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Jargões Jornalísticos Glossário. Agência de notícias Empresa que elabora e fornece matérias jornalísticas, por meios rápidos de transmissão, para seus.

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1 Jargões Jornalísticos Glossário

2 Agência de notícias Empresa que elabora e fornece matérias jornalísticas, por meios rápidos de transmissão, para seus assinantes. Pode ser de âmbito local, nacional ou internacional. Transmite regularmente e de forma ininterrupta a seus associados o noticiário geral ou especializado, fornecendo informações por atacado.

3 Almanaque Obra de periodicidade geralmente anual, constituída de textos de cunho informativo e recreativo. Também pode ser uma edição especial de uma revista, publicada esporadicamente ou com periodicidade anual, em formato maior, com matérias especiais e maior número de páginas.

4 Articulista Profissional que, periodicamente, escreve artigos assinados para jornais e revistas, onde opina pessoalmente sobre fatos relevantes. Pode ou não fazer parte do quadro funcional.

5 Artigo Texto jornalístico interpretativo e opinativo que desenvolve uma idéia ou comenta um assunto a partir de uma determinada fundamentação.

6 Assinatura Nome do autor da matéria.

7 Barriga Notícia inverídica publicada na imprensa, geralmente com grande alarde e sem má-fé, na tentativa de furar os concorrentes. Causa grande desgaste e descrédito ao veículo de imprensa e ao repórter.

8 Boletim Publicação periódica que se destina à divulgação de atos oficiais e governamentais, de atividades de órgãos privados etc. Difere do jornal e da revista pelo formato (menor), estilo redacional (não necessariamente jornalístico) e produção gráfica (pode até ser xerocado).

9 Boneco Esquema de paginação e diagramação. Projeto gráfico de jornal, revista, livro ou qualquer outro trabalho de gráfico. Funciona como um leiaute e orienta o paginador ou diagramador.

10 Briefing Instruções e diretrizes transmitidas, de forma resumida, pela chefia (de uma agência de propaganda, birô, jornal, emissora etc) aos responsáveis pela execução de um trabalho (como uma cobertura jornalística).

11 Capitular Letra em destaque no início do texto.

12 Calhau Notícia, artigo, matéria de menor importância ou anúncio de permuta que, na falta de coisa melhor, serve para encher espaços vazios (buracos) por falta de material editorial ou erro de cálculo na diagramação.

13 Carta Texto recebido pela empresa jornalística e publicado em seção destinada para isso.

14 Cartola Palavra ou expressão que define o tema da matéria. Geralmente antecede o título.

15 Cascata Redação inconsistente, longa e pobre de conteúdo.

16 Chamada Pequeno título e/ou resumo de uma matéria, publicado geralmente na primeira página de jornal ou na capa de uma revista, com o objetivo de atrair o leitor e remetê-lo à matéria completa nas páginas internas.

17 Charge Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.

18 Cartoon Palavra de origem inglesa, difere da Charge, pois retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

19 Checar Confirmar uma notícia ou qualquer informação apurada, antes de publicá-la.

20 Cobertura Trabalho de apuração de um fato no local de sua ocorrência para transformá- lo em notícia. Pode ser individual ou em equipe.

21 Colunista Jornalista ou escritor que redige em jornal ou revista. Conforme o gênero da coluna, ele pode ser um cronista, um comentarista, um crítico etc.

22 Conselho Editorial Grupo de profissionais ligados a uma editora ou publicação, que se reúnem ou são consultados com o objetivo de definir uma linha editorial e acompanhar seu desenvolvimento.

23 Copidesque Do original copy desk, que designa a mesa onde são colocadas as matérias para revisão. É o trabalho de revisão do texto, da redação final para a publicação de um texto escrito.

24 Correspondente Repórter encarregado de fazer a cobertura de determinada cidade ou região, dentro ou fora do país, e de enviar regularmente as notícias e artigos para a empresa jornalística.

25 Cozinha Trabalho de reescrever (adaptar, atualizar ou condensar) matéria do próprio veículo ou de outra publicação (prática não recomendável).

26 Crônica Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos da atualidade, com teor literário, político, esportivo, etc.

27 Deadline Prazo final para baixar página ou fechar a edição do jornal.

28 Editar Manter e produzir determinada publicação jornalística. Organizar o material jornalístico para publicação.

29 Editor Pessoa que dirige e coordena uma publicação periódica. Pessoa responsável pela edição de conteúdo ou produtos de determinado setor ou veículo de comunicação.

30 Editoria Cada uma das seções de uma órgão de imprensa, sob responsabilidade de um editor especializado.

31 Editorial Texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura, referente a assuntos relevantes. Define e expressa o ponto de vista do veículo ou da empresa responsável pela publicação.

32 Empastelar No jornalismo significa invadir ou assaltar oficina ou redação de um jornal/revista inutilizando o trabalho que está sendo feito ou danificando as máquinas e materiais diversos.

33 Encarte Folha ou conjunto de folhas, com anúncio, matéria paga, matéria especial, geralmente impressa em papel diferente do que usado no miolo do jornal ou revista e inseridas entre as folhas normais da publicação.

