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Centro Universitário de Brasília - UniCEUB TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO II 2º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - COMUNICAÇÃO SOCIAL PROFESSORA:

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1 Centro Universitário de Brasília - UniCEUB TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO II 2º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - COMUNICAÇÃO SOCIAL PROFESSORA: MARIA GLÁUCIA MAGALHAES

2 Tópicos especiais em Comunicação II Jornalismo Atividade profissional que tem por objeto a apuração, o processamento e a transmissão periódica de informações da atualidade, para o grande público, através de veículos de difusão coletiva (jornal, revista, rádio, televisão, internet, cinema etc.).

3 Tópicos especiais em Comunicação II Jornalismo Matéria-prima: Notícia (informação) Instrumento/Veículos de Comunicação de Massa

4 Tópicos especiais em Comunicação II zCOMUNICAÇÃO DE MASSA: Tem a finalidade de transmitir ou de conduzir informações para estabelecer comunicação rápida, universal e transitória com um grande número de pessoas heterogêneas e anônimas

5 Tópicos especiais em Comunicação II Veículos de comunicação de massa: zJornal (impresso) zRádio (instantaneidade) zTelevisão (imagem) zRevistas (interesses segmentados) zInternet (JN on line/interatividade/tempo real)

6 Tópicos especiais em Comunicação II NOTÍCIA: Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público.

7 Tópicos especiais em Comunicação II Notícia requer um tratamento apropriado, que envolve: apuração, pesquisa, comparação, interpretação, seleção, e uma redação adequada, de acordo com as peculiaridades do veículo (impresso, televisivo, on-line etc.).

8 Tópicos especiais em Comunicação II Atributos/ Notícia: Para que, como toda a técnica jornalística, se produza uma boa notícia, é essencial que o fato reuna determinados atributos, como: atualidade, veracidade, oportunidade, interesse humano, raridade, curiosidade, importância e conseqüência para a comunidade, proximidade etc.

9 Tópicos especiais em Comunicação II zGêneros jornalísticos: x.Informativo ênfase à notícia objetiva, à informação pura, imparcial, impessoal e direta, limitando-se a narrar os fatos; x.Interpretativo a interpretação é constituída de elementos adicionais que tornam a informação mais explícita e contextualizada;

10 Tópicos especiais em Comunicação II zCont. Gêneros jornalísticos: x.Opinativo opinião é o ponto de vista expresso, é o juízo que faz do assunto. O jornalismo opinativo está representado principalmente nos editoriais, em alguns artigos e crônicas; x.De entretenimento representado pelas matéria recreativas (passatempos, tiras, etc.)

11 Tópicos especiais em Comunicação II zMATÉRIA Todo material jornalístico publicado ou feito para ser publicado por um jornal ou revista, incluindo texto e ilustrações. Qualquer notícia, artigo, reportagem, crônica, nota, etc., recebe genericamente o nome de matéria.

12 Tópicos especiais em Comunicação II zARTIGO Texto jornalístico interpretativo e opinativo, que desenvolve uma idéia ou comenta um assunto a partir de uma determinada fundamentação. Sempre assinado, o artigo não representa necessariamente a opinião da empresa jornalística.

13 Tópicos especiais em Comunicação II zCOLUNA Seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade, geralmente assinada, e redigida em estilo mais livre e pessoal do que o noticiário comum. Compõe-se de notas, crônicas, artigos ou textos-legendas, podendo adotar, lado a lado, várias dessas formas.

14 Tópicos especiais em Comunicação II As colunas mantêm um título ou cabeçalho constante e são publicadas, geralmente, em posição fixa e sempre na mesma página, o que facilita sua localização imediata pelos leitores habituais

15 Tópicos especiais em Comunicação II zCRÔNICA Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos de atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico etc. A crônica é um meio termo entre o jornalismo e a literatura.

16 Tópicos especiais em Comunicação II zEDITORIAL Texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e geralmente sem assinatura, sobre assuntos ou acontecimentos locais, nacionais ou internacionais de maior relevância. Define e expressa o ponto de vista do veículo (jornal, revista, TV, rádio entre outros).

17 Tópicos especiais em Comunicação II Relações Públicas Atividade e esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada. (definição da ABRP)

18 Tópicos especiais em Comunicação II Relações Públicas Matéria-prima: relacionamento com o público Instrumentos/Veículos: Comunicação Dirigida

19 COMUNICAÇÃO DIRIGIDA: São instrumentos de comunicação por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade específica de atingir determinado público

20 Instrumentos/ Veículos de Comunicação Dirigida - Relações Públicas: zEscritos (correspondências, periódicos, relatórios, mala direta, publicações etc.) zOrais (discursos, alto-falante, telefone etc.) zAudiovisuais / auxiliares (vídeos institucionais, internet, intranet, filmes etc.) zAproximativos (visitas, congressos, convenções, reuniões, etc.)

21 PÚBLICO: zGrupo de pessoas direta ou indiretamente ligados à instituição zGrupo de pessoas que se distinguem das outras por uma ou mais características em comum

22 Tópicos especiais em Comunicação II Relações Públicas X Responsabilidade Social: Relações Públicas têm como objeto de estudo os públicos e a opinião pública, que possuem por si mesmas um caráter social. Daí a obrigação a elas (Relações Públicas) reservada de contribuírem para que as organizações norteiem sua dinâmica pela temática humana Margarida Kunsch

23 Tópicos especiais em Comunicação II Opinião Pública - Agregado das opiniões predominantes em uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo) que advém de uma situação objetiva (um fato concreto) e se manifesta objetivamente.

24 Tópicos especiais em Comunicação II A opinião pública manifesta-se e se modifica coletivamente sem ser necessariamente condicionada pela aproximação física dos indivíduos, e não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina. Nela interferem fatores psicológicos, sociológicos e históricos.

25 Tópicos especiais em Comunicação II zOpinião Pública É todo o fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações públicas Figueredo e Cervellini, 1995

26 Tópicos especiais em Comunicação II Públicos de uma Organização : zDiretoria zAcionistas zEmpregados zFornecedores zRevendedores zConcorrentes zConsumidores zComunidade zImprensa zSindicatos zGoverno zOutros


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