A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOTO RECEPTORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOTO RECEPTORES."— Transcrição da apresentação:

1 FOTO RECEPTORES

2 FOTORRECEPTORES: • Ao menos 4 famílias distintas: • FITOCROMOS • CRIPTOCROMOS • FOTOPROPINAS • FOTORRECEPTORES DE LUZ UVB (não identificado em nível molecular)

3 intracelular, intercelular e interorgãos
OS FITOCROMOS AGEM ATRAVÉS DE SINALIZAÇÕES: intracelular, intercelular e interorgãos

4 CRIPTOCROMOS: - expansão dos cotilédones - Indução da floração
RECEPTORES DE LUZ AZUL - inibição alongamento caulinar - expansão dos cotilédones - Indução da floração - sincronização do relógio biológico/ ritmo circadiano

5 CRIPTOCROMOS: CROMOPROTEÍNAS QUE ABSORVEM LUZ AZUL E UVA
CRY 1 e CRY 2: localização intracelular geralmente nuclear Modo de ação: envolve uma reação de redox, ativando uma rápida degradação de fatores de transcrição que inibem a transcrição de certos genes responsivos à luz. CRIPTOCROMOS

6 FOTORECEPTOR DE LUZ AZUL
• FOTOTROPINAS: • -fototropismo • -movimento de cloroplastos • -abertura de estômatos

7 FOTOTROPINAS 2 genes-PHOT1 e PHOT2: 2 cromoproteínas (flavoproteínas) com atividade cinásica Localização: membrana plasmática Modo de ação :mudança conformacional da proteína com ativação do domínio cinase

8 MODO DE AÇÃO: FOTOTROPINAS

9

10

11 RESPOSTAS MEDIADAS PELOS FITOCROMOS:
• Germinação de sementes • Desestiolamento: inibição do alongamento do hipocótilo, abertura do gancho plumular, expansão do cotilédone e de folha, síntese de clorofila e desenvolvimento de cloroplasto.

12 • Relógio biológico/ritmo circadiano
• Indução floral fotoperiódica • Evitação ao sombreamento

13 A MOLÉCULA DO FITOCROMO
Cromóforo: cadeia tetrapirrólica aberta Chl b Chl a São dímeros protéicos; cada subunidade contem 1 cromóforo e 1 proteína Clorofilas: 4 grupos tetrapirrólicos cíclicos e cauda fitol

14 FITOCROMOS vermelho ( nm) verm.longo ( nm) azul ( nm)

15 FITOCROMOS: FOTOCONVERSÃO
VERMELHO (Fv – 667 nm) FITOCROMO VERM. LONGO (Fvl – 730 nm)

16 FOTOEQUILÍBRIO FORMA BIOLOGICAMENTE ATIVA ESCURO

17 Fotoequilíbrio: Fvl/Ft Comprimento de onda
450 660 720 756 Luz Azul Vermelho Vermelho longo Luz do dia Sombra de mata 0,4 0,8 0,03 0,01 0.6 0,2-0,4

18 intracelular, intercelular e interorgãos
OS FITOCROMOS AGEM ATRAVÉS DE SINALIZAÇÕES: intracelular, intercelular e interorgãos

19 RESUMO: FITOCROMO: absorve luz mais eficiente no V e Ve, também absorve luz azul, é o pigmento mais conhecido. CRIPTOCROMO: é um grupo de pigmentos ainda não identificado – absorvem luz azul e ultravioleta de onda longas (região UV-A, nm), região que atinge as plantas em maior quantidade azul e violeta, seu nome devido á sua importância nas criptógamas (não possuem flores)

20 FOTORRECEPTOR UV-B: um ou mais compostos não identificados -0 tecnicamente não é pigmento – absorve radiação ultravioleta região nm. PROTOCLORIFILÍDEO:A : pigmento que absorve luz azul e vermelha, e que se reduz à clorofila A.

21 Entre os pigmentos que absorvem a luz azul, prováveis candicatos ao criptocromo – carotenóides e flavinas. O intenso pico de absorção na região ultravioleta (360 a 380 nm) favorece a riboflavina como sendo receptora para o fototropismo, já nos picos 450 e 480 nm região azul-violeta temos a ação do caroteno. Portanto evidências apontam que uma flavoproteína (proteína ligada a 1 riboflavina) = seria o criptocromo.

22 AÇÃO DOS FOTORRECEPTORES
* NOS HORMÔNIOS VEGETAIS – o íon Ca tem sido considerado como o principal candidato a transdução (mecanismo de formação de sinal detectado pela planta em uma resposta fisiológica) da fotoativação do fitocromo em respostas fisiológicas nas plantas, experimentalmente já se demonstrou o envolvimento do Ca em respostas mediadas pelos fitocromos.

23 Passos da ativação do fitocromo
Fitocromo ativado pela luz vermelha nm; aumento na concentração de Ca no citosol (daria devido ação direta do fitocromo na permeabilidade das membranas) Ativação da calmodulina pela fomarção do compleco Ca/calmodolina Ligação do complexo ativando enzimas específicas.

24 ESSES EVENTOS PODEM OCORRER:
NO CITOPLASMA OU EM ORGANELAS COMO: PLASTÍDEOS, MITOCÔNDRIOS OU NÚCLEOS) ** Todos contém calmodulina

25 AS RESPOSTAS DAS PLANTAS INDUZIDAS PELA LUZ ENVOLVEM, NA MAIORIA DAS VEZES ALTERAÇÕES DRÁTICAS A LONGO PRAZO NO METABOLISMO, QUE SOMENTE PODEM OCORRE ATRAVÉS DE GÊNICA.

26 É POSSIVEL QUE O FITOCROMO PRESENTE PRÓXIMO A MEMBRANA PLÁSMATICA CAUSE ALTERAÇÕES QUE AUMENTEM A ENTRADA (E AS VEZES, A SAÍDA) DE Ca E QUE ESTE SINAL SEJA UTILIZADO NO PROCESSO DE TRANSDUÇÃO, PARA MODIFICAÇÃO NA ATIVIDADE GÊNICA.

27 Ambientes claros – rico em luz V (phyB)
Ambientes sombreados – rico em luz VE (phyA)

28

29 FOTORRECEPTORES FITOCROMOS E/OU CRIPTOCROMO

30 FITOCROMO família gênica – PHYA, PHYB, PHYC, PHYD e PHYE

31 l •Respostas dependentes de: qualidade, intensidade, duração
ØRespostas de fluências muito baixa (RFMB) ØRespostas de fluência baixa (RFB) ØRespostas de irradiância alta (RIA)

32


Carregar ppt "FOTO RECEPTORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google