força de vendas e a logística nos negócios.

13 APLICATTION ARCHITECTURE E SOA A modularidade e a agilidade oferecida pela onda do SOA (Service Oriented Architecture, em português, Arquitetura Orientada ao Serviço) continuará tendo um grande impacto e merecem a atenção das empresas.

14 Qual será o novo espaço para organização de fontes de informações? Quais as habilidades, competências e atitudes do profissional da informação perante estas tecnologias? PERSPECTIVAS

15 Quem souber organizar e se relacionar bem com as comunidades em rede fará a diferença! Quem colocará a maior parte do conteúdo na rede será o usuário! As interfaces serão baseadas em Aplicattion Architecture (modularidade e a agilidade oferecida pelo Service Oriented Architecture) Os blogs e as comunidades serão ambientes para troca de conhecimento.

16 Para saber mais: Busque WEB 2.0 no Google ou Yahoo ou...


Carregar ppt "WEB 2.0 Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google