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Conceitos básicos sobre organizações Disciplina Gestão Pública e Questões Organizacionais Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Governança Pública.

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1 Conceitos básicos sobre organizações Disciplina Gestão Pública e Questões Organizacionais Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Governança Pública e Novos Arranjos de Gestão Profa. Dra. Ana Cláudia Niedhardt Capella UNESP – FCL/Araraquara

2 2 Plano da aula Compreendendo as organizações: conceitos básicos Fatores estruturais Fatores contextuais

3 3 Dimensões organizacionais Organizações podem ser analisadas em suas duas dimensões: Dimensões contextuais – características internas Dimensões estruturais – características da organização e do ambiente

4 4 Dimensões organizacionais Metas e Estratégia Ambiente Tamanho TecnologiaCultura Estrutura: Formalização Especialização Hierarquia Centralização Profissionalismo A organização

5 5 Dimensões estruturais da organização Formalização Diz respeito ao volume de documentação escrita em uma organização: procedimentos, descrições de cargos, regulamentos, manuais... Uma organização é considerada altamente formalizada quando a maior parte das atividades está prevista em documentos escritos. Por outro lado, baixa formalização significa que os indivíduos estão livres para agir, decidir, estabelecer seus horários, forma de vestir, enfim, podem criar suas próprias normas.

6 6 Dimensões estruturais da organização Formalização Para que serve a formalização? Para controlar o comportamento, para reduzir a sua variabilidade, com a finalidade última de predizer e controlar o comportamento.

7 7 Dimensões estruturais da organização Especialização É o nível em que as tarefas organizacionais são subdivididas em cargos separados. Se a especialização for extensiva, cada funcionário desempenha apenas um estrito leque de tarefas. Se a especialização for baixa, os funcionários desempenham um grande número de tarefas em seus cargos. A especialização tem estreita relação com a divisão do trabalho.

8 8 Dimensões estruturais da organização Hierarquia Define quem se reporta a quem e a esfera de controle de cada unidade. Hierarquia está relacionada ao limite de controle – número de funcionários que se reportam a um supervisor (amplitude de controle). Quando os limites de controle são estreitos (poucos funcionários para cada supervisor), a hierarquia tende a ser alta. Quando os limites de controle são amplos (muitos funcionários para cada supervisor), a hierarquia será mais baixa.

9 9 Dimensões estruturais da organização Centralização Refere-se ao nível hierárquico que tem autoridade para tomar uma decisão. Quanto mais a tomada de decisão é reservada a um nível mais elevado, mais centralizada é a organização. Quanto mais as decisões são delegadas a níveis organizacionais mais baixos, mais descentralizada é a organização.

10 10 Dimensões estruturais da organização Centralização Descentralização vertical (diferenciação vertical) – dispersão do poder pela linha de autoridade. Descentralização horizontal (diferenciação horizontal) – dispersão do poder pelos órgãos e assessorias.

11 11 Dimensões estruturais da organização Profissionalismo Nível de educação formal e de treinamento dos funcionários O profissionalismo é considerado elevado quando os funcionários devem receber longos períodos de treinamento para assumir cargos na organização. O profissionalismo é medido como o número de anos na formação dos funcionários, que pode variar conforme a área ou função.

12 12 Dimensões contextuais da organização Tamanho Envolve: (a) capacidade física (capacidade de produção, capacidade de atendimento); (b) quantidade de pessoas numa organização; c) recursos disponíveis (bens). Tamanho pode se relacionar à organização como um todo ou para componentes específicos (como um departamento).

13 13 Dimensões contextuais da organização Tecnologia organizacional É a natureza do subsistema de produção, incluindo as ações e técnicas utilizadas para transformar entradas em saídas. Envolve a maneira pela qual a organização realmente produz seus produtos ou serviços. Ex.: tecnologia rotineira: pouca variedade de tarefas e trabalho analisável; Ex2.: tecnologia de ofícios: pouca variedade de tarefas e trabalho não analisável

14 14 Dimensões contextuais da organização Ambiente Inclui todos os elementos além dos limites da organização e que afetam toda ou parte dela : outras organizações, sindicatos, consumidores, comunidade financeira, fornecedores, etc. Um ambiente estável é aquele que permanece o mesmo durante um longo período de tempo. Um ambiente instável é aquele que muda abruptamente.

15 15 Dimensões contextuais da organização Metas e estratégias Definem o propósito e as técnicas que distingue uma organização das demais. As metas geralmente são declarações- relativamente estáveis - dos objetivos de uma organização. Uma estratégia é um plano de ação que descreve a alocação de recursos e as atividades necessárias para alcançar as metas organizacionais.

16 16 Dimensões contextuais da organização Cultura Conjunto de valores, crenças, conhecimentos e normas essenciais compartilhados pelos funcionários de uma organização. A cultura não é escrita, mas pode ser observada nas histórias, cerimônias, slogans, maneiras de vestir e mesmo disposição física dos escritórios.

17 17 Dimensões contextuais da organização As dimensões estruturais e contextuais são interdependentes Ex.: uma organização grande, em um ambiente estável, com uma tecnologia de rotina tende a ser uma organização com alta formalização, grande centralização e alta especialização. Essas dimensões fornecem uma base para a análise de características importantes sobre uma organização e revelam informações significativas sobre ela!!!

18 18 Dimensões contextuais da organização Exercício dirigido – em grupo


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