34 Entrevista Trabalho de apuração jornalística que pressupõe contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas que se disponham a prestar informações sobre um assunto. No jornalismo impresso, quando publicada na forma de perguntas e respostas é chamada de pingue-pongue.

35 Entrevista coletiva Tipo de entrevista em que a personalidade atende a imprensa em conjunto, respondendo às perguntas dos repórteres de diversos veículos de comunicação.

36 Entrevista exclusiva Tipo de entrevista concedida a apenas um repórter e que só pode ser divulgada pelo veículo de comunicação que ele representa.

37 Enxugar Aperfeiçoar a redação de um texto, eliminando elementos supérfulos.

38 Errata Lista de retificação dos erros que saíram impressos numa publicação.

39 Expediente Quadro de identificação que jornais e revistas, por exigência legal, publicam em todas as edições com informações como: endereço da empresa, fones, e- mail e profissionais responsáveis pelos vários departamentos da publicação.

40 Fait-divers Fatos diversos. Diz-se de notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos.

41 Fio data Disposição e identificação da data nas publicações.

42 Foca Jornalista novato. Repórter sem experiência na profissão.

43 Fonte (1) Procedência da informação na apuração jornalística. Podem ser pessoas ou documentos. (2) Tipologia. Família de letras.

44 Freelance Trabalho avulso, sem vínculo empregatício, encomendado a qualquer profissional. Diz-se também free-lancer. No português: frilar ou fazer um frila.

45 Gancho Início de uma matéria jornalística. Também pode ser usada como uma expressão para indicar que aquele assunto ou fato desencadeou, ou seja, deu gancho para o desenvolvimento de uma notícia ou reportagem.

46 Gilete-press Expressão que indica pejorativamente o hábito de produzir notícias à base de releases ou de matérias prontas, extraídas de outras publicações.

47 Imprensa marrom Imprensa sensacionalista.

48 Imprensa chapa branca Imprensa alinhada com os governos.

49 Intertítulo O mesmo que entretítulo. Cada um dos títulos que subdividem um texto extenso usado para dividir a matéria em vários trechos destacados.

50 Jabá Forma abreviada de jabaculé. Corrupção no serviço de um profissional da comunicação. Pagamento por fora.

51 Janela Espaço aberto dentro de qualquer matéria ou elemento da página, emoldurado ou não por fios, para colocação de olho, retranca, ilustração, quadro etc.

52 Lauda Atualmente corresponde a um texto de caracteres com espaço. É o jargão jornalístico usado para definir a quantidade de texto a ser produzido na matéria/reportagem. Por exemplo, um texto de 2 laudas tem caracteres com espaço. Antes da informatização das redações o termo expressava também a folha padronizada usada para datilografar as matérias (21 linhas X 70 toques).

53 Lead ou Lide Abertura de texto jornalístico, na qual se apresenta sucintamente o assunto ou se destaca o fato essencial da história. O lide clássico é deve responder as seguintes perguntas: Quem? O quê? Quando? Como? Onde? Por quê?

54 Legenda Texto breve que acompanha uma ilustração ou foto.

55 Foto Legenda Nota que acompanha uma foto e se destaca na página.

56 Linha de apoio ou linha fina Subtítulo composto por frase ou período, geralmente usado logo após o título.

57 Manchete Título principal, publicado com grande destaque. Indica o fato de maior importância na edição.

58 Chamada Texto na primeira página dos jornais ou nas capas das revistas destacando as principais matérias da edição.

59 Matéria ou retranca Toda e qualquer matéria de jornal.

60 Newsletter Boletim informativo periódico, com notícias ou mensagens de interesse especial para um público restrito.

61 Nota Matéria ou retranca com poucas frases.

62 Notícia Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade. É a matéria-prima do jornalismo.

63 Olho O mesmo que antetítulo. Pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior e colocado em janelas.

64 Pasquim Jornal insolente, injurioso, mordaz e satírico.

65 Pauta (1) Agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem abordados no noticiário. (2) Planejamento esquematizado do assunto a ser coberto pela reportagem.

66 Perfil Tipo de entrevista que utiliza aspectos biográficos e pessoais para mostrar ao público características, idéias, opiniões e traços do entrevistado.

67 Pingue-pongue Entrevista editada na forma de diálogo, com perguntas e respostas.

68 Pirâmide invertida Disposição das informações, por ordem decrescente de importância, em um texto jornalístico, ou seja, as informações mais atuais e importantes vêm na abertura do texto.

69 Política Editorial Conjunto de diretrizes que norteiam a definição de linhas editoriais em uma empresa de comunicação, caracterizando sua posição no contexto cultural e político.

70 Redação (1) Conjunto de pessoas que redigem regularmente para um determinado periódico, editora, agência de notícias, estação de rádio ou TV, etc. (2) Lugar onde trabalham os redatores.

71 Seção Parte de uma publicação onde se agrupam informações do mesmo gênero, ou sobre um mesmo tema.

72 Sic Palavra latina que significa assim, empregada entre parênteses ou colchetes, ao fim de uma citação ou palavra, para indicar que o texto original ou a declaração foi escrita assim mesmo, por mais estranho e absurdo que pareça.

73 Suíte Continuação, seqüência. Desdobramento de uma notícia já publicada anteriormente com novas informações.

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