A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE II: O COLONIALISMO EUROPEU NA AMÉRICA CAPÍTULO 1: AMÉRICA COLONIAL – A construção de um mundo novo? (COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE II: O COLONIALISMO EUROPEU NA AMÉRICA CAPÍTULO 1: AMÉRICA COLONIAL – A construção de um mundo novo? (COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA)"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE II: O COLONIALISMO EUROPEU NA AMÉRICA CAPÍTULO 1: AMÉRICA COLONIAL – A construção de um mundo novo? (COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA)

2 Os puritanos eram 'atletas morais', convencidos de que a 'vida correta' era a melhor prova (embora não garantia) de que o indivíduo desfrutava a graça de Deus. A vida correta incluía trabalhar tão arduamente e ser tão bem sucedido quanto possível em qualquer ofício mundano e negócio em que Deus houvesse colocado a pessoa. Animados por essas convicções, não era de se admirar que os puritanos fossem altamente vitoriosos em suas atividades temporais, em especial nas circunstâncias favoráveis oferecidas pelo ambiente do Novo Mundo. (SELLERS, Charles. "Uma reavaliação da história dos Estados Unidos".)

3 COLÔNIAS DO SUL inicialmente, concessão real a duas empresas privadas, subordinadas às leis do Estado inglês: COMPANHIA DE LONDRES (regiões mais ao norte), e COMPANHIA DE PLYMOUTH (territórios mais ao sul). primeira colônia inglesa: Virgínia, com a fundação da cidade de Jamestown colônias na região sul: Maryland (colônia católica, em 1632) Carolina Do Norte e Carolina do Sul (1663) Geórgia (1733) sistema plantation EXPLORAÇÃO sociedade: ricos donos de terra e escravos relativa autonomia político- administrativa

4 COLÔNIAS DO NORTE fundação da cidade de New Plymouth (Massachussets) pelos "peregrinos do Mayflower", puritanos que fugiram da Inglaterra. novos núcleos foram surgindo, vinculados à atividade pesqueira, ao cultivo em pequenas propriedades e ao comércio. migração para outras regiões e fundação de novas colônias: Rhode Island e Connecticut (1636) e New Hampshire (1638) - "NOVA INGLATERRA CARACTERÍSTICAS - trabalho livre, assalariado ou servidão temporária - pequena propriedade policultora - produção manufatureira/comércio - sociedade: pequenos agricultores e ricos comerciantes - autonomia político-administrativa

5 ocupação da região ocorreu principalmente por refugiados religiosos; pensamento liberal enraizou-se, tanto do ponto de vista político como religioso; Nova Iorque, Pensilvânia, Nova Jérsei e Delaware agricultura em pequenas propriedades; criação de animais; produção diversificada; estrutura semelhante à da Nova Inglaterra. COLÔNIAS DO CENTRO

6


Carregar ppt "UNIDADE II: O COLONIALISMO EUROPEU NA AMÉRICA CAPÍTULO 1: AMÉRICA COLONIAL – A construção de um mundo novo? (COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google