A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR JESWESLEY MENDES DISCIPLINA: GRAMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR JESWESLEY MENDES DISCIPLINA: GRAMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR JESWESLEY MENDES DISCIPLINA: GRAMÁTICA
COLÉGIO PRESBITERIANO DE SALINAS ANÁLISE SINTÁTICA PROFESSOR JESWESLEY MENDES DISCIPLINA: GRAMÁTICA

2 O ESTUDO DA SINTAXE

3 verbos de ligação PREDICAÇÃO VERBAL
Em função da relação que os verbos estabelecem com outras palavras, podemos dividi-los de duas maneiras: verbos de ligação verbos significativos

4 Verbo de ligação é todo verbo que liga o sujeito ao predicado.
Hipótese E se Deus é canhoto e criou com a mão esquerda ? Isso explica, talvez,as coisas deste mundo. Carlos Drummond de Andrade

5 VERBOS SIGNIFICATIVOS
São aqueles que expressam uma informação: Verbos intransitivos - exprimem uma idéia completa. À noite, o cachorro latia intensamente. Verbos transitivos - não têm sentido completo; exigem um complemento. Podem ser: diretos indiretos ou bitransitivos (direto e indireto).

6 Verbo transitivo direto - exige complemento sem preposição.
A chuva de ontem inundou nossa rua. Verbo transitivo indireto - exige complemento com preposição. Todos os participantes concordaram com o projeto. Verbo bitransitivo - exige dois complementos: um com preposição e outro sem preposição. O clube enviou cartas a todos os associados.

7 Uma questão de contexto:
A canoa virou rapidamente. (VI) O motorista virou o carro à direta. (VTD) Meu chefe virou fera. (VL) O aluno falou muito bem. (VI) O aluno falou palavras belas. (VTD) O aluno falou palavras belas ao professor. (VTDI) Estávamos muito cansados. (VL) A mobília estava num dos cômodos da casa. (VI)

8 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
São dois os termos essenciais (ou principais) de uma oração: SUJEITO- ser do qual se dá uma informação e concorda com o verbo. PREDICADO - informação que se dá a respeito do sujeito. Obs.:Podemos ter uma oração sem sujeito, mas nunca sem predicado.

9 (ou conjunto de palavras) que concorda com o verbo
O SUJEITO Palavra (ou conjunto de palavras) que concorda com o verbo

10 Sujeito simples - possui apenas um núcleo (que pode ser representado por um substantivo, pronome, ou qualquer palavra substantivada). É facílimo este problema! (núcleo =problema) O sete é um número cabalístico. (Núcleo = sete) As novas e eficientes técnicas de cultivo à lavoura ajudaram a aumentar a nossa produção. (Núcleo= técnicas)

11 A pessoa que não lê fica parada no tempo.
Aquele seu andar era-me bem conhecido. (Núcleo=andar) (Núcleo= pessoa ) (Núcleo= que = pronome)

12 SUJEITO COMPOSTO - possui dois ou mais núcleos.
O burro e o cavalo nadavam ao lado da canoa. Ela e o marido partiram para uma viagem. núcleo núcleo núcleo núcleo

13 SUJEITO OCULTO- ELÍPTICO OU DESINENCIAL - quando está implícito, isto é, quando não está expresso mas se deduz do contexto. Viajarei amanhã. (Eu) O soldado saltou e aproximou-se. (O sujeito soldado está expresso na primeira oração e elíptico na segunda).

14 SUJEITO INDETERMINADO
Quando não se pode ou não se quer indicar o sujeito que pratica a ação. Podemos indeterminá-lo: usando-se o verbo na 3ª pessoa do plural, sem referência a qualquer sujeito já expresso. Bateram palmas no portãozinho da frente. De qualquer modo, foi judiação demitirem a moça.

15 Com verbo ativo na 3ª pessoa do singular + pronome SE.
Trata-se de fenômenos que a Ciência não explica. Aqui vive-se bem. Deixando o verbo no infinitivo impessoal. Era penoso carregar aqueles fardos enormes. É triste assistir a estas cenas repulsivas.

16 HAVER - ( no sentido de existir, acontecer, realizar-se, decorrer)
ORAÇÃO SEM SUJEITO . São orações construídas com verbos impessoais, na 3ª pessoa do singular. HAVER - ( no sentido de existir, acontecer, realizar-se, decorrer) Há plantas venenosas. Deve haver leis mais sábias

17 FAZER, PASSAR, SER, ESTAR ( com sentido de tempo )
Faz dois anos que me formei. Abria a janela, se estava calor. Era(m) trinta de maio de (*) datas Já passava das cinco da tarde. VERBOS QUE INDICAM FENÔMENOS NATURAIS Ventava muito durante a noite. Nevou no Sul do país. Choveu durante todo o verão.

18 Choveram cartas para você.
Verbo usado em sentido figurado; possui sujeito. sujeito = cartas

19 O PREDICADO É a informação que temos a respeito do sujeito.

20 Exemplo: Os deputados e senadores do PT reuniram-se ontem, durante um almoço em Brasília, para discutirem a questão da reforma agrária no estado do Pará. Sujeito composto (verbo reuniram-se) Predicado da primeira oração Predicado da segunda oração (sujeito oculto determinado)

21 TERMOS RELACIONADOS AOS VERBOS
OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO AGENTE DA PASSIVA ADJUNTO ADNOMINAL

22 OBJETO DIRETO Termo que completa o sentido dos verbos transitivos diretos, aparecendo sem a preposição exigida pelo verbo e sendo o destinatário do processo verbal.

