A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica de Programação. O que é Lógica ? Quando falamos em lógica, estamos nos referindo a raciocínio encadeado, ou idéias ligadas de maneira consistente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica de Programação. O que é Lógica ? Quando falamos em lógica, estamos nos referindo a raciocínio encadeado, ou idéias ligadas de maneira consistente."— Transcrição da apresentação:

1 Lógica de Programação

2 O que é Lógica ? Quando falamos em lógica, estamos nos referindo a raciocínio encadeado, ou idéias ligadas de maneira consistente e coerente. Também podemos nos referir à lógica como a arte de pensar corretamente, podemos então dizer que a lógica tem como foco o raciocínio. O resultado disso é um pensamento ordenado e organizado.

3 Exemplo 1: João é irmão de José. José é irmão de Roberto. Portanto, João e Roberto são irmãos.

4 Exemplo 2: O livro está no armário. O armário está fechado Portanto, para pegar o livro devo abrir o armário.

5 Desafio 1: A maçã Há 2 pais e 2 filhos em uma sala com 1 maçã. A maçã está cortada em 4 partes iguais. Cada 1 deles comeu 1 fatia da maçã e ainda restou 1 fatia. Como isso é possível sem alterar nada das 4 fatias?

6 Resposta: RESPOSTA: Há somente 3 pessoas. EXPLICAÇÃO: Há 1 velho; 1 adulto; 1 criança. velho = A adulto = B criança = C A pai de B B filho de A e pai de C C filho de B

7 Desafio 2: As palmeiras Em uma ilha existiam 13 palmeiras, 10 palmeiras tinham 3 côcos, uma outra tinha 7 e a outra 5. Quantos côcos tinham na ilha? Resposta: Palmeira não dá côcos.

8 Criatividade

9 O uso do raciocínio lógico durante a elaboração de um algoritmo é emprescindível, especialmente se esse algoritmo for implementado em computador, que não tem a capacidade de pensar: ele realiza exatamente aquilo que lhe é instruído. As técnicas utilizadas para a construção de algoritmos visam facilitar a construção de estruturas lógicas, porém não substituem o pensamento humano.

10 Portanto é necessário que o aluno esteja atento, pois nessa disciplina os algoritmos serão construidos, às vezes sem uma referência anterior de como poderia ser a solução para o problema que se está querendo resolver; significa que o aluno tem que ter ou desenvolver o conhecimento ou habilidade de como resolver problemas. A prática – a solução de diversos problemas – realizada de forma sistemática é a melhor maneira para se conseguir sucesso com algoritmos, sendo essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno.

11 O que é Algoritmo ? É um termo de origem árabe, que traduzido para o português quer dizer operação ou processo de cálculo, que por sua vez evoca a noção de um processo para resolver um dado problema. Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objeto bem definido. Um algoritmo constitui-se numa série de procedimentos utilizados para resolução de um problema.

12 É importante notar que, como muitos pensam, não há nenhuma associação explícita entre algoritmos e computador. Na verdade, a construção de um algoritmo faz parte do processo de solução de um problema qualquer, que eventualmente pode ser resolvido por meio do uso do computador.

13 Implementar o algoritmo no computador Implementar o algoritmo Construir o Algoritmo da solução Definir o Problema

14 Sentenças ou Proposições São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. As Proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou falsas(F). As proposições são representadas por letras do alfabeto latino: p, q, r, s...

15 Exemplos: p: Pedro é Professor. q: Todas as mulheres dirigem mal. r: O Palmeiras é o melhor time do Brasil s: = 4 t: 5.2+1>6 Obs.: Existem outros tipos de sentenças que não serão aplicadas por não poderem ser classificadas como só (V) ou só (F).

16 Interrogativas: Exemplo: Será que vou aprender lógica ? Exclamativas: Exemplo: Feliz Aniversário ! Imperativas: Exemplo: Explique bem a matéria.

17 Sentenças Abertas São sentenças onde elementos são substituídos por variáveis, não podendo ser classificadas ou só como verdadeiras ou só como falsas, pois há infinitos valores que podem ser substituídos nas variáveis, tornando-as verdadeiras ou falsas. Ex: x+y = 5 X+2 >7 Se x é professor de y, então x é professor de z.

18 Sentenças Fechadas São sentenças que podem ser classificadas ou só como verdadeiras ou só como falsas. Ex: 2+7=8 3²-1<9

19 Modificadores O não: (símbolos: ~ ou ) é utilizado para representar a negativa de uma proposição. Lê-se: não p. Ex: p: Pedro é um bom professor. ~p: Pedro não é um bom professor. Obs.:se o símbolo ~ aparecer antes de ( ) devemos ler: não é verdade que...

20 Conectivos São utilizados para compor proposições compostas, a partir de proposições simples: Conjunção: e (símbolo ^) Disjunção: ou (símbolo v) Condicional: se…. então (símbolo ) Bicondicional: se e somente se (símbolo )


Carregar ppt "Lógica de Programação. O que é Lógica ? Quando falamos em lógica, estamos nos referindo a raciocínio encadeado, ou idéias ligadas de maneira consistente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google