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LÍNGUA PORTUGUESA PROF. JESWESLEY MENDES ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.

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Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA PROF. JESWESLEY MENDES ANÚNCIO PUBLICITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA PROF. JESWESLEY MENDES ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

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3 OBJETIVOS ler anúncios publicitários impressos; ler anúncios publicitários impressos; identificar as características estruturais desse tipo de anúncio; identificar as características estruturais desse tipo de anúncio; reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários; reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários; elaborar comentários críticos sobre anúncios publicitários. elaborar comentários críticos sobre anúncios publicitários.

4 Por que estudar o gênero anúncio publicitário? A todo instante, somos bombardeados por mensagens publicitárias que tentam nos persuadir, em geral, a ações de consumo. A todo instante, somos bombardeados por mensagens publicitárias que tentam nos persuadir, em geral, a ações de consumo.

5 Por que estudar o gênero anúncio publicitário? Conhecer melhor o jogo de persuasão da publicidade Conhecer melhor o jogo de persuasão da publicidade gera uma melhor compreensão das campanhas que nos cercam no dia-a-dia; gera uma melhor compreensão das campanhas que nos cercam no dia-a-dia; nos torna cidadãos mais críticos e consumidores mais conscientes. nos torna cidadãos mais críticos e consumidores mais conscientes.

6 ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: explorando a estrutura Os elementos verbais: o título – uma frase curta e chamativa usada para atrair a atenção do leitor o título – uma frase curta e chamativa usada para atrair a atenção do leitor o texto – justificativas e as características principais do produto o texto – justificativas e as características principais do produto a assinatura – logotipo, que identifica a marca, e slogan, frase que sintetiza a promessa da marca. a assinatura – logotipo, que identifica a marca, e slogan, frase que sintetiza a promessa da marca. Elementos verbais e não-verbais podem se combinar na criação de um anúncio publicitário impresso.

7 ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: explorando a estrutura Os elementos não-verbais: Os elementos não-verbais: uma imagem: relacionada à idéia que se quer enfatizar no texto ou à própria imagem do produto. uma imagem: relacionada à idéia que se quer enfatizar no texto ou à própria imagem do produto.

8 Título Imagem Texto Assinatura ANÚNCIO 1

9 Alguns conhecimentos simples sobre ecologia podem ajudar você a fazer muito pela natureza. Essas pegadas, por exemplo, pertencem a certos tipos de gatinhos, gatinhas, feras e outros bichos venenosos que costumam ameaçar nossas matas e praias no verão. Se você encontrar algum dessa espécie, não se apavore. Aproxime-se devagar e sugira gentilmente que ele deposite seus venenos em sacos plásticos. Você vai se surpreender como certos bichinhos são capazes de se comportar como verdadeiros seres humanos. Filie-se à S.O.S. Mata Atlântica. Ligue (011) Texto do anúncio 1

10 Que objetos compõem a imagem do anúncio? Que objetos compõem a imagem do anúncio? Por que, no título, se faz referência a tais objetos por meio da expressão essas pegadas? Por que, no título, se faz referência a tais objetos por meio da expressão essas pegadas? Relacionando o título ao texto, explique a construção do significado do anúncio a partir das palavras e expressões em destaque. Relacionando o título ao texto, explique a construção do significado do anúncio a partir das palavras e expressões em destaque. Considerando que a Fundação S.O.S Mata Atlântica assina o anúncio, explique a intenção comunicativa da peça publicitária. Considerando que a Fundação S.O.S Mata Atlântica assina o anúncio, explique a intenção comunicativa da peça publicitária.

11 ANÚNCIO 2

12 ANÚNCIO 3

13 ANÚNCIO 4 Muita gente já ouviu falar que o desmatamento na Amazônia pode acabar com espécies da fauna e da flora e alterar o clima. Mas o que poucos sabem é que a exploração ilegal e predatória de madeira financia uma série de crimes contra os habitantes da região. Os madeireiros ilegais invadem terras públicas e áreas indígenas e muitas vezes recorrem à violência para garantir seus altos lucros. Em regiões remotas da Amazônia, eles fazem a sua própria lei. O Greenpeace trabalha há anos nessas áreas para acabar com esses crimes. Filie-se. E ajude a proteger a floresta e seus habitantes. Acesse o nosso site ou ligue

14 Greenpeace A função apelativa predomina no anúncio, mas ela está fortemente marcada no título. Explique. A função apelativa predomina no anúncio, mas ela está fortemente marcada no título. Explique. No texto, o anúncio suspende sua função apelativa e passa a ter uma outra. Qual? Justifique o uso dessa função. No texto, o anúncio suspende sua função apelativa e passa a ter uma outra. Qual? Justifique o uso dessa função. O anúncio retoma sua função apelativa no final. Com que intenção isso é feito? O anúncio retoma sua função apelativa no final. Com que intenção isso é feito? O anúncio do Greenpeace assumiu a forma de um gênero jornalístico. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária? O anúncio do Greenpeace assumiu a forma de um gênero jornalístico. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária?

15 ANÚNCIO 5

16 Havaianas O anúncio apresenta uma estrutura diferente daquela normalmente usada em um anúncio publicitário impresso. Explique essa diferença recorrendo aos elementos estruturais comumente usados nesse tipo de anúncio. O anúncio apresenta uma estrutura diferente daquela normalmente usada em um anúncio publicitário impresso. Explique essa diferença recorrendo aos elementos estruturais comumente usados nesse tipo de anúncio. Para a composição do anúncio, recorreu-se ao empréstimo de um gênero textual muito utilizado no meio jornalístico: a tira. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária? Para a composição do anúncio, recorreu-se ao empréstimo de um gênero textual muito utilizado no meio jornalístico: a tira. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária? O enunciado Só para confirmar: a venda é nas lojas e não nas bancas., que aparece num balão no final do anúncio, foi usado para criar um efeito de sentido específico. Explique-o. O enunciado Só para confirmar: a venda é nas lojas e não nas bancas., que aparece num balão no final do anúncio, foi usado para criar um efeito de sentido específico. Explique-o. Releia abaixo duas falas extraídas do anúncio e analise os efeitos de sentido criados considerando o registro utilizado: Releia abaixo duas falas extraídas do anúncio e analise os efeitos de sentido criados considerando o registro utilizado: a. As minhas Havaianas vão deixar as outras no chinelo. a. As minhas Havaianas vão deixar as outras no chinelo. b. As Havaianas do Glauco tão batendo um bolão. b. As Havaianas do Glauco tão batendo um bolão.

17 ANÚNCIO 6


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