23 “Essas matérias dão uma sólida formação na línguas maternas e estrangeiras, enfatizando seu emprego em diversas situações. (...) O Ibilce mantém ainda a Oficina de Tradução, que presta serviços à comunidade de São José do Rio Preto e região, incluindo faculdades e institutos da Unesp.” (Guia de Profissões Unesp,2000) VTD VTDI OD

24 OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO
Há casos em que o objeto direto vem precedido de preposição. Isso ocorre principalmente: 1. quando o OD é um pronome pessoal tônico: Deste modo prejudicas a ti e a ele. 2. Quando o OD é o pronome relativo QUEM: Pedro tinha um filho a quem idolatrava. (idolatrava o filho) 3. sendo o OD o numeral AMBOS(AS): O aguaceiro caiu e molhou a ambos.

25 4. quando precisamos assegurar a clareza da frase, evitando
que o OD seja tomado como sujeito: “Vence o mal ao remédio”. / A Abel matou Caim. 5. em expressões de reciprocidade, para garantir a clareza e a eufonia da frase: “Os tigres despedaçam-se uns aos outros”.

26 6. com nomes próprios ou comuns, referentes a pessoas, principalmente na expressão dos sentimentos ou por amor da eufonia da frase: Judas traiu a Cristo. / Amemos a Deus sobre todas as coisas. Em construções enfáticas, nas quais antecipamos o OD para dar-lhes realce: A você é que não enganam!

27 8. Com certos pronomes indefinidos, sobretudo referentes a pessoas:
A quantos a vida ilude! 9. Em certas construções enfáticas, como puxar (ou arrancar) da espada, pegar da penas, cumprir com o dever... “Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha...”

28 rigor, nos outros casos, é facultativa.
CONCEITOS GERAIS Nos exemplos 1, 2,4 e 5 a preposição é de rigor, nos outros casos, é facultativa. Podem resumir-se em três as razões ou finalidades do emprego do objeto direto preposicionado: - a clareza da frase, - a harmonia da frase, - a ênfase ou a força da expressão.

29 OBJETO DIRETO PLEONÁSTICO
Quando queremos dar ênfase ou destaque à idéia contida no objeto direto, colocamo-lo no início da frase e depois o repetimos ou reforçamos por meio do pronome oblíquo. A esse objeto repetido sob forma pronominal chamamos “pleonástico”. O dinheiro, Jaime o trazia escondido nas mangas da camisa. As vantagens, todo mundo as contava com orgulho.

30 OBJETO INDIRETO É o termo que completa o verbo transitivo indireto, regido de preposição sendo, também o destinatário do processo verbal.

31 Todos os convidados que participarem do jantar beneficente em prol da Casa do Menor doarão uma boa quantia em dinheiro à entidade educacional que, há tempos aspira à construção de uma sede própria nos arredores do Bairro Vila Nova. VTI VTDI OI

32 OBJETO INDIRETO PLEONÁSTICO
Assim como o objeto direto, o objeto indireto pode vir repetido tido ou reforçado, por ênfase. Exemplos: A mim, o que me deu foi pena. E aos desanimados, basta-lhes a derrota.

33 ANALISANDO O CONTEXTO:
O objeto indireto pode ainda acompanhar verbos intransitivos ou verbos de ligação, que, no caso, poderão ser considerados acidentalmente como transitivos indiretos. Intransitivo transitivo indireto A bom entendedor meia palavra basta. Verbo de ligação transitivo indireto. Para mim tudo eram alegrias. Objeto indireto verbo Objeto indireto Verbo

34 OS OBJETOS E OS PRONOMES OBLÍQUOS Ninguém me visitou. (OD) Atenção
Tendo em vista uma boa coesão textual, podemos, muitas vezes, substituir palavras ou termos com função de objeto (direto ou indireto) por pronomes oblíquos. Eles continuarão a exercer a mesma função que a de antes. Ninguém me visitou. (OD) Rogo-lhe que fique. (OI) Avistaram-na de longe. (OD) Atenção Observação: O objeto indireto é sempre regido de preposição, mesmo sob a forma de pronome, que, no caso, aparece implícita: Rogo-lhe = rogo a você.

35 pratica a ação expressa
Função sintática que representa o ser que pratica a ação expressa pelo verbo passivo. O AGENTE DA PASSIVA A rainha era aclamada pela multidão. Muitos já estavam dominados por ele.. Ele será acompanhado por ti. Era conhecida de todo mundo a sua fama..

36 ADJUNTO ADVERBIAL Termo que exprime uma circunstância (tempo, modo,
lugar, etc.) ou, em outras palavras, modifica o sentido do verbo, adjetivo ou advérbio MODO LUGAR Ele fala bem. Ele fala muito bem. Maria é mais alta que Raquel. Compreendo sem esforço. Errei por distração. Saí com meu pai.


Carregar ppt "PROFESSOR JESWESLEY MENDES DISCIPLINA: GRAMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google