A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUILÍBRIO QUÍMICO II Deslocamento de Equilíbrio Cálculo de Kc Grau de equilíbrio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUILÍBRIO QUÍMICO II Deslocamento de Equilíbrio Cálculo de Kc Grau de equilíbrio."— Transcrição da apresentação:

1 EQUILÍBRIO QUÍMICO II Deslocamento de Equilíbrio Cálculo de Kc Grau de equilíbrio

2 Deslocamento de Equilíbrio Químico É dada a reação: 3 H 2(g) + N 2(g) 2NH 3(g) H = - 91,8 kJ O que acontecerá se: - Aumentarmos a temperatura; - Acrescentarmos ao sistema reacional NH 3; - Aumentarmos a pressão; - Retirarmos H 2;

3 Conclui-se que: Se temos reações cujas quantidades molares de reagentes são diferentes das quantidades de produtos, quando aumentamos a pressão, o equilíbrio se desloca no sentido de menor quantidade de matéria; Se aumentarmos a temperatura, o equilíbrio químico se deslocará para o sentido endotérmico; Se retirarmos alguma substância de uma reação em equilí- brio, este se deslocará no sentido da retirada (com o acréscimo de substância o efeito é contrário).

4 O que podemos fazer, em cada situação para aumentarmos o rendimento da reação? 2NO (g) + O 2(g) 2 NO 2(g) H = -113 kJ N 2(g) + 2H 2(g) N 2 H 4(g) H = 51 kJ N 2 O 4(g) 2 NO 2(g) H = 57,2 kJ 2 HI (g) H 2(g) + I 2(g) H = - 53 kJ

5 Cálculo de Kc O fosgênio é um gás tóxico, utilizável como arma química, que pode ser obtido pelo processo a seguir, a 530ºC: CO (g) + Cl 2(g) COCl 2(g) Se, em um recipiente de 30 dm 3, participam do equilíbrio 2 mol de CO, 5 mol de Cl 2 e 15 mol de COCl 2, determine o valor de Kc.

6 O Grau de Equilíbrio ( ) Expressa o rendimento da reação; Matematicamente, temos: = Quantidade que reagiu até o equilíbrio quantidade inicial do reagente Obs.: - valores expressos em mol; - varia entre 0 e 1 (ou entre 0% a 100%).

7 Em um recipiente de 1 L são introduzidos 5 mol de N 2 O 4 que se transforma em NO 2. Uma vez atingido o equilíbrio, resta no sistema 1,3 mol de reagente. a) Calcule o valor de Kc. b) Calcule o grau de equilíbrio para a situação citada.


Carregar ppt "EQUILÍBRIO QUÍMICO II Deslocamento de Equilíbrio Cálculo de Kc Grau de equilíbrio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google