A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES

2 ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

3 OBJETIVOS ler anúncios publicitários impressos;
identificar as características estruturais desse tipo de anúncio; reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários; elaborar comentários críticos sobre anúncios publicitários.

4 Por que estudar o gênero anúncio publicitário?
A todo instante, somos bombardeados por mensagens publicitárias que tentam nos persuadir, em geral, a ações de consumo.

5 Por que estudar o gênero anúncio publicitário?
Conhecer melhor o jogo de persuasão da publicidade gera uma melhor compreensão das campanhas que nos cercam no dia-a-dia; nos torna cidadãos mais críticos e consumidores mais conscientes.

6 ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: explorando a estrutura
Elementos verbais e não-verbais podem se combinar na criação de um anúncio publicitário impresso. Os elementos verbais: o título – uma frase curta e chamativa usada para atrair a atenção do leitor o texto – justificativas e as características principais do produto a assinatura – logotipo, que identifica a marca, e slogan, frase que sintetiza a promessa da marca.

7 ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: explorando a estrutura
Os elementos não-verbais: uma imagem: relacionada à idéia que se quer enfatizar no texto ou à própria imagem do produto.

8 Título ANÚNCIO 1 Imagem Texto Assinatura

9 Texto do anúncio 1 Alguns conhecimentos simples sobre ecologia podem ajudar você a fazer muito pela natureza. Essas pegadas, por exemplo, pertencem a certos tipos de gatinhos, gatinhas, feras e outros bichos venenosos que costumam ameaçar nossas matas e praias no verão. Se você encontrar algum dessa espécie, não se apavore. Aproxime-se devagar e sugira gentilmente que ele deposite seus venenos em sacos plásticos. Você vai se surpreender como certos bichinhos são capazes de se comportar como verdadeiros seres humanos. Filie-se à S.O.S. Mata Atlântica. Ligue (011)

10 Que objetos compõem a imagem do anúncio?
Por que, no título, se faz referência a tais objetos por meio da expressão “essas pegadas”? Relacionando o título ao texto, explique a construção do significado do anúncio a partir das palavras e expressões em destaque. Considerando que a Fundação S.O.S Mata Atlântica assina o anúncio, explique a intenção comunicativa da peça publicitária.

11 ANÚNCIO 2

12 ANÚNCIO 3

13 ANÚNCIO 4 Muita gente já ouviu falar que o desmatamento na Amazônia pode acabar com espécies da fauna e da flora e alterar o clima. Mas o que poucos sabem é que a exploração ilegal e predatória de madeira financia uma série de crimes contra os habitantes da região. Os madeireiros ilegais invadem terras públicas e áreas indígenas e muitas vezes recorrem à violência para garantir seus altos lucros. Em regiões remotas da Amazônia, eles fazem a sua própria lei. O Greenpeace trabalha há anos nessas áreas para acabar com esses crimes. Filie-se. E ajude a proteger a floresta e seus habitantes. Acesse o nosso site ou ligue

14 Greenpeace A função apelativa predomina no anúncio, mas ela está fortemente marcada no título. Explique. No texto, o anúncio suspende sua função apelativa e passa a ter uma outra. Qual? Justifique o uso dessa função. O anúncio retoma sua função apelativa no final. Com que intenção isso é feito? O anúncio do Greenpeace assumiu a forma de um gênero jornalístico. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária?

15 ANÚNCIO 5

16 Havaianas a. “As minhas Havaianas vão deixar as outras no chinelo.”
O anúncio apresenta uma estrutura diferente daquela normalmente usada em um anúncio publicitário impresso. Explique essa diferença recorrendo aos elementos estruturais comumente usados nesse tipo de anúncio. Para a composição do anúncio, recorreu-se ao empréstimo de um gênero textual muito utilizado no meio jornalístico: a tira. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária? O enunciado “Só para confirmar: a venda é nas lojas e não nas bancas.”, que aparece num balão no final do anúncio, foi usado para criar um efeito de sentido específico. Explique-o. Releia abaixo duas falas extraídas do anúncio e analise os efeitos de sentido criados considerando o registro utilizado: a. “As minhas Havaianas vão deixar as outras no chinelo.” b. “As Havaianas do Glauco tão batendo um bolão.”

17 ANÚNCIO 6


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google