A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O texto poético. A métrica A métrica é a medida poética que regula a disposição das sílabas acentuadas ou átonas de cada verso. A contagem das sílabas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O texto poético. A métrica A métrica é a medida poética que regula a disposição das sílabas acentuadas ou átonas de cada verso. A contagem das sílabas."— Transcrição da apresentação:

1 O texto poético

2 A métrica A métrica é a medida poética que regula a disposição das sílabas acentuadas ou átonas de cada verso. A contagem das sílabas métricas é feita até à última sílaba tónica. A sílaba terminada em vogal átona faz elisão com a vogal seguinte, formando apenas uma sílaba métrica. Ex. Só/ en/ten/do o/ mar A/tra/vés/ da a/rei/a Pedro Homem de Melo

3 A métrica Os versos mais usados em português são os de cinco sílabas (redondilha menor) ou de sete (redondilha maior) e de dez (decassílabo). Os poetas, por vezes usam o verso livre, liberto de regras, combinando versos de medida diferente.

4 A rima Esquema rimático Cruzada – abab Emparelhada – aabb Interpolada – abba, abca, abcda Encadeada – rima entre o fim de um verso com uma palavra do verso seguinte.

5 A rima Rima toante – só rimam as vogais a partir da última sílaba tónica Rima consoante – correspondência total dos sons que rimam a partir da vogal ou ditongo da sílaba tónica Rima rica – rima entre classes diferentes Rima pobre – rima entre palavras da mesma classe.

6 As estrofes Nº de versosEstrofe 1Monóstico 2Dístico ou parelha 3Terceto 4Quadra 5Quintilha 6Sextilha 7Sétima 8Oitava 10Décima

7 O poema Soneto duas quadras dois tercetos Versos decassilábicos Soneto.doc


Carregar ppt "O texto poético. A métrica A métrica é a medida poética que regula a disposição das sílabas acentuadas ou átonas de cada verso. A contagem das sílabas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google