A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da diversidade biológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da diversidade biológica"— Transcrição da apresentação:

1 Origem da diversidade biológica

2 Os seres vivos mudam o espaço ocupado quando migram para outros lugares ou sofrem a ação de barreiras naturais. Os seres vivos também mudam ao longo do tempo seja por envelhecimento de um indivíduo ou por mudanças que ocorrem em uma população.

3 Há duas escalas de mudanças nos seres vivos:
Escala evolutiva Escala ecológica

4 Escala evolutiva No espaço, pois afeta todo o planeta.
É uma macro escala No espaço, pois afeta todo o planeta. No tempo, pois afeta uma escala geológica de tempo

5 Escala evolutiva O que é a evolução? Age por meio das forças evolutivas, dentre elas a seleção natural Charles Darwin publica a Origem das espécies em 1859.

6 Escala evolutiva Seleção natural:
Apenas os organismos que são aptos a sobreviver em determinado ambiente prevalecem e deixam descendentes. Nova síntese evolutiva (Teoria Sintética): União da genética com a seleção natural.

7 Escala ecológica É uma micro escala
No espaço, pois é restrita a uma certa região. No tempo, pois afeta uma escala de tempo menor

8 Escala ecológica As populações sofrem os efeitos das relações ecológicas como predação, parasitismo, competição, etc. Isso gera efeitos na diversidade local podendo resultar em extinção de espécies e adaptação comportamental.

9 Escala ecológica Não só a evolução faz com que os indivíduos se transformem ao longo do tempo, mas também as interações entre indivíduos diferentes em relações intra e interespecíficas e as relações destes indivíduos com o meio abiótico em que vivem.

10 Escala ecológica Exemplo: Modificação do comportamento frente a um predador. A interação dinâmica entre o que é biótico e o que é abiótico vai formar os ecossistemas.

11 Exercício Uma espécie de pássaro que disputa alimento com outra espécie de pássaro, mas começa a sair mais cedo para buscar alimento estaria sendo modificada em qual escala?


Carregar ppt "Origem da diversidade biológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google