A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO
O PLANETA TERRA PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO

2 ORIGEM DO PLANETA TERRA
A teoria atualmente mais aceita é a de que o Sistema Solar se formou simultaneamente a cerca de 4,56 bilhões de anos, a partir de uma nebulosa primordial fria, composta de 99% de Hidrogênio e Hélio e 1% de material refratário (óxidos), provenientes das sobras de uma geração anterior de estrelas. A maior parte da massa, ao se contrair, esquentou e formou o protosol.

3 ORIGEM DO PLANETA TERRA
os planetesimais, que orbitavam fora do plano equatorial em torno da massa central. As colisões sucessivas entre planetesimais foram acrescendo os maiores protoplanetas, que, com um campo gravitacional maior, passaram a absorver o material de órbitas próximas, de modo a resultar em órbitas praticamente circulares e coplanares com o plano equatorial da nebulosa primordial.

4

5

6 Planetesimais

7

8 PLANETA TERRA Calcula-se a idade da Terra em 4,56 bilhões de anos aproximadamente, a Terra era uma bola de fogo, constituída de elementos incandescentes. Pouco a pouco, nosso planeta começou a esfriar. Esse "pouco a pouco" levou bilhões de anos. A superfície terrestre solidificava-se lentamente, e liberava gases e vapores provenientes das rochas. A atmosfera apareceu, e espessas camadas de nuvens, que envolveram a Terra, escureceram-na por completo, e o resfriamento prosseguiu por milhões de anos.

9 Eras Geológicas Eventos Período Cenozóico Dobramentos Modernos
Alpes, Andes,etc Mesozóico Abertura do Atlântico Derrames basálticos Paleozóico Formação de Rochas sedimentares Formações das bacias sedimentares Pré-Cambriano Metamorfismo Escudo brasileiro

10

11 ESTRUTURA INTERNA DO PLANETA TERRA

12

13 PLACAS TECTÔNICAS

14 DERIVA CONTINENTAL A teoria da Deriva Continental foi formulada por Alfred Wegner (astrônomo e meteorologista alemão) no início do sé. XX (1912). De forma geral, defende a sua tese por dois argumentos: 1° Ao observar que o contorno da costa leste da América do Sul e a costa oeste africana se encaixam. 2° por descobrir fósseis muito antigos de animais e plantas da mesma espécie nos dois continentes.

15 DERIVA CONTINENTAL VER PÁGINA 30 LIVRO DIDÁTICO

16

17 Áreas de Atividade sísmica

18

19

20

21

22 Vulcões Vesúvio Itália

23

24

25

26

27

28

29 Escala Richter Escala Richter é uma logarítmica utilizada para medir a magnitude dos abalos sísmicos (dos terremotos). Foi criada pelos sismógrafos Beno Gutenberg e Charles Francis Richter que estudavam os sismos da Califórnia e colocada em prática em 1935. A escala Richter varia de 0 a 9 graus de acordo com a extensão do movimento do solo medindo ondas do tipo P e S. (sismo:movimento do interior da Terra, terremoto)

30

31 Tipos de ondas sísmicas
Ondas do tipo P são ondas primárias que se espalham por movimentos de compressão e dilatação do local que pode ser em terra firme ou em oceanos e mares. Ondas do tipo S são ondas secundárias que se espalham por movimentos ondulatórios para cima e para baixo alterando a forma dos elementos.

32

33 Principais características geológicas do Brasil
Formações antigas, geologicamente consolidadas e estáveis; Ausência de atividade vulcânica; Predominam as baixas altitudes ( m em média);

34 Morfoestruturas Cadeias Orogênicas ou cinturões orogênicos;
Plataformas ou Cratons (Escudos Cristalinos); Bacias Sedimentares.

35 Cadeias Orogênicas ou Cinturões Orogênicos
As cadeias orogênicas são os terrenos mais recentes produzidos pela tectônica; Fim do Mesozóico e o Cenozóico (220 a 135 milhões de anos), No Brasil há cadeias orogênicas antigas (Pré-cambriano),

36 Cadeias Orogênicas ou Cinturões Orogênicos
O cinturão orogênico do Atlântico (Planalto Atlântico) englobando a Serra do Espinhaço (MG); O cinturão orogênico de Brasília (Goiás-Minas); O cinturão orogênico Paraguai-Araguaia (Mato Grosso-Goiás).

37 Plataformas ou Cratons (Escudos Cristalinos)
São relevos muito antigos rebaixados por diversas e longas fases erosivas, Compreendem os primeiros núcleos de rochas emersas, MACIÇO: grandes massas de rochas eruptivas ou metamórficas, que abrangem áreas relativamente extensas.

38 Bacias sedimentares São áreas deprimidas preenchidas por material detrítico carreado de áreas adjacentes,

39

40


Carregar ppt "PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google