A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANETA TERRA PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANETA TERRA PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 O PLANETA TERRA PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO

2 ORIGEM DO PLANETA TERRA A teoria atualmente mais aceita é a de que o Sistema Solar se formou simultaneamente a cerca de 4,56 bilhões de anos, a partir de uma nebulosa primordial fria, composta de 99% de Hidrogênio e Hélio e 1% de material refratário (óxidos), provenientes das sobras de uma geração anterior de estrelas. A maior parte da massa, ao se contrair, esquentou e formou o protosol. A teoria atualmente mais aceita é a de que o Sistema Solar se formou simultaneamente a cerca de 4,56 bilhões de anos, a partir de uma nebulosa primordial fria, composta de 99% de Hidrogênio e Hélio e 1% de material refratário (óxidos), provenientes das sobras de uma geração anterior de estrelas. A maior parte da massa, ao se contrair, esquentou e formou o protosol.

3 ORIGEM DO PLANETA TERRA os planetesimais, que orbitavam fora do plano equatorial em torno da massa central. As colisões sucessivas entre planetesimais foram acrescendo os maiores protoplanetas, que, com um campo gravitacional maior, passaram a absorver o material de órbitas próximas, de modo a resultar em órbitas praticamente circulares e coplanares com o plano equatorial da nebulosa primordial. os planetesimais, que orbitavam fora do plano equatorial em torno da massa central. As colisões sucessivas entre planetesimais foram acrescendo os maiores protoplanetas, que, com um campo gravitacional maior, passaram a absorver o material de órbitas próximas, de modo a resultar em órbitas praticamente circulares e coplanares com o plano equatorial da nebulosa primordial.

4

5

6 Planetesimais

7

8 Calcula-se a idade da Terra em 4,56 bilhões de anos aproximadamente, a Terra era uma bola de fogo, constituída de elementos incandescentes. Pouco a pouco, nosso planeta começou a esfriar. Esse "pouco a pouco" levou bilhões de anos. A superfície terrestre solidificava-se lentamente, e liberava gases e vapores provenientes das rochas. A atmosfera apareceu, e espessas camadas de nuvens, que envolveram a Terra, escureceram-na por completo, e o resfriamento prosseguiu por milhões de anos. PLANETA TERRA

9 Eras Geológicas PeríodoEventos Cenozóico Dobramentos Modernos Alpes, Andes,etc Mesozóico Abertura do Atlântico Derrames basálticos Paleozóico Formação de Rochas sedimentares Formações das bacias sedimentares Pré- Cambriano Metamorfismo Escudo brasileiro

10

11 ESTRUTURA INTERNA DO PLANETA TERRA

12

13 PLACAS TECTÔNICAS

14 DERIVA CONTINENTAL A teoria da Deriva Continental foi formulada por Alfred Wegner (astrônomo e meteorologista alemão) no início do sé. XX (1912). A teoria da Deriva Continental foi formulada por Alfred Wegner (astrônomo e meteorologista alemão) no início do sé. XX (1912). De forma geral, defende a sua tese por dois argumentos: De forma geral, defende a sua tese por dois argumentos: 1° Ao observar que o contorno da costa leste da América do Sul e a costa oeste africana se encaixam. 1° Ao observar que o contorno da costa leste da América do Sul e a costa oeste africana se encaixam. 2° por descobrir fósseis muito antigos de animais e plantas da mesma espécie nos dois continentes. 2° por descobrir fósseis muito antigos de animais e plantas da mesma espécie nos dois continentes.

15 DERIVA CONTINENTAL VER PÁGINA 30 LIVRO DIDÁTICO

16

17 Áreas de Atividade sísmica

18

19

20

21

22 Vulcões Vesúvio Itália

23

24

25

26

27

28

29 Escala Richter Escala Richter é uma logarítmica utilizada para medir a magnitude dos abalos sísmicos (dos terremotos). Escala Richter é uma logarítmica utilizada para medir a magnitude dos abalos sísmicos (dos terremotos). Foi criada pelos sismógrafos Beno Gutenberg e Charles Francis Richter que estudavam os sismos da Califórnia e colocada em prática em Foi criada pelos sismógrafos Beno Gutenberg e Charles Francis Richter que estudavam os sismos da Califórnia e colocada em prática em A escala Richter varia de 0 a 9 graus de acordo com a extensão do movimento do solo medindo ondas do tipo P e S. A escala Richter varia de 0 a 9 graus de acordo com a extensão do movimento do solo medindo ondas do tipo P e S. (sismo:movimento do interior da Terra, terremoto) (sismo:movimento do interior da Terra, terremoto)

30

31 Tipos de ondas sísmicas Ondas do tipo P são ondas primárias que se espalham por movimentos de compressão e dilatação do local que pode ser em terra firme ou em oceanos e mares. Ondas do tipo P são ondas primárias que se espalham por movimentos de compressão e dilatação do local que pode ser em terra firme ou em oceanos e mares. Ondas do tipo S são ondas secundárias que se espalham por movimentos ondulatórios para cima e para baixo alterando a forma dos elementos. Ondas do tipo S são ondas secundárias que se espalham por movimentos ondulatórios para cima e para baixo alterando a forma dos elementos.

32

33 Formações antigas, geologicamente consolidadas e estáveis; Formações antigas, geologicamente consolidadas e estáveis; Ausência de atividade vulcânica; Ausência de atividade vulcânica; Predominam as baixas altitudes ( m em média); Predominam as baixas altitudes ( m em média); Principais características geológicas do Brasil

34 Morfoestruturas Cadeias Orogênicas ou cinturões orogênicos; Cadeias Orogênicas ou cinturões orogênicos; Plataformas ou Cratons (Escudos Cristalinos); Plataformas ou Cratons (Escudos Cristalinos); Bacias Sedimentares. Bacias Sedimentares.

35 Cadeias Orogênicas ou Cinturões Orogênicos As cadeias orogênicas são os terrenos mais recentes produzidos pela tectônica; As cadeias orogênicas são os terrenos mais recentes produzidos pela tectônica; Fim do Mesozóico e o Cenozóico (220 a 135 milhões de anos), Fim do Mesozóico e o Cenozóico (220 a 135 milhões de anos), No Brasil há cadeias orogênicas antigas (Pré- cambriano), No Brasil há cadeias orogênicas antigas (Pré- cambriano),

36 Cadeias Orogênicas ou Cinturões Orogênicos 1. O cinturão orogênico do Atlântico (Planalto Atlântico) englobando a Serra do Espinhaço (MG); 2. O cinturão orogênico de Brasília (Goiás-Minas); 3. O cinturão orogênico Paraguai-Araguaia (Mato Grosso-Goiás).

37 Plataformas ou Cratons (Escudos Cristalinos) São relevos muito antigos rebaixados por diversas e longas fases erosivas, São relevos muito antigos rebaixados por diversas e longas fases erosivas, Compreendem os primeiros núcleos de rochas emersas, Compreendem os primeiros núcleos de rochas emersas, MACIÇO: grandes massas de rochas eruptivas ou metamórficas, que abrangem áreas relativamente extensas. MACIÇO: grandes massas de rochas eruptivas ou metamórficas, que abrangem áreas relativamente extensas.

38 Bacias sedimentares São áreas deprimidas preenchidas por material detrítico carreado de áreas adjacentes, São áreas deprimidas preenchidas por material detrítico carreado de áreas adjacentes,

39

40


Carregar ppt "O PLANETA TERRA PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google