A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agência de Promoção de Exportações e Investimentos Missão: Promover as exportações de bens e serviços, contribuindo para a internacionalização das empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agência de Promoção de Exportações e Investimentos Missão: Promover as exportações de bens e serviços, contribuindo para a internacionalização das empresas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Agência de Promoção de Exportações e Investimentos Missão: Promover as exportações de bens e serviços, contribuindo para a internacionalização das empresas brasileiras, reforçando positivamente a imagem do país e ampliando a atração de investimentos para o Brasil

3 Apex-Brasil: Números gerais Clientes EMPRESAS BRASILEIRAS EXPORTADORAS OU QUE TENHAM POTENCIAL PARA EXPORTAR Histórico: Criada em 1997 como uma Gerência Especial do SEBRAE (Decreto n , 21/11/1997). Instituída como serviço social autônomo, de interesse coletivo e utilidade pública por Lei em (Lei n , 14/05/2003 ). Contrato de Gestão com MDIC desde 2007.

4 Apoio e suporte a mais de empresas em todas as regiões do Brasil; Opera junto a 70 segmentos produtivos da economia brasileira; Presença em 4 continentes; Envolvida em mais de 750 iniciativas em de 60 países; Apoio as exportações das empresas em mais de 200 países; Valores exportados representa cerca de 15% do volume de exportação do Brasil. Apex-Brasil: Números gerais

5 Apex-Brasil - Como Atuamos Informação Qualificação Promoção as Exportações Posicionamento e Imagem Apoio à Internacionalização

6 – Informação: Perfil país Estudos de oportunidades por mercado Estudo de oportunidade por setor Estudo de competitividade e conjuntura Seminário de Inteligência Apex-Brasil - Informação

7 – Qualificação Seminários Missões comerciais Parcerias com entidades de governo e internacionais Apex-Brasil - Qualificação

8 Promoção de Imagem e Marca Complexos apoiados Agronegócio Casa e Construção Civil Entretenimento e Serviços Máquinas e Equipamentos Tecnologia e Saúde Moda

9 Apex-Brasil : Fomento as exportações Projetos Setoriais Integrados: - 02 anos - Parceria com entidades empresariais Objetivos: - Facilitar a inserção das empresas de pequeno e médio portes no mercado internacional aumentando, de forma sustentada, sua participação nas exportações brasileiras; Resultados esperados: - Aumentar as exportações brasileiras; - Diversificar a pauta de exportações; - Ampliar a base exportadora e; - Promover a maior inserção do setor empresarial no processo exportador, visando a geração de emprego e renda.

10 Apex-Brasil : Promoção Comercial Projetos Setoriais Integrados(PSI): Feiras Setoriais Projeto Comprador Projeto Vendedor Projeto Imagem Feiras Multissetoriais Missão Comercial

11 Apex-Brasil : Fomento as exportações Projetos Setoriais Integrados: Entretenimento e Serviços; Agronegócios; Tecnologia da Informação e Saúde; Máquinas e Equipamentos; Moda; Produtos de casa e construção civil.

12 Promoção das exportações de bens e serviços do culturais: porque ? Contribuir na melhoria da imagem do Brasil; Promover as exportações do setor e a circulação de bens e serviços culturais brasileiros (diversificando pauta de setores tradicionais para setores agregadores de valor); Contribuir na sustentabilidade econômica do setor

13 Promoção das exportações de bens e serviços do culturais: a carteira de projetos Setor/Entidade Empresas atendidas* Cinema -SIAESP 142 Direitos Autorais - CBL 40 Propaganda - APRO 54 Design - ABEDESIGN 34 Arquitetura - AsBEA 87 Música - BM&A 110 TV Independente - ABPITV 120 Artes Plásticas - Fundação Bienal 42 Instrumentos Musicais - ANAFIMA 31 TOTAL 660

14 Promoção das exportações de bens e serviços culturais : o primeiro passo para parceria com a APEX Identificação, prospecção e indução de segmentos para desenvolver um trabalho de internacionalização

15 Promoção das exportações de bens e serviços do entretenimento e cultura: o primeiro passo para parceria com a APEX

16 2- Tamanho da indústria brasileira e mundial em quantidade e valor (US$) [Artes Plásticas] Menos de 20% possuem os recursos necessários para participar de férias e eventos internacionais Aproximadamente 5% possuem uma autêntica visibilidade internacional Em relação às vendas em leilões, o Brasil encontra-se no quarto grupo de países com menores vendas em leilões (junto c/ Austrália, África do Sul, Canadá, Espanha, Ìndia, Portugal, México) Na primeira colocação, estão Estados Unidos e Reino Unido com mais de 1 bilhão de euros em vendas em leilões. No segundo, China e França com vendas entre 10 milhões e 1 bilhão de euros. No terceiro, Alemanha, Itália e Suíça na faixa de 50 e 100 milhões de euros.

17

18 Promoção das exportações de bens e serviços do entretenimento e cultura: o primeiro passo para parceria com a APEX Ranking de mercado alvo

19 PaísesContinente Produção nacional de filmes (2008) Nota Produção nacional de filmes (2008) Variação Produção nacional de filmes ( ) (%) Nota Variação Produção nacional de filmes ( ) Market share de filme nacional (2008 %) EUAAmérica do Norte 61055,9191,5 FrançaEuropa 28335,5145,7 EspanhaEuropa ,8323,9 AlemanhaEuropa ,5326,6 CanadáAmérica do Norte 7311,112,8 ArgentinaAmérica Latina 8514,6111,9 Reino UnidoEuropa 11218,4330,7 ItáliaEuropa 13513,8129,0 SuéciaEuropa 3515,3120,2 ColômbiaAmérica Latina 13126,656,5 DinamarcaEuropa 3812,9133,0 NoruegaEuropa 2315,0122,5 FinlândiaEuropa 1412,4123,2

20 Nota Market share de filme nacional (2008 %) Market share de fime americano (%) Nota Market share de fime Americano Numero de co- produções internacionais (2008) Nota Numero de co- produções internacionais (2008) Variação de co-produções internacionais ( ) (%) Nota Variação de co- produções internacionais ( ) (%) 91,5 144,558651,53 338,153137,13 362,131916,33 588,5585-7,41 380, ,11 165,215339,93 160,231914,83 368,3181-9, ,03 152, ,85 363, ,0 357,93910,03

21 Nota Final Quantitativa Nota QualitativaNOTA FINALDecisão 555Sim ,2Sim 153,4Sim ,2Sim 132,2Sim 311,8 31,4 1-0,2 1-0,2 1-0,2

22 Promoção das exportações de bens e serviços do culturais: o projeto de promoção comercial Planejamento estratégico: Importante: segmentação Não exporta Iniciante Intermediária Experiente Internacionalizada

23 Promoção das exportações de bens e serviços culturais : O projeto de promoção comercial Construção do Projeto Setorial Pactuar com as empresas Construção do projeto Inserção no sistema de gestão

24 [Exemplo PSI Cinema] 1. Metas por mercado-alvo. 1 - Aumentar as vendas anuais de direitos de filmes brasileiros estimadas em US$ em abril de 2007 para US$ 1 milhão em junho de Indicador: Vendas de direitos de filmes brasileiros 2 - Aumentar o valor anual obtido com as co-produções internacionais de estimados US$ 2,5 milhões em abril de 2007 para US$ 10 milhões em junho de Indicador: Valor anual de co-produções internacionais 3 - Aumentar o número de produções estrangeiras filmadas no Brasil e por consequência a venda de serviços de produção de empresas nacionais de US$ em abril de 2007 para US$ em junho de Indicador: Venda de serviços de produção de empresas nacionais para produções estrangeiras filmadas no Brasil. 4 - Aumentar a base de empresas que façam negócios com o mercado internacional de 10 em abril de 2007 para 25 em junho de Indicador: Número de empresas que façam negócios com o mercado internacional. *O projeto não tem condições de auferir metas por mercados alvo dada às dificuldades de estabelecer indicadores e pelo caráter muitas vezes sigilosos dos contratos comerciais de distribuição. Estamos buscando criar através de convênio com a ANCINE um conjunto de indicadores mais próximos da realidade do projeto para termos os dados de resultados mais próximos da realidade do projeto.

25 Participação em Feiras Internacionais (05) Frankfurt Book Fair 2008 e 2009 – Frankfurt Feria Internacional del Libro 2008 e 2009 – Guadalajara Feria Internacional del Libro 2008 e 2009 – Madrid Bologna Childrens Book Fair 2009 – Bologna London Book Fair Londres Ações Previstas – EXEMPLO PSI CBL Prospecção de mercado (ações de inteligência comercial) Elaboração de material de divulgação e propaganda (catálogos conjuntos, segmentados por segmentos apoiados) Realização de duas edições Projeto Comprador com Espanha e Alemanha e duas edições projeto imagem

26 Promoção das exportações de bens e serviços culturais : execução das ações Frankfurt Book Fair 2009

27 Promoção das exportações de bens e serviços culturais : execução das ações

28 Promoção das exportações de bens e serviços culturais : A GESTÃO / ACOMPANHAMENTO

29

30 Promoção das exportações de bens e serviços culturais : MEDIÇÃO DOS RESULTADOS

31 Promoção das exportações de bens e serviços do culturais: CONCLUSÕES Carecem de marco regulatório principalmente no que se refere a promoção Internacional e políticas internas voltadas para fortalecimento do empreendedorismo Todos hoje impactados pelas novas mídias – enquanto lá fora a discussão avança no Brasil ainda é incipiente pelo menos no que diz respeito aos novos modelos de negócios Dificuldade de informações e estatísticas que permitam comparabilidade Falta aos setores uma certa institucionalização em sua representação empresarial o que reflete uma desorganização na busca de cooperação e parceria pragmáticas na esfera federal – como fazem os demais setores – e entre os diversos elos da cadeia.

32 Promoção das exportações de bens e serviços do entretenimento e cultura : MEDIÇÃO DOS RESULTADOS


Carregar ppt "Agência de Promoção de Exportações e Investimentos Missão: Promover as exportações de bens e serviços, contribuindo para a internacionalização das empